Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

União Europeia e NATO "prontas para ajudar" Turquia e Grécia após sismo

Os líderes das instituições europeias e o secretário-geral da NATO anunciaram hoje estarem "prontos para ajudar" a Turquia e a Grécia, após o sismo de magnitude 7 registado entre a ilha grega de Samos e a costa turca.

União Europeia e NATO "prontas para ajudar" Turquia e Grécia após sismo
Notícias ao Minuto

17:50 - 30/10/20 por Lusa

Mundo Sismo

"Estamos a seguir a situação e estamos prontos para ajudar, de todas as maneiras possíveis", referiu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na sua conta oficial da rede social Twitter.

Ursula von der Leyen afirmou ainda que os seus pensamentos "estão com a Grécia e a Turquia".

Também o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, referiu que está a seguir "de perto" os desenvolvimentos "do forte terramoto que atingiu o Mar Egeu na costa da Grécia e da Turquia".

"Os meus pensamentos estão com todas as pessoas afetadas. A União Europeia (UE) está pronta para fornecer apoio", escreveu o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, na sua conta oficial Twitter.

Já o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, afirmou, também no Twitter, estar a pensar nas "pessoas turcas e gregas que foram afetadas pelo forte terramoto que atingiu o Mar Egeu".

"Junto com as outras instituições europeias, estamos a monitorizar a situação de perto. A UE está pronta para ajudar", sublinhou Sassoli.

Às palavras de apoio dos líderes das instituições europeias vieram acrescentar-se as do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, que referiu estar "muito entristecido pelos relatos do terramoto no mar Egeu".

"Os meus pensamentos estão com todos os afetados. A NATO está pronta para ajudar os nossos aliados, Grécia e Turquia", escreveu o secretário-geral num 'tweet'.

O terramoto, de magnitude 7 segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, ocorreu ao largo da ilha grega de Samos, no arquipélago do Dodecaneso, e foi fortemente sentido na Grécia e na Turquia.

Até ao momento, registam-se, pelo menos, seis mortes e 257 feridos.

O sismo registado provocou o derrube de edifícios e inundações no porto, segundo imagens difundidas pela estação de televisão grega Ert.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório