Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Jacinda Ardern empossada para segundo mandato na Nova Zelândia

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, foi hoje empossada para um segundo mandato, três semanas depois de uma vitória esmagadora nas eleições legislativas do país.

Jacinda Ardern empossada para segundo mandato na Nova Zelândia
Notícias ao Minuto

06:18 - 06/11/20 por Lusa

Mundo Jacinda Ardern

A carismática líder trabalhista, de 40 anos, prestou juramento em inglês e em maori, numa cerimónia em Wellington.

"Direi simplesmente que é Aotearoa Nova Zelândia que está sentada a esta mesa", afirmou Ardern, ao citar o nome do país em maori, e ao designar os membros da equipa governativa, na qual mulheres e a comunidade maori estão bem representadas.

"Eles representam, juntos, perspetivas muito diferentes, talento e uma experiência enorme e, como esperamos durante uma crise, um enorme compromisso ao serviço do país", salientou.

Com um balanço muito sólido na luta contra a pandemia da covid-19, Ardern conquistou para o Partido Trabalhista neozelandês a maior vitória eleitoral desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os resultados oficiais hoje publicados mostraram que o êxito nas urnas foi ainda mais vasto do que inicialmente considerado uma vez que Jacinda Ardern obteve 50% dos votos, e não 49% como anteriormente anunciado, e conquistou 65, e não 64, dos 120 lugares do parlamento.

A principal formação da oposição, o Partido Nacional (centro-direita), obteve 33 lugares, e não 35 como anunciado, o que levou à demissão do chefe-adjunto do partido Gerry Brownlee, responável pela campanha eleitoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório