Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Grécia não negoceia com Turquia até retirada de navio de águas disputadas

O Governo grego disse hoje que não negociará com a Turquia, sobre as tensões no Mediterrâneo oriental, até que Ancara retire um navio de pesquisa que se encontra numa área marítima disputada.

Grécia não negoceia com Turquia até retirada de navio de águas disputadas
Notícias ao Minuto

12:30 - 13/10/20 por Lusa

Mundo Grécia

A Grécia considera que a Turquia está a invadir a sua zona económica exclusiva com a presença de navios em águas do Mediterrâneo oriental, onde está a desenvolver pesquisas para extração de hidrocarbonetos, o que levou estes dois países membros da NATO e realizar exercícios militares nessa região.

A marinha turca disse que o navio Oruc Reis, que se encontra nas águas disputadas, retomará as operações de exploração antes do próximo dia 22, apesar da pressão internacional para procurar uma solução para o diferendo entre os dois países.

"A Grécia não participará de qualquer negociação enquanto o Oruc Reis e os seus navios escolta estiverem lá", disse o ministro de Estado grego, George Gerapetrite.

O porta-voz do Governo de Atenas, Stelios Petsas, disse que a delimitação de zonas marítimas é a única questão que a Grécia pretende negociar com a Turquia e que, se não houver um entendimento, a Grécia pedirá a mediação do Tribunal Internacional de Justiça, repetindo que, neste momento, não há condições para um início de negociações.

"A Grécia tem o direito de defender o seu território", explicou Petsas, referindo que o seu Governo considera a atitude de Ancara como uma ameaça à integridade do seu território.

Petsas disse ainda que a presença do Oruc Reis "demonstra a falta de fiabilidade da Turquia perante os seus aliados europeus".

A Grécia e a Turquia disputam, há quase 50 anos, as plataformas territoriais e zonas económicas exclusivas no mar Egeu e no Mediterrâneo oriental.

Recentemente, a Turquia começou a exigir a desmilitarização das ilhas do Egeu e do Dodecaneso, invocando os tratados de Lausanne (1923) e de Paris (1947), mas desde a invasão turca de Chipre (em 1974) que Atenas reclama a necessidade de proteção militar nessa região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório