Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Centenas de pescadores no Senegal afetados por doença de pele misteriosa

Pelo menos 300 pescadores senegaleses regressaram a terra com sintomas de uma doença de pele de causa desconhecida, mas que poderá ter uma "origem tóxica", informou hoje o ministro da Saúde.

Centenas de pescadores no Senegal afetados por doença de pele misteriosa
Notícias ao Minuto

21:55 - 19/11/20 por Lusa

Mundo Senegal

"Nos últimos dois dias, assistimos ao aparecimento, na zona de Thiaroye [um porto a sul de Dacar], de uma doença misteriosa que ataca pescadores que regressam do mar, a quem frequentemente aparecem lesões", disse à imprensa o ministro, Abdoulaye Diouf Sarr.

Os meios de comunicação social têm mostrado homens, todos pescadores, com rostos, bocas ou membros com numerosas bolhas.

"Até à data, detetámos mais de 300 casos e a identificação continua, à medida que os pescadores regressam do mar. Destes casos, 18 estão hospitalizados e os outros estão a ser tratados em locais próprios", explicou o ministro.

O Instituto Pasteur e o centro antiveneno do ministério foram chamados a analisar as causas da doença, acrescentou Sarr.

"O que podemos dizer hoje é que não está de modo algum relacionado com a covid-19, porque os testes foram negativos, e também não vimos a presença do vírus, o que evidentemente nos pode fazer pensar numa origem tóxica", sublinhou o governante, segundo o qual os serviços ambientais vão analisar a água do mar.

De acordo com o ministro da Saúde, "não há suspeita" de que a doença seja contagiosa, uma vez que "apenas os pescadores que regressam do mar são afetados" e não há propagação em casa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório