Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

São Brás de Alportel surpreendido com inclusão em lista de "alto risco"

 O presidente da Câmara de São Brás de Alportel disse hoje que foi "uma surpresa" o concelho estar na lista de municípios de "alto risco de contágio" por covid-19, mas assegurou que irão ser cumpridas as medidas impostas.

São Brás de Alportel surpreendido com inclusão em lista de "alto risco"
Notícias ao Minuto

23:22 - 31/10/20 por Lusa

País Covid-19

"Foi com grande surpresa que vi o concelho de São Brás de Alportel incluído nesta lista de 121 concelhos do país que são considerados de alto risco de contágio", disse Vítor Guerreiro, presidente do único município do Algarve que integra a lista, à agência Lusa.

O Governo anunciou hoje que 121 municípios vão ficar abrangidos, a partir de quarta-feira, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, salvo "oposição fundamentada" pelo trabalhador, devido à pandemia de covid-19.

Segundo o primeiro-ministro, António Costa, que falava após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, em Lisboa, os restaurantes nestes 121 concelhos do continente -- uma lista que será revista a cada 15 dias -- passam a fechar às 22:30. Os estabelecimentos comerciais terão de fechar, na generalidade, às 22:00.

Também nestes territórios -- que representam 70% da população residente -, ficam proibidas as feiras e os mercados de levante, e os eventos e celebrações ficam limitados a cinco pessoas, exceto nos casos em que os participantes pertencem ao mesmo agregado familiar.

De acordo com o presidente da Câmara de São Brás de Alportel, neste momento o concelho tem 37 casos positivos, mas 28 foram detetados no Lar da Santa Casa da Misericórdia, num surto que teve inicio há cerca de três semanas, mas que está agora "perfeitamente controlado".

Na comunidade, acrescentou, há mais nove casos ativos de infeção por covid-19.

"O concelho de São Brás tem conseguido conter a propagação com o envolvimento de toda a comunidade", salientou.

Para Vítor Guerreiro, a justificação para o facto de São Brás de Alportel estar na lista de 121 concelhos considerados de "alto risco de contágio" tem que ver com "algumas especificidades em termos demográficos e em termos do próprio território", nomeadamente o facto de o município apenas ter 10.500 habitantes, uma única freguesia que tem características urbanas e, por isso, estar "fora dos critérios de território de baixa densidade".

De acordo com o Governo, a decisão sobre quais os concelhos que seriam abrangidos pelas novas medidas teve por base três critérios: 240 novos casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias; a proximidade com um outro concelho que preencha o primeiro critério e a não consideração de surtos em concelhos de baixa densidade.

Para Vítor Guerreiro, o executivo deveria ter incluído outros critérios de ponderação: "os casos que estão contidos e controlados como um lar não deveriam contar para estes valores", mesmo num concelho que não seja território de baixa densidade.

"Sinto que o concelho está a ser penalizado e envio toda a minha solidariedade para todos comerciantes, a restauração, empresários, que acabam por ser um pouco prejudicados pelas medidas, mas que eu compreendo, todos temos de ter mais contenção", acrescentou o autarca, reiterando que o concelho tem sido "exemplar" na forma como tem combatido a pandemia e contido os casos que têm surgido.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 45,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.507 pessoas dos 141.279 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório