Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Trump quer retomar negociações sobre novo plano de ajuda económica

O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje que está pronto para desbloquear, antes das eleições presidenciais de 03 de novembro, as negociações sobre um novo plano de apoio para a economia.

Trump quer retomar negociações sobre novo plano de ajuda económica
Notícias ao Minuto

19:09 - 15/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Trump disse que está disposto a ir além de 1,8 biliões de dólares (cerca de 1,5 biliões de euros) para um novo pacote de ajuda financeira destinado a combater a crise provocada pela pandemia de covid-19, num gesto de aproximação às exigências do Partido Democrata.

"Eu vou fazê-lo. Vou absolutamente fazê-lo. Vou mais além", disse Trump, numa entrevista à estação televisiva Fox Business, questionado sobre a sua intenção de ultrapassar o impasse negocial com os democratas, sobre o novo pacote de ajuda, quando faltam três semanas para as eleições presidenciais.

As negociações entre o Governo republicano e a oposição democrata estão num impasse, com fortes divergências políticas, tornando improvável uma solução negociada antes das eleições, no parecer do secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

"Será difícil obter um acordo antes das eleições. Mas estamos a esforçar-nos. Logo, não digo que seja impossível", reconheceu hoje Mnunchin, acrescentando que falta "uma abordagem focada e sensata", para um acordo.

Os democratas pretendem um pacote financeiro avaliado em 2,2 biliões de dólares (cerca de dois biliões de euros), pelo que a promessa hoje feita pelo Presidente ainda é insuficiente para responder à exigência, mas já se aproxima substancialmente.

Economistas dos dois partidos concordam em que o impacto da pandemia, que está agora a entrar numa nova fase crítica, obrigará a um esforço de apoio económico superior aos cerca de três biliões de euros já injetados.

Os especialistas estão particularmente preocupados com o crescimento moderado no setor da manufatura, que já deu sinais de estar de novo em crise, com as novas vagas da pandemia, o que tem mergulhado as bolsas de valores em quedas acentuadas.

Uma nova ajuda federal é vista como um balão de oxigénio que pode ajudar milhões de norte-americanos a superar problemas graves de subsistência, perante o arrastar da crise sanitária, cujo fim não é neste momento possível de prever.

Entretanto, negociadores dos dois partidos devem encontrar-se ainda hoje, para uma nova ronda de negociações, em que a declaração de Trump à Fox Business será um fator de aproximação, embora subsistam ainda muitas divergências, sobre o valor do pacote de ajuda e as áreas em que ele deve ser aplicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório