Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2021
Tempo
28º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Líder da Comunidade do Alto Tâmega convicto do sucesso das medidas

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, Orlando Alves, disse hoje à Lusa estar convicto de que as medidas anunciadas pelo Governo de combate à covid-19 vão alterar o cenário na região nas próximas duas semanas.

Líder da Comunidade do Alto Tâmega convicto do sucesso das medidas
Notícias ao Minuto

22:00 - 31/10/20 por Lusa

País Covid-19

Cento e vinte e um municípios vão ficar abrangidos, a partir de quarta-feira, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, salvo "oposição fundamentada" pelo trabalhador, devido à covid-19, anunciou hoje o Governo.

No caso da CIM do Alto Tâmega, estão abrangidos pelo confinamento parcial três dos seis concelhos, Chaves, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar, ficando de fora Boticas, Montalegre e Valpaços.

"O critério está correto, é pragmático e feito com objetividade e penso que será inquestionável", disse o autarca socialista, que preside também à Câmara de Montalegre, em reação ao anúncio feito pelo primeiro-ministro, António Costa.

Orlando Alves afirmou sentir-se "confortável e satisfeito" por ver "a audácia" do governante pela forma como "pegou no assunto".

"O Governo entendeu ser esta a melhor forma. Certamente que o bastonário da Ordem dos Médicos terá outra visão da coisa, tal como o dos Farmacêuticos, mas quem manda é que decide", frisou.

E prosseguiu: "Estou absolutamente convencido de que dentro de quinze dias o cenário estará diferente para melhor. Na semana passada, Montalegre estava no mapa do país como sendo um dos concelhos de risco e, esta semana, isso já não acontece".

Segundo o primeiro-ministro, os restaurantes nestes 121 concelhos do continente não poderão ter mesas com mais de seis pessoas e o seu horário de fecho passa a ser as 22:30.

Os estabelecimentos comerciais terão de fechar, na generalidade, às 22:00.

Também nestes territórios, ficam proibidas as feiras e os mercados de levante, e os eventos e celebrações ficam limitados a cinco pessoas, exceto nos casos em que os participantes pertencem ao mesmo agregado familiar.

Para definir a lista dos 121 municípios, foram incluídos os concelhos com mais de 240 casos de infeção com o vírus da covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.507 pessoas dos 141.279 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório