Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Vídeo mostra momento em que prédio colapsa na Turquia após sismo

Momento em que prédio colapsa foi captado em direto.

Um sismo de magnitude 7,0 ocorreu na sexta-feira ao largo da ilha grega de Samos, no arquipélago do Dodecaneso, no sudeste do Mar Egeu, e foi fortemente sentido na Grécia e na Turquia, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.

A magnitude do sismo, que foi avaliada em 7 na escala de Richter pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos e em 6,8 pelo centro sismológico turco Kandilli, deixou o caos e a destruição nas ruas das cidades. Vídeos partilhados nas redes sociais mostram o momento em que um edifício colapsou na cidade de Izmir.

De acordo com a última atualização, o número de vítimas mortais subiu para 26, 24 na Turquia e duas na ilha grega de Samos, foi hoje anunciado.

Segundo dados do serviço de emergência turco (AFAD), divulgados hoje, 24 corpos foram recuperados até agora, todos em Izmirexceto o de uma mulher que morreu na sexta-feira por afogamento no tsunami provocado pelo terramoto numa cidade costeira da província.

Além destas vítimas mortais, 804 pessoas feridas foram tratadas, 743 em Izmir, 54 na vizinha província de Aydin, no sul, e as restantes nas províncias de Manisa e Balikesir, no norte e leste da Turquia.

As operações de salvamento que se iniciaram na sexta-feira em oito dos 17 edifícios que se desmoronaram foram concluídas, mas os peritos da AFAD ainda estão a trabalhar nos outros nove, refere o 'site' daquela entidade.

França propõe-se a ajudar Turquia e Grécia após sismo

A França propôs-se a prestar assistência a Atenas e Ancara após o forte sismo que assolou o oeste da Turquia, enquanto o presidente russo, Vladimir Putin, endereçou condolências ao homólogo turco, Recep Erdogan, pelas vítimas do terramoto.

Também os líderes das instituições europeias e o secretário-geral da NATO anunciaram estarem "prontos para ajudar" a Turquia e a Grécia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório