Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 23º

Edição

Disney+ adiciona advertência para clichés racistas em clássicos

A Disney adicionou advertências a alguns dos seus grandes clássicos, como 'Peter Pan' ou 'Os Aristogatos', que alertam os espectadores da sua plataforma online de vídeo por subscrição para a presença de clichés racistas nalgumas cenas.

Disney+ adiciona advertência para clichés racistas em clássicos

Os subscritores da Disney+ já eram sensibilizados para "descrições culturais antiquadas" como as dos "peles vermelhas" em 'Peter Pan', ou o gato siamês com os olhos 'rasgados' em 'Aristogatos', mas o novo aviso que antecede as obras em questão insiste no facto de que estes estereótipos "eram errados na época e são errados hoje".

"Este programa inclui descrições negativas e/ou maus tratos a certos povos ou culturas. Ao invés de eliminar este conteúdo, queremos reconhecer o seu impacto nefasto, aprender com ele e suscitar o diálogo para criar conjuntamente um futuro mais inclusivo", refere a mensagem que não pode ser descartada e foi elaborada após consulta a várias organizações, entre as quais a Associação de críticos de filmes afro-americanos.

'A Família Robinson' ou mesmo 'Dumbo', onde os corvos foram criticados, no passado, por serem uma caricatura racista dos norte-americanos negros, estão entre os filmes que serão precedidos pela advertência.

Em junho, a Disney já tinha decidido alterar as atrações 'Splash Mountain' dos seus parques de diversões americanos, inspiradas no filme 'A Canção do Sul', que desde a sua estreia, em 1946, suscita várias críticas que o acusam de difundir clichés racistas e de pintar com luz idílica as plantações de escravos do antigo sul dos Estados Unidos.

Por esse motivo, o filme não é exibido nos cinemas desde os anos 80 e nunca foi lançado em DVD, além de ter ficado deliberadamente fora do catálogo da Disney+.

As atrações 'Splash Mountain' dos parques Disneyland (Califórnia) e Disney World (Florida) vão, no futuro, inspirar-se na história de 'A Princesa e o Sapo', filme onde a heroína Tiana é a primeira princesa negra da história da Disney.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório