Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Conselho de Ministros extraordinário no sábado para decidir medidas

O primeiro-ministro convocou um Conselho de Ministros extraordinário para sábado para decidir novas "ações imediatas" de combate à pandemia.

Conselho de Ministros extraordinário no sábado para decidir medidas
Notícias ao Minuto

09:42 - 28/10/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Pandemia

O primeiro-ministro marcou com os partidos reuniões na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia da Covid-19 em Portugal.

Fonte do Governo disse hoje à agência Lusa que, perante a evolução da pandemia em Portugal nas últimas semanas, a ministra da Saúde, Marta Temido, e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, estão já a ouvir um conjunto de epidemiologistas.

Além das reuniões com os partidos com representação parlamentar e do Conselho de Ministros extraordinário, o ministro Estado da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, está a ouvir parceiros sociais.

Ainda no âmbito do combate à Covid-19, o primeiro-ministro participará ainda num Conselho Europeu extraordinário, por videoconferência, na quinta-feira, ao fim do dia, para procurar resposta coordenada a nível europeu.

Portugal, tal como o resto da Europa, tem assistido a um agravamento da pandemia, com o número de infetados, de internados e de mortos a crescer a cada dia. Vários países têm endurecido as medidas de combate, impondo, alguns deles, o recolher obrigatório. É o caso de França, Bélgica, Itália, Grécia, Chipre, Irlanda, Eslovénia e Espanha. 

Uma medida que, por cá, o primeiro-ministro não afastou. No passado fim de semana, quando questionado pelos jornalistas, afirmou que não podemos "excluir qualquer tipo de medida", considerando, no entanto, prematuro avançar para o Estado de Emergência. No entanto, recorde-se, o estado de calamidade termina no dia 30 deste mês, sexta-feira. O Governo pode decidir mantê-lo por mais 15 dias ou optar pelo Estado de Emergência, o enquadramento tido como necessário para impor o recolhimento obrigatório. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório