Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

EUA criticam líderes da região de Tigray e elogiam contenção da Eritreia

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, criticou hoje os líderes da região separatista de Tigray, no norte da Etiópia, pelas responsabilidades no conflito militar com o Governo etíope e elogiou a "contenção" da vizinha Eritreia.

EUA criticam líderes da região de Tigray e elogiam contenção da Eritreia
Notícias ao Minuto

19:52 - 17/11/20 por Lusa

Mundo Etiópia

Os Estados Unidos "condenam veementemente" o ataque de sábado à capital da Eritreia, Asmara, pela Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), que lidera a região norte da Etiópia, afirmou Pompeo num comunicado divulgado pelo departamento de Estado norte-americano.

"Estamos profundamente preocupados com esta tentativa da TPLF de desestabilizar a região, estendendo o seu conflito com as autoridades etíopes aos países vizinhos", escreveu Pompeo.

"Apreciamos a contenção da Eritreia, que tem ajudado a evitar que o conflito se espalhe ainda mais", acrescentou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos da América (EUA).

A TPLF atingiu a capital da Eritreia no sábado com vários rockets, acusando Asmara de apoiar o Exército federal etíope na ofensiva que leva a cabo há semanas contra o governo autónomo e as forças da província de Tigray.

Mike Pompeo apelou ainda a que seja assegurada a passagem dos trabalhadores humanitários na região e a que seja garantida a segurança dos cidadãos dos EUA.

"Instamos a TPLF e as autoridades etíopes a tomarem medidas imediatas para desanuviar o conflito, restaurar a paz e proteger os civis", afirmou.

A declaração não fez qualquer referência ao primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, um aliado dos norte-americanos e o mandante da operação militar em Tigray, que está na origem da deslocação de dezenas de milhares de pessoas deslocadas e suscitou críticas internacionais generalizadas.

Prémio Nobel da Paz em 2019, Ahmed está a resistir aos apelos da comunidade internacional para parar os combates e anunciou hoje que a operação em Tigray entrará na sua fase "final" nos "próximos dias".

O conflito já enviou mais de 27.000 refugiados etíopes assustados para o Sudão.

Cerca de 4.000 refugiados continuam chegando todos os dias, um índice "muito rápido", disse o porta-voz da agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), Babar Baloch, em Genebra.

"É um número enorme em questão de dias... Isso sobrecarrega todo o sistema", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório