Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Oito migrantes mortos e outros 12 desaparecidos ao largo de Djubuti

Pelo menos oito migrantes etíopes morreram e outros 12 estão desaparecidos depois de traficantes os terem atirado de um barco ao largo da costa de Djibuti, disse hoje uma porta-voz da agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM).

Oito migrantes mortos e outros 12 desaparecidos ao largo de Djubuti
Notícias ao Minuto

21:54 - 04/10/20 por Lusa

Mundo OIM

"Segundo testemunhas sobreviventes, que foram resgatadas pela Organização Internacional das Migrações (OIM), três traficantes empurraram violentamente jovens homens e mulheres para fora do barco que estava em mar aberto", disse Yvonne Ndege.

Outros 14 migrantes sobreviveram e estão a receber cuidados médicos, afirmou a organização.

A OIM estima que todos os migrantes são etíopes e estavam a fazer a passagem do Iémen para o Djibuti, o caminho inverso da rota habitual destes migrantes que procuram trabalho nas nações mais ricas do Golfo, sobretudo na Arábia Saudita.

A pandemia da covid-19 e o conflito no Iémen tornaram a viagem mais perigosa e alguns migrantes têm estado a voltar.

A OIM acredita que este barco de migrantes não tenha conseguido chegar à Arábia Saudita.

"Sabe-se que os traficantes exploram os migrantes nesta rota desta forma, muitos tendo de pagar grandes somas para facilitar a viagem" recordou.

Oito cadáveres foram levados para a costa e enterrados pelas autoridades em Djibuti.

De acordo com a agência das Nações Unidas para as Migrações, só nas últimas três semanas chegaram ao Djibuti cerca de 2.000 migrantes provenientes do Iémen.

No entanto, alguns migrantes ainda estão a fazer a viagem para o Golfo, afirmou a organização das Nações Unidas.

Esta tragédia é uma chamada de atenção", disse Yvonne Ndege, avisando que outras tragédias poderão ocorrer, uma vez que centenas de migrantes deixam o Iémen todos os dias para se arriscarem na precária viagem de barco através do estreito de Bab al-Mandeb.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório