Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Natal? "Prematuro pensar em dezembro". Marcelo recebe Costa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Natal? "Prematuro pensar em dezembro". Marcelo recebe Costa
Notícias ao Minuto

07:45 - 31/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Portugal conheceu este sábado novas medidas para combater a propagação do novo coronavírusO Conselho de Ministros reuniu-se hoje para decretar "ações imediatas" de controlo da pandemia, um dia após o primeiro-ministro ter recebido os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas decisões. 

Após cerca de sete horas de reunião, António Costa falou ao país e começou por referir que, se nada for feito para travar o crescimento da pandemia, que se verifica desde "meados de agosto", o aumento de infeções "conduzirá a uma pressão insustentável do SNS e a um agravamento da saúde pública".

Quanto às novas medidas, o Conselho de Ministros renovou a situação de calamidade em todo o território nacional continental, das 00h00 do dia 4 de novembro até às 23h59 do dia 15 de novembro, e alargou a 121 concelhos as medidas especiais que tinham sido estabelecidas para os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. Consulte aqui todas as novas medidas anunciadas hoje. 

Consulte o mapa de atualização da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo deste sábado. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h39 - Novas medidas vão ter impacto negativo na restauração, diz PRO.VARA. A Associação Nacional de Restaurantes (PRO.VAR) considera que as medidas hoje anunciadas pelo Conselho de Ministros vão ter um impacto negativo no setor porque vão desincentivar ainda mais a ida aos restaurantes.

"A PRO.VAR não se quer imiscuir nas questões da saúde pública, o que pedimos é que, em contrapartida, o Governo apresente medidas e apoios que possam compensar as perdas que os restaurantes vão ter", precisou Daniel Serra. Entre essas medidas incluem-se isenções de Taxa Social Única, 'lay-off' simplificado ou apoios a fundo perdido, afirmou o presidente do organismo, Daniel Serra.

23h01 - França regista mais de 35 mil novos casos. Um em cada cinco exames realizados em França para detetar o novo coronavírus é positivo, informaram hoje as autoridades sanitárias, indicando que nas últimas 24 horas morreram 224 pessoas e registaram-se 35.641 novos casos.

22h44 - Restrições em 121 concelhos. Municípios começam a reagir a novas medidas:

22h31 - Natal? "Opinião generalizada de que era prematuro" pensar em dezembro. O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que partidos e parceiros sociais consideraram prematuro discutir um possível confinamento em dezembro para assegurar o Natal já que o esforço devia ser "desde já" fazer tudo para travar a pandemia.

21h50 - Marcelo recebe António Costa e partidos na segunda-feira. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber o primeiro-ministro na segunda-feira de manhã e, ao longo do dia, os nove partidos com assento parlamentar, disse à Lusa fonte da Presidência da República, após o primeiro-ministro ter anunciado hoje ter solicitado uma audiência ao Presidente da República para lhe transmitir a posição do Conselho de Ministros sobre uma eventual declaração do estado de emergência aplicável aos concelhos com mais de 240 infetados com o novo coronavírus por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

21h45 - Moçambique anuncia mais uma morte e 92 novos casos. Moçambique registou mais uma morte por Covid-19, de acordo com o boletim diário de evolução da pandemia do Ministério da Saúde, que incluiu ainda 92 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

21h27 - Cabo Verde com mais 99 infetados nas últimas 24 horas. Cabo Verde diagnosticou mais 99 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando a 8.793 casos o acumulado desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

21h19 - Sete novos casos na Madeira. A Madeira registou hoje sete novas infeções com o vírus da Covid-19, sendo quatro de transmissão local, nomeadamente uma criança e profissionais de saúde, totalizando a região 167 casos ativos, anunciaram as autoridades de saúde.

21h06 - Milhares voltaram a sair à rua para protestar contra Netanyahu. Milhares de israelitas protestaram hoje em Jerusalém na última manifestação semanal contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, pela forma como está a lidar com a crise do novo coronavírus e as acusações de corrupção que enfrenta.

Notícias ao MinutoHomem dirige-se para protesto em Jerusalém, Israel. © Reuters

21h00 - Linha SNS24 passa a emitir declaração para justificar faltas ao trabalho. A Linha SNS24 vai passar a emitir declarações provisórias de isolamento profilático por causa da Covid-19, que justificam as faltas ao trabalho, anunciou hoje o primeiro-ministro.

20h50 - Lisboa e Porto entre concelhos que vão entrar em confinamento parcial. Os concelhos de Lisboa e do Porto estão entre os 121 municípios que entrarão em confinamento parcial a partir de quarta-feira devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro.

20h47 - Restaurantes só podem ter seis pessoas por mesa a partir de quarta-feira. O número de pessoas em cada grupo em restaurantes vai ficar limitado a seis em todo o território continental, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar, devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje o Governo.

20h42 - Boris Johnson anuncia novo confinamento. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje um novo confinamento de um mês para Inglaterra, depois de especialistas alertarem que sem uma ação forte o novo surto de Covid-19 irá sobrecarregar os hospitais em semanas.

20h35 - Costa pede audiência para Emergência nos concelhos mais atingidos. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que já solicitou ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma audiência para eventual declaração do estado de emergência nos concelhos com maior taxa de contágios com o novo coronavírus.

20h16 - Reside num dos 121 concelhos determinados como zonas de maior risco? Eis as medidas anunciadas para estas localidades que entrarão em vigor a partir de dia 4 de novembro.

20h02 - 'Novas' medidas no país. António Costa anunciou ao país as novas medidas para travar a propagação do novo coronavírus. Conheça AQUI todas as (novas) medidas de combate à Covid-19. 

19h36 - 121 concelhos com mesmas medidas que Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. António Costa divulgou também que o Governo vai alargar a 121 concelhos as medidas especiais que tinham sido estabelecidas para os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. "Mais de 240 casos por 100 mil habitantes" é o critério que define as zonas de risco, detalhou. 

Saiba aqui quais são os 121 concelhos abrangidos pelas novas medidas. 

19h23 - Governo anuncia contratação de enfermeiros reformados. O Governo anunciou hoje a contratação de enfermeiros reformados para rastreios de contactos da Covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro.

19h16 - "Ainda há 361 camas para doentes Covid". O primeiro-ministro anunciou que, neste momento, encontram-se disponíveis "361 camas para doentes Covid.

"Há 1.686 pessoas com Covid e ainda há 361 camas disponíveis para receber mais doentes Covid e podem crescer. (...) Mas esse crescimento será feito à custa de camas disponíveis para outro tipo de patologias”, alertou António Costa. 

19h06 - António Costa: "Grande desafio é controlar a pandemia sem brutal custo". "O grande desafio que temos pela frente é como é que controlamos a pandemia sem pagar o brutal custo" que as medidas de contenção tiveram e "seguir um conjunto de critérios que avaliam a resposta" à Covid-19", começou por apontar o primeiro-ministro em direto do Palácio da Ajuda, acrescentando que a Linha SNS 24 "tem capacidade de atender quase mais 10 vezes mais" do que em março.

18h57 - António Costa já fala ao país. Acompanhe aqui em direto

18h48 -  Sabia que a partir dos 10 anos é obrigatório o uso de máscara?  O uso de máscara - assim como a lavagem das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento social - foi um conceito que os portugueses (e as populações de todo o mundo) tiveram de adquirir com a chegada da pandemia da Covid-19. Neste seguimento, o Serviço Nacional de Saúde (SNS), decidiu desfazer uma dúvida: "Sabia que a partir dos 10 anos de idade é obrigatório o uso de máscara?" 

Este aviso, frisa ainda que "o uso obrigatório de máscara em espaços públicos é uma medida preventiva fundamental para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença". 

18h08 - Reunião de Conselho de Ministros terminada. Terminou a reunião de Conselho de Ministros extraordinária que arrancou esta manhã às 10h00. António Costa prepara-se para anunciar as "ações imediatas" para combater a pandemia no país. 

18h07 - Itália regista quase 32 mil novos casos em 24 horas. Itália somou 31.758 novas infeções e 297 mortes com o coronavírus da Covid-19 nas últimas 24 horas, números que mostram que a curva de transmissão no país continua a aumentar, informou hoje o Ministério da Saúde.

17h48 - Reino Unido ultrapassa milhão de casos e prepara novas medidas. O Reino Unido ultrapassou o milhão de casos de Covid-19, anunciou hoje o Governo, pouco antes de uma comunicação ao país do primeiro-ministro, Boris Johnson, que deverá anunciar novas medidas de combate à pandemia.

17h13 - Áustria impõe recolher noturno e fecho de hotéis e restaurantes. O Governo austríaco anunciou hoje novas medidas de combate à pandemia que incluem um recolher obrigatório noturno e o fecho de hotéis, restaurantes e organizações culturais e desportivas, face a números recorde de contágios nos últimos dias.

16h43 - Profissionais do Santo António dedicam sábados a "recuperar" cirurgias. No Hospital de Santo António, no Porto, médicos, enfermeiros e assistentes operacionais voluntariaram-se para dedicar os sábados a "recuperar a lista de espera" de cirurgias de ambulatório, um programa que chegará a mais de centena e meia de doentes.

16h35 - Idosa de 102 vence Covid-19 em Bragança. Violante Parreiras tem 102 anos e é utente da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e, a acrescentar à sua bonita idade, tem mais uma grande vitória: venceu a Covid-19.  A idosa é uma "residente recuperada do coronavírus SARS-CoV-2", sendo também "um dos casos mais emblemáticos entre as dezenas de residentes recuperados".

16h22 - Reportado primeiro caso positivo numa escola do 1.º ciclo do Funchal. Um aluno do Colégio de Santa Teresinha, uma escola particular do 1.º ciclo no Funchal, teve um resultado positivo para Covid-19, disse fonte da Secretaria Regional da Educação da Madeira.

16h07 - Líder do CDS critica Executivo. Francisco Rodrigues dos Santos deixou, na tarde deste sábado, uma mensagem no Twitter enquanto o Governo de António Costa se encontra reunido em Conselho de Ministros extraordinário para decidir quais as medidas que vão ser tomadas no combate à pandemia da Covid-19. O líder do CDS lançou farpas ao Governo e acusa-o de passar "meses a comunicar à vista"

15h59 - Simona Halep está infetada com o novo coronavírusSimona Halep, número dois do 'ranking' mundial, está infetada com o novo coronavírus, anunciou hoje a tenista romena, indicando ter apenas "sintomas ligeiros" da doença.

15h58 - Presidente da Torino internado após testar positivo para Covid-19. Opresidente do Torino, Urbano Cairo, foi esta sexta-feira hospitalizado com sintomas de Covid-19 depois de testar positivo. O dirigente apresentará febre, mas os médicos garantem que ele 'não precisa de oxigénio'.

15h56 - PS preocupado com evolução em Matosinhos questiona ministra. O PS manifestou hoje preocupação com a evolução epidemiológica da Covid-19 no concelho de Matosinhos, distrito do Porto, e pediu ao Ministério da Saúde que se pronuncie sobre ações com informação à população mais dedicadas à escala das freguesias.

15h29 - Catalunha, País Basco e Galiza com recorde de novos casos. Nas últimas 24 horas, foram registados 6.212 novos casos na Catalunha, 1.502 no País Basco e 755 na Galiza, reporta o El País. Recorde-se que ao fim de semana nem todas as comunidades reportam os dados.

15h26 - Sindicato dos Médicos pede ao Governo para ouvir setor. O Sindicato Independente dos Médicos defendeu hoje a operacionalização de "uma estrutura rápida e eficiente" que identifique e isole os casos positivos de Covid-19 e pediu à ministra da Saúde para ouvir o setor neste "momento de extrema complexidade".

14h49 - Três novos casos e duas recuperações nos Açores nas últimas 24 horas. Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, três casos positivos de Covid-19 na ilha de São Miguel, diagnosticados nas 1.273 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h39 - Lazio em quarentena após testes positivos. A Lazio está em quarentena na sequência de casos de Covid-19 no seu plantel, anunciou hoje o clube da Liga italiana de futebol, que já tinha jogado desfalcado na Liga dos Campeões devido a testes inconclusivos.

14h36 - Santo António no Porto esgota capacidade de cuidados intensivos. O Hospital de Santo António, no Porto, esgotou a capacidade de internamento em cuidados intensivos para doentes Covid-19 e prepara a abertura de outras camas com "sacrifício" de blocos operatórios, disse hoje o diretor clínico, José Barros.

14h27 - Portugal registou hoje um novo máximo de pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) desde o início da pandemia de Covid-19, com 286 pessoas hospitalizadas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nas últimas 24 horas, foram registados 39 óbitos e 4.007 infetados. Em termos acumulados, o país contabiliza 2.507 vítimas mortais e 141.279 casos confirmados pela doença provocada pelo novo coronavírus

13h26 - Novo surto em lar do concelho do Fundão com 30 infetados. Trinta pessoas do lar de idosos do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Valverde, no Fundão, tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, sendo este o segundo surto verificado em lares naquele concelho, informou hoje a autarquia local.

13h25 - Bélgica ultrapassou 20 mil novos contágios por dia na terça-feira. A Bélgica ultrapassou a marca dos 20.000 novos contágios de Covid-19 registados num único dia na passada terça-feira, com 21.448 novas infeções naquela data, tornando-se no país europeu mais atingido pela segunda vaga da pandemia, foi hoje anunciado.

12h56 -  Mais de 45 milhões de infetados e 1,1 milhões de mortos no mundo. O novo coronavírus infetou mais de 45 milhões de pessoas em todo o mundo desde dezembro de 2019, quando foi diagnosticado o primeiro caso, 1,1 milhões das quais morreram, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).

12h39 - Depois de ter sido avançado que o governo britânico está a considerar decretar novo confinamento nacional em Inglaterra, os meios de comunicação britânicos avançam que o primeiro-ministro vai dar uma conferência de imprensa este sábado.

12h29 - Loulé cancela concerto acústico 'à Moda Quarteirense' agendado para hoje. O concerto acústico 'À Moda Quarteirense', marcado para a noite de hoje, em Quarteira, no Algarve, foi cancelado por causa da pandemia de Covid-19, depois de terem surgido novos casos na cidade, informou a Câmara de Loulé.

11h55 - Grécia anuncia confinamento parcial a partir de terça-feira. O primeiro-ministro grego anunciou hoje um confinamento parcial a partir da próxima terça-feira para combater a segunda vaga de Covid-19, que inclui um recolher obrigatório noturno e o encerramento de bares e restaurantes em várias cidades, como Atenas.

11h49 - Governo britânico considera novo confinamento nacional em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está a considerar impor um novo confinamento nacional em Inglaterra na próxima semana, após os cientistas terem alertado que o novo coronavírus se está a espalhar mais rápido do que as suas piores previsões, disse um funcionário do governo à Reuters.

11h25 - "Crise da Covid-19? Estamos nesta situação porque fomos desleixados". Hans Flick tece duras críticas ao comportamento das pessoas e mostra-se "incrédulo" quando vê pessoas no estrangeiro a deslocarem-se a estádios "sem máscara e sem cumprir o distanciamento social".

11h12 - Pepe não está infetado após primeiro teste inconclusivo. O defesa do FC Porto Pepe não está infetado com o novo coronavírus, depois de ter falhado o jogo com o Paços de Ferreira, da I Liga de futebol, devido a um resultado inconclusivo, esclareceram hoje os 'dragões'.

10h49 - África com 294 mortes no último dia totaliza 1.773.351 casosÁfrica registou mais 294 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando para 42.630 o total de vítimas mortais pelo novo coronavírus, que já infetou 1.773.351 pessoas na região, segundo dados oficiais.

10h40 - A Rússia reportou 18.410 novos casos de infeção pelo novo coronavírus este sábado, 4.952 dos quais em Moscovo, reporta a Reuters. No último dia, fora ainda registados mais 334 óbitos. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados sobe para 1.618.116 e o de vítimas mortais para 27.990.

10h07 - António Costa já se encontra no Palácio da Ajuda, onde vai decorrer o Conselho de Ministros extraordinário para decidir os próximos passos a dar no combate à pandemia.

10h00 - SNS alerta: "O uso obrigatório de máscara em espaços públicos é uma medida preventiva fundamental para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença"

08h08 -  Alemanha regista novo máximo, com 19.059 casos num dia. A Alemanha registou um novo máximo diário de casos, com 19.059 contágios num só dia, elevando o total acumulado de casos confirmados desde o início da pandemia para 518.753. Já o número de mortes provocadas pelo novo coronavírus no país é agora de 10.452, um aumento de 103 face a ontem.

07h30 - Situação de Calamidade termina hoje, o que sucede? A Situação de Calamidade - em vigor desde o dia 14 de outubro - termina às 23h59 deste sábado. Ainda hoje, o Governo anuncia novas medidas para combater a propagação do novo coronavírus, sabendo-se, para já, que estão em cima da mesa para discussão, várias possibilidades, entre as quais o recolhimento obrigatório e o alargamento das restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios.

Para poder decretar o recolhimento obrigatório, o Governo terá de declarar Estado de Emergência, algo que, de acordo com o Público - que apurou junto de dirigentes partidários presentes -, o Governo vai tentar evitar até meados de Novembro.

António Costa reuniu esta sexta-feira com os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas decisões, tendo o PAN referido aos jornalistas, após a reunião, que o Governo pondera decretar um confinamento geral mas apenas na primeira quinzena de dezembro, para preservar o período de Natal. A imposição do teletrabalho está também em cima da mesa. Contudo, estas são apenas possibilidades, sendo as medidas conhecidas durante o dia de hoje.

07h25 - Canadá mantém fronteiras fechadas até final de novembro. As fronteiras do Canadá vão permanecer encerradas até ao final de novembro para estrangeiros cuja deslocação não seja considerada essencial, divulgaram na sexta-feira as autoridades canadianas, no âmbito da estratégia de contenção da pandemia de Covid-19.

07h20 - Empresas podem pedir até hoje apoio à retoma relativo a setembro. As empresas têm até hoje para apresentarem o pedido de apoio à retoma progressiva para o mês de setembro, podendo efetuar também o de outubro, sendo que este pode já ser feito ao abrigo das novas regras deste regime.

07h15 - Na véspera do Conselho de Ministros extraordinário, convocado pelo primeiro-ministro para este sábado, António Costa recebeu, em São Bento, representantes dos partidos antes de tomar medidas de maior impacto para o combate à Covid-19. Recorde aqui o que foi dito pelos partidos e por António Costa.

07h10 - Enquanto dormia

  • EUA ultrapassam 9 milhões de casos com novo máximo de infetados. Os Estados Unidos registaram 94.125 de casos por Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário, e ultrapassaram os nove milhões de infetados desde o início da pandemia.
  • Mais 516 mortos e 6.000 casos no México em 24 horas. O México registou 516 mortos e 6.000 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades.
  • Peru ultrapassa os 900.000 casos. O Peru registou 2.586 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de infeções para mais de 900.000.
  • China soma seis casos locais e 27 oriundos do exterior. A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado seis casos de contágio local, nas últimas 24 horas e 27 casos oriundos do exterior.
  • Colômbia registou 10.029 infeções e 209 mortes na sexta-feira. As autoridades de saúde da Colômbia informaram na sexta-feira a existência de mais 10.029 infeções e 209 mortos, por causa da pandemia que está a crescer no país.

Bom dia. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Recorde o anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório