Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Avião atinge e mata urso pardo durante aterragem em aeroporto do Alasca

A fêmea estava a atravessar a pista. Cria que a acompanhava escapou ilesa.

Avião atinge e mata urso pardo durante aterragem em aeroporto do Alasca
Notícias ao Minuto

20:52 - 16/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alasca

Um avião da Alaska Airlines atingiu e matou um urso pardo durante a aterragem no aeroporto de Yakutat, no Alasca, este sábado, de acordo com o Anchorage Daily News. O animal, uma fêmea estava a atravessar a pista do aeroporto acompanhada da sua cria, que escapou ilesa. Nenhum dos passageiros ou membros da tripulação sofreu ferimentos, mas o embate com o animal causou danos na aeronave.

Há registo de aviões que atingiram veados, gansos e outros animais no Alasca, mas o porta-voz dos transportes do Alasca, Sam Dapcevich, referiu que esta terá sido provavelmente a primeira vez que um avião atingiu um urso.

Dapcevich acrescentou que dez minutos antes do horário previsto para a aterragem do aparelho da Alaska Airlines os trabalhadores do aeroporto verificaram se a pista estava desimpedida.

O avião aterrou já depois de escurecer e os pilotos só repararam nos dois ursos quando a aeronave começou a abrandar para a manobra de aterragem.

“O comandante sentiu um impacto no lado esquerdo quando os ursos passaram debaixo do avião”, fez constar a companhia aérea num comunicado, esclarecendo ainda que as reparações no aparelho “vão demorar alguns dias”.

O Anchorage Daily News informa que o aeroporto de Yakutat está parcialmente protegido por uma vedação e que os seus funcionários costumam receber formação todos os anos para lidarem com a fauna local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório