Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Grécia e Turquia vão cancelar "jogos de guerra" da próxima semana

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, indicou hoje, em Bruxelas, que a Grécia e a Turquia vão cancelar os "jogos de guerra" previstos para a próxima semana nos feriados nacionais de cada um dos países.

Grécia e Turquia vão cancelar "jogos de guerra" da próxima semana
Notícias ao Minuto

17:10 - 23/10/20 por Lusa

Mundo NATO

"Tanto a Grécia como a Turquia decidiram cancelar os exercícios militares que tinham programado para a próxima semana", disse Stoltenberg, após se reunir, em videoconferência, com os ministros da Defesa da Aliança Atlântica, em que os responsáveis grego e turco anunciaram as respetivas decisões.

"Estes são passos na direção certa e ajudam a reduzir o risco de incidentes e de acidentes", sublinhou o secretário-geral da NATO, ao congratular-se por mais um sinal de alívio das tensões entre os dois aliados da Aliança Atlântica e rivais históricos.

No início do mês, o Ministério dos Negócios estrangeiros turco acusou a Grécia de estar a planear exercícios militares no mar Egeu para coincidir com o Dia Nacional turco, a 28 de outubro.

A Turquia retaliou e anunciou também o início de exercícios militares para o mesmo dia, em que se celebra igualmente o Dia Nacional grego.

Stoltenberg adiantou esperar que o cancelamento dos "jogos de guerra" possa ter influência nos esforços de mediação da Alemanha para aliviar as tensões entre os dois países no leste do Mar Mediterrâneo.

A tensão entre gregos e turcos subiu de tom ao longo do verão e alimentou o receio de um conflito aberto ligado aos direitos de exploração de energia na região.

A NATO tem ajudado os dois países na criação de um sistema para evitar confrontos armados, que inclui o estabelecimento de ligações diretas.

Os dois países também concordaram em retomar as conversações exploratórias destinadas a proporcionar uma maior confiança entre Atenas e Ancara e a resolver disputas. A última ronda aconteceu em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório