Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Áustria processada por causa de surto de coronavírus em estância de esqui

O surto em Ischgl no início do ano está ligado a casos de coronavírus em 45 países. O governo austríaco é acusado de já ter conhecimento de infeções em fevereiro e de ter demorado a agir.

Áustria processada por causa de surto de coronavírus em estância de esqui
Notícias ao Minuto

18:24 - 23/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

Um grupo de direitos do consumidor austríaco interpôs quatro processos civis contra o governo liderado por Sebastian Kurz. De acordo com a BBC, os processos estão relacionados com um surto na estância de esqui de Ischgl, no Tirol. Este surto está ligado a casos em 45 países na altura em que os primeiros casos de SARS-CoV-2 estavam a ser reportados na Europa.

A Associação de Proteção do Consumidor (VSV) interpôs os quatro processos em nome de consumidores que pretendem receber indemnizações até 100 mil euros.

Estes podem ser o primeiros processos do género, uma vez que a VSV já assinalou que mais de seis mil pessoas de diferentes países estão a ponderar avançar com uma ação coletiva contra o governo austríaco no próximo ano.

A VSV refere que escreveu uma carta ao chanceler austríaco, Sebastian Kurz, pedindo-lhe que aceite um acordo nestes processos.

Meses depois do surto em Ischgl, o governo de Kurz mantém que agiu de acordo com as informações que dispunha na altura.

No entanto, a VSV argumenta que os governos locais e nacional sabiam da ameaça de contágio em massa nas estâncias de esqui mais populares da Áustria, como era o caso de Ischgl, e responderam muito lentamente.

O primeiro caso de coronavírus foi oficialmente reportado em Ischgl no dia 7 de março, mas Alexander Klauser, advogado que representa algumas das pessoas que contraíram o coronavírus nas estâncias do Tirol, afirmou esta quarta-feira numa conferência de imprensa que as autoridades austríacas já tinham conhecimento de infeções em fevereiro.

“No dia 25 de fevereiro, as autoridades encerraram um hotel em Innsbruck porque um dos funcionários testou positivo. Isso significa que as autoridades reagiram imediatamente a este caso em Innsbruck. Mas não reagiram em casos posteriores, embora existam provas de que as autoridades austríacas foram informadas dos casos em Ischgl e noutras estâncias de esqui nos dias 3, 4 e 5 de março”, sublinhou o advogado.

A agência de saúde pública austríaca já disse que acredita que havia contágios de SARS-CoV-2 em Ischgl no dia 5 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório