Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Recolher obrigatório no Porto?; Natal será "muito diferente"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Recolher obrigatório no Porto?; Natal será "muito diferente"
Notícias ao Minuto

08:00 - 28/10/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir desta quarta-feira em Portugal, e quem não cumprir esta obrigatoriedade poderá ser punido com uma multa que pode ascender aos 500 euros.

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) chamou a atenção para o aumento nos internamentos em Portugal devido à Covid-19. Este poderá ser apenas "o início", se as autoridades portuguesas não atuarem para conter o vírus.

Portugal voltou a ultrapassar, esta quarta-feira, um novo máximo de casos diários. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados mais 24 óbitos e 3.960 novos infetados em 24 horas.

Consulte o mapa de atualização da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h45 - Termina aqui este registo. Pode continuar a seguir o nosso acompanhamento AO MINUTO da pandemia de coronavírus neste novo registo

14h55 - A Comissão Europeia reforçou medidas para melhorar a preparação e a resposta à pandemia em toda a UE. 

"São medidas [que] visam esclarecer as formas de propagação do vírus e a eficácia da resposta, realizar testes bem direcionados, aperfeiçoar o rastreio de contactos, melhorar os preparativos para as campanhas de vacinação e preservar o acesso a produtos essenciais, como o equipamento de vacinação, mantendo simultaneamente a circulação das mercadorias no mercado único e promovendo viagens seguras", pode ler-se na nota divulgada. 

14h51 - Atualização em Portugal: Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 24 mortos relacionados com a Covid-19 e 3.960 novos infetados pelo novo coronavírus, indica o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS). O país ultrapassou, assim, um novo máximo no número de casos diários. 

14h47 - A Banda Sinfónica da Guarda participou na homenagem musical aos trabalhadores da linha de frente, no âmbito da Covid-19. 

Fique com as imagens: 

14h43 - De acordo com o El País, as ilhas Baleares pediram aos cidadãos para não se aglomerarem em convívios sociais, lembrando que a situação é crítica. 

14h30 - As autoridades de saúde recordam, na rede social Twitter, que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) tem mais 66 camas em Cuidados Continuados.

14h21 - Hospitais do interior do país temem o pior. De acordo com a TVI24, a região Centro e a Beira Interior têm um dos índices mais elevados de mortes por número de casos da covid-19.

14h17 - Os utentes do Lar Nossa Senhora do Pranto, em Salto, vão ser retirados temporariamente para uma segunda descontaminação da instituição, onde 20 idosos já recuperaram da infeção pelo novo coronavírus, disse hoje fonte da Proteção Civil de Montalegre.

14h10 - A ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou hoje que o Governo fez uma "escolha clara" pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e atribuiu dificuldades na execução do investimento nesta área às regras de contratação pública.

Numa segunda ronda de perguntas no debate parlamentar sobre o Orçamento do Estado, Marta Temido voltou a ser questionada pelo PCP, através do deputado Duarte Alves, sobre as prioridades do Governo na área da saúde e sobre investimentos por executar, nomeadamente na construção e modernização de hospitais.

"A nossa escolha é clara: é o SNS", respondeu.

14h06 - Exames nacionais: De acordo com a informação publicada na página do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), os alunos que realizem exames nacionais este ano letivo vão continuar a beneficiar das regras aplicadas na classificação das provas finais do ano passado, no contexto da pandemia de covid-19, apesar do ensino presencial ter sido retomado logo em setembro.

13h53 - Matosinhos quer que Governo decrete dever de permanência no domicílio: A Câmara de Matosinhos vai propor ao Governo que decrete o dever de permanência no domicílio, exceto em circulações autorizadas, e que implemente, até 15 de novembro, o ensino à distância para 3.º ciclo, secundário, ensino profissional e universitário.

13h46 - Uso de máscara na Madeira: A Madeira vai adaptar a lei que determina o uso obrigatório de máscara na rua, embora já esteja em vigor uma resolução nesse sentido desde 1 de agosto, indicou hoje o chefe do executivo regional.

13h43 - Surto em Abrantes: A Câmara Municipal de Abrantes confirmou hoje a existência de 35 casos de covid-19 entre utentes e funcionários na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, havendo mais testes a serem realizados e outros cujos resultados se aguardam.

13h45 - Matosinhos: A Câmara de Matosinhos decretou hoje o encerramento dos estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços às 21h00, dos restaurantes às 22h00 e o reforço do policiamento a partir deste fim de semana.

13h44 - Surto em Beja: O número de mortes do surto de covid-19 no lar Mansão de São José, em Beja, subiu para sete, com a morte de mais uma utente, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

13h39 - Infetado com Covid-19, Cristiano Ronaldo revela que continua a sentir-se bem.

Ver essa foto no Instagram

Felling good and healthy!  Forza Juve!  #finoallafine

Uma publicação compartilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) em 28 de Out, 2020 às 5:27 PDT

13h29 - O Colégio de Lamas, em Santa Maria da Feira, distribuiu 550 'tablets' pelos seus alunos, para evitar a partilha de material e acautelar novos períodos de ensino à distância com aprendizagem adequada.

13h16 - O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) disse hoje querer que o Governo decrete o Estado de Emergência, generalizando as medidas de combate à covid-19 "a todo o país" de forma "coerente e homogénea".

13h16 - "Temos pela frente os dias mais exigentes das nossas vidas. Este é o momento de estarmos juntos, pelos doentes covid e pelos doentes não covid, pelos profissionais de saúde, pela confiança na ciência, pela luta contra o medo e a intolerância. É isso que se espera de nós, é isso que o SNS espera de nós", afirmou a ministra Marta Temido no Parlamento, referindo neste sentido que quem votar contra o Orçamento do Estado - como será o caso do Bloco de Esquerda - fá-lo-á por duas razões: "ou porque há muito preferiram procurar outro modelo de sistema de saúde, ou porque decidiram desistir de melhorar os serviços públicos de saúde".

13h02 - Num momento em que a Europa está de novo no epicentro da pandemia, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou hoje que "o Natal deste ano será diferente" e dependerá "muito" de como a União Europeia reagir ao crescimento de casos nas "próximas semanas".

"Acho que o Natal deste ano será um Natal diferente. Muito depende do comportamento de cada indivíduo - ao nível regional, nacional e europeu - mas também da maneira como iremos reagir nas próximas semanas. Mas acho que vai ser um Natal diferente", afirmou von der Leyen.

12h59 - Para ajudar os portugueses a perceberem que os esperam nos próximos dias, o Governo elaborou um esquema de pergunta/resposta para ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre a proibição de circulação entre concelhos - que estará em vigor a partir das 00h da próxima sexta-feira (30 de outubro) e até às 6h do dia 3 de novembro. Eis uma das questões: "Tenho hotel marcado, posso passar o fim de semana fora? Não"

12h45 - Atualização no Irão: O Irão registou 415 mortes devido a covid-19 em 24 horas, ultrapassando o recorde estabelecido na terça-feira no país, o mais afetado pela pandemia no Médio Oriente, informou hoje o Ministério da Saúde iraniano.

12h45 - Porque importa lembrar, a Direção Geral de Saúde (DGS) destaca num post que partilhou na sua página na rede social Facebook que "para reduzir o impacto da Covid-19 em pessoas da terceira idade, todos devemos desempenhar um papel". Esse papel que todos temos passa pelo "uso de máscara, o cumprimento do distanciamento físico e a lavagem frequente das mãos". 

12h39 - No Parlamento, a ministra da Saúde, que também marca presença no debate do Orçamento do Estado para 2021, defendeu na sua intervenção que "a emergência de saúde pública internacional decorrente da pandemia de Covid-19 atrasou a implementação de medidas planeadas. Em virtude de o sistema de saúde português ser baseado num SNS maioritariamente financiado por impostos com prestação predominantemente pública, e tendencialmente gratuito, permitiu-lhe ter capacidade de ajustamento à dinâmica das novas necessidades". 

Acompanhe aqui o debate na Assembleia da República: 

12h24 - Aprovada primeira vacina espanhola em ensaio internacional: vacina RUTI contra a Covid-19, desenvolvida pelo investigador do Hospital Germans Trias i Pujol e produzida pela farmacêutica Archivel Farma, é a primeira vacina espanhola a receber autorização para fazer parte de um estudo internacional, realizado na Argentina.

12h11 - Surto ligado à Misericórdia de Vila Viçosa. O número de vítimas mortais do surto de covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) subiu para quatro, com a morte na terça-feira de um utente, de 89 anos, disse hoje fonte hospitalar.

12h10 - A ajuda pública ao desenvolvimento prestada pela União Europeia regrediu pelo terceiro ano consecutivo em 2019, ainda antes do surgimento da pandemia da covid-19, revela o relatório anual hoje publicado pela rede de organizações não-governamentais Concord. 

11h50 - "Nada surpreendido" com subida de infetados: O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública diz não estar surpreendido com o agravamento da pandemia em Portugal e sublinha ter dificuldade em perceber "como pode alguém considerar" que a situação está controlada. 

11h48 - As microgotículas que expelimos transmitem o vírus? Um novo estudo aponta que as partículas que expelimos para o ar quando falamos, espirramos ou tossimos contêm quantidades menores do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, sublinhando assim que a contaminação pode ser combatida eficazmente com o uso de máscara e ventilação apropriada nos espaços fechados.

11h20 - Os laboratórios Sanofi e GSK anunciaram hoje que disponibilizarão 200 milhões de doses da sua vacina ao programa Covax, lançado pela Organização Mundial da Saúde, que pretende ajudar no acesso equitativo às futuras vacinas contra o SARS-Cov-2.

11h19 - Vacinas - De acordo com a União Europeia, citada pela Reuters, apenas parte da população estará imunizada contra o novo coronavírus até ao final de 2021, uma vez que a vacina poderá não ser tão eficaz quanto se espera e pode não ser produzida em quantidade suficiente até então. 

11h10 - O chefe da polícia de West Midlands avisou que os seus agentes estão preparados para entrar nas casas e invadir as festas de Natal onde as regras de segurança contra a Covid-19 não estejam a  ser cumpridas.

11h09 - Margarida Tavares, infecciologista do Hospital de S. João, em declarações à TVI24, defende que "precisamos de reduzir os números [da Covid-19] em pouco tempo, dada a quantidade de internados. Temos de fazer qualquer coisa que traga o R [indicador de transmissibilidade] para menos de 1. Alguma coisa vai ter de ser feita", nomeadamente "a adoção de medidas menos prejudiciais para a economia e as mais eficazes". 

10h52 - Atualização em África: O número de mortes em África devido à covid-19 foi nas últimas 24 horas de 182, totalizando agora 41.791, enquanto que as infeções subiram para 1.736.499, mais 8.662, segundo dados oficiais.

10h44 - Cancelado Grande Prémio Jornal de Notícias em ciclismo: O Grande Prémio Jornal de Notícias em ciclismo, marcado para os próximos dois fins de semana, foi cancelado devido às restrições impostas no combate à disseminação do novo coronavírus, anunciou hoje a organização.

10h21 - Recolher obrigatório no Porto? O presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto apresentou hoje uma proposta ao Governo para que, em função do aumento crescente do número de casos de covid-19 na região, decrete o recolher obrigatório no distrito.

10h19 - O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, abriu o segundo dia de debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2021 e deixou uma garantia: "Enquanto durar a pandemia, o Governo não deixará de apoiar o emprego".

10h02- Também a Câmara de Lisboa relembra, nas redes sociais, a obrigatoriedade de uso de máscara na rua, sempre que não seja possível manter o distanciamento social.

09h54 - O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou hoje que foi colocado em quarentena depois de um dos convidados de um jantar no qual esteve presente ter tido um teste positivo à covid-19.

09h46 - A Organização Mundial de Saúde revelou, esta quarta-feira, que na semana passada se registou o maior número de novos casos de Covid-19 no mundo desde o início da pandemia

09h42 - Convocado Conselho de Ministros extraordinário. António Costa convocou um Conselho de Ministros extraordinário para sábado para decidir novas "ações imediatas" de combate à pandemia.

09h18 - O Sistema Nacional de Saúde está agora mais bem preparado para enfrentar a Covid-19, segundo um estudo hoje divulgado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, que alerta para a necessidade de "não baixar a guarda" no controlo da pandemia.

09h14 -  Norte poderá atingir 7.000 novos casos: A região Norte poderá atingir 7.000 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na próxima semana, alertaram hoje especialistas, afirmando existirem "vários concelhos" num "patamar semelhante" aos três do Tâmega e Sousa onde foram impostas medidas mais restritas.

08h30 - Confinamento geral deve ser o "último recurso": O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) defende que o confinamento geral da população deve ser o "último recurso" a adotar na Europa para conter a covid-19, insistindo também que as escolas devem permanecer abertas.

08h24 - Atualização na Alemanha: Alemanha regista, esta quarta-feira, 14.964 novas infeções por Covid-19. Os dados foram revelados pelo Instituto Robert Koch, que esta manhã tem apresentado problemas técnicos na sua página oficial, não sendo, por isso, ainda certo o número de vítimas mortais.

08h14 - "Se sentir sintomas como tosse, febre ou dificuldade respiratória, siga as 10 recomendações da Direção-Geral da Saúde", lembra a Força Aérea Portuguesa. 

08h13 - Celebração do Natal: A celebração do Natal este ano na Europa vai "depender muito" das medidas adotadas agora pelos países europeus para combater a pandemia de covid-19, avisa o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

08h12 - A Guarda Nacional Republicana recorda, esta quarta-feira, a obrigatoriedade de uso máscara em espaços públicos:

08h11 - Autarca de Ovar deixou, nas redes sociais, uma atualização da evolução da pandemia na região: 

07h37 - Estudos de longo prazo após aprovação de vacina: Um estudo recente, publicado esta terça-feira no The Lancet, afirma ser improvável que uma única vacina seja a solução para a pandemia e salienta que ainda não se sabe se as candidatas são eficazes contra formas graves da doença. Assim, sugerem parâmetros padronizados para comparar as candidatas a vacinas contra a Covid-19 e, depois da sua aprovação, recomendam estudos complementares de modo a avaliar a eficácia contra casos de doença grave.

07h26 - Os Dodgers vieram nas últimas horas alguns momentos de euforia pela conquista do título da MLB. Mas, durante a partida frente aos Tampa Bay, Justin Turner soube durante o jogo que tinha testado positivo para a Covid-19, tendo de abandonar o encontro enquanto este decorria.

07h19 - Máscaras na rua?: O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) não recomenda a utilização generalizada de máscara no exterior para combater a covid-19, defendendo antes a sua utilização quando não é possível garantir distanciamento, como implementado em Portugal.

07h17 - ECDC alerta para internamentos por cá: O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o aumento nos internamentos em Portugal devido à covid-19, avisando que este poderá apenas "o início" se as autoridades portuguesas não atuarem para conter o vírus.

07h10 - Máscara obrigatória em recintos públicos em Timor: O Governo timorense endureceu hoje as medidas a aplicar durante o estado de emergência, obrigando ao uso de máscaras em recintos públicos e higienização de mãos na entrada de locais comerciais e serviços públicos.

07h09 - Atualização na Índia: A Índia registou 43.893 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, com um novo recorde na capital, Nova Deli, que diagnosticou 4.853 infetados num só dia, segundo dados do Ministério da Saúde indiano.

06h42 - A experiência acumulada nos meses de março a maio com a pandemia já permitiu libertar profissionais de vários procedimentos, mas o Hospital de São João, no Porto, avisa: a rede tem de estar organizada e não existe só covid-19.

06h41 - Atualização na Argentina: A Argentina registou 14.308 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, no mesmo dia em que Diego Maradona decidiu ficar em isolamento, por precaução, após ter tido contacto com uma pessoa com sintomas da doença.

06h35 - Atualização na China: A Comissão de Saúde da China anunciou hoje terem sido identificados 22 casos de contágio local, nas últimas 24 horas, na região de Xinjiang, extremo noroeste do país, e 20 casos oriundos do exterior.

06h20 - Estudo português: A radiação solar ultravioleta (UV) demora entre três a dez horas a eliminar o novo coronavírus das superfícies exteriores no verão, em Lisboa, e mais de 20 horas no inverno, segundo um estudo de investigadores portugueses.

06h12 - Atualização no México: O México registou 643 mortos e 5.942 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades.

06h10 - Alas esgotadas no S. João: As "doenças de inverno" que habitualmente lotam os serviços dos hospitais ainda não chegaram, mas no de São João, no Porto, há alas esgotadas devido à "pressão" da covid-19, algo que os especialistas veem com "muita preocupação".

06h07 - França revê medidas: O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai dirigir-se hoje ao país para apresentar um novo plano para a luta contra a pandemia de covid-19, que poderá incluir mais um confinamento nacional, mas menos estrito do que na primavera.

06h05 - Atualização nos EUA: Os Estados Unidos registaram 928 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

06h00 - Uso de máscara na rua obrigatório: O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos que ocorreram durante a manhã e início de tarde desta terça-feira sobre a pandemia em Portugal e no resto do mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório