Partido no poder adverte oposição contra "tentativas de desestabilização"

O partido no poder na Costa do Marfim advertiu hoje a oposição contra "qualquer tentativa de desestabilização", na sequência de declarações dos opositores de não reconhecerem a validade das eleições presidenciais de sábado.

Um morto e veículos incendiados na Costa do Marfim a dias das eleições

© Reuters

Lusa
01/11/2020 21:48 ‧ 01/11/2020 por Lusa

Mundo

Costa do Marfim

O atual Presidente, no poder há uma década e de novo candidato, Alassane Ouattara, deverá ser o vencedor.

"O RHDP adverte Affi N´Guessan [porta-voz da oposição] e outros contra qualquer tentativa de desestabilizar o país", disse o diretor executivo do partido, Adama Bictogo, numa conferência de imprensa.

Adama Bictogo também acusou os responsáveis da oposição de serem os "patrocinadores" da violência que manchou as eleições de sábado e que provocou pelo menos duas mortes.

"Lamentamos os mortos", tendo os "agressores da oposição" como patrocinadores "os vários responsáveis da oposição, que são Affi N´Guessan, Guikahue, Mabri e outros", enumerou Adama Bictogo na conferência de imprensa.

O responsável apelou à "firmeza das autoridades" do país e disse que ninguém está acima da lei.

A oposição na Costa do Marfim, que boicotou as eleições presidenciais no sábado, pediu hoje uma "transição civil" para que sejam criadas as condições para a realização de um escrutínio justo e transparente.

As eleições ficaram marcadas por incidentes que fizeram pelo menos dois mortos, tendo a oposição apelado para a "desobediência civil" e um "boicote ativo" em protesto contra a candidatura do Presidente, Alassane Ouattara, a um terceiro mandato, que considera inconstitucional

"Os partidos e grupos políticos da oposição constatam o fim do mandato do Presidente Ouattara e apelam à abertura de uma transição civil a fim de serem criadas as condições para uma eleição presidencial justa, transparente e inclusiva", disse o ex-primeiro-ministro Pascal Affi N'Guessan, que faz parte dos candidatos inscritos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas