Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Afegãos revoltados com foto de soldado a beber de prótese de talibã morto

A publicação das imagens surge uma semana depois de ter sido divulgado um inquérito à conduta das forças especiais australianas no Afeganistão, que liga os soldados aos homicídios de 39 prisioneiros e civis.

Afegãos revoltados com foto de soldado a beber de prótese de talibã morto
Notícias ao Minuto

15:48 - 02/12/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Afeganistão

A divulgação de uma fotografia que mostra um soldado das forças especiais australiano a beber cerveja da prótese de um talibã morto está a gerar revolta no Afeganistão, informa o The Guardian.

O meio britânico publicou as imagens esta terça-feira. Numa dessas fotografias, pode-se ver um soldado australiano, que ainda está alistado na Australian Defence Force, a beber da prótese de uma perna na base de Tarin Kowt, província de Uruzgan. A fotografia foi tirada em 2009.

Outras imagens mostram soldados que aparentam estar a dançar com a prótese, que pertencia a um talibã morto durante um raide nesse mesmo ano. O esquadrão das forças especiais australianas levou a prótese consigo quando foi transferido para outra base no Afeganistão, segundo um antigo soldado australiano.

“É a imagem mais repugnante, chocante e horrível que alguma vez vi. É mais doloroso se pensarmos que estes soldados estavam aqui para nos ajudar e fazerem-nos sentir seguros. É vergonhoso”, disse um dos membros do concelho da província de Uruzgan, Hayatullah Fazly.

O porta-voz da Comissão Independente de Direitos Humanos afegã, Zabiullah Farhang, afirmou que as fotografias demonstram que os soldados australianos “não tinham respeito pela vida dos afegãos”.

“Esta é uma verdadeira violação dos direitos humanos e também é um crime de guerra. Ficamos satisfeitos com os esforços do gabinete do primeiro-ministro australiano ao criar uma equipa para investigar isto, pois vai ajudar a desvendar mais crimes”, acrescentou.

Na semana passada, foi divulgado um relatório de uma investigação à conduta dos soldados das forças especiais australianas no Afeganistão. A investigação determinou que vários soldados australianos podem estar envolvidos no assassinato 39 prisioneiros e civis e no tratamento cruel a que submeteram dois cidadãos afegãos.

Na sequência desse relatório o exército australiano notificou uma dúzia de soldados da sua expulsão da força militar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório