Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Argélia critica "manobras estrangeiras" de desestabilização do Saara

A Argélia denunciou hoje "manobras estrangeiras" para destabilizar o país, mencionando Israel, após o reconhecimento de Washington da soberania do Marrocos sobre o Saara Ocidental, em troca da normalização das relações do Marrocos com Israel.

Argélia critica "manobras estrangeiras" de desestabilização do Saara
Notícias ao Minuto

13:08 - 12/12/20 por Lusa

Mundo Relações

"Existem manobras estrangeiras que visam desestabilizar a Argélia. Existe agora uma vontade da entidade sionista [Israel] de se aproximar das nossas fronteiras", acusou o primeiro-ministro, Abdelaziz Djerad, numa primeira reação do país à decisão americana.

Pelo contrário, a decisão do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer a soberania de Marrocos sobre os territórios que ocupa desde 1975 na antiga colónia espanhola do Saara Ocidental, foi considerada uma "posição histórica" pelo rei Mohamed VI de Marrocos, em comunicado divulgado pela Casa Real.

O Saara Ocidental, uma ex-colónia espanhola, é controlado por Marrocos, mas disputado pelos separatistas da Frente Polisário, sendo o único território do continente africano cujo estatuto pós-colonial não foi ainda definido.

Trata-se de um território quase desértico, com 266.000 quilómetros quadrados, localizado na costa do Atlântico, com fronteira com Marrocos, Mauritânia e Argélia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório