Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Lisboa na 'lista negra' alemã; Brasil com mais 33 mil casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Lisboa na 'lista negra' alemã; Brasil com mais 33 mil casos

Portugal contabilizou esta quarta-feira mais três mortos relacionados com a Covid-19 e 802 novos casos de infeção, confirmando a tendência de crescimento que vem sendo avisada pelas autoridades. Desde o início da pandemia Portugal já registou 1.928 mortes e 70.465 casos de infeção.

DGS indica que as três mortes foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde também se verifica o maior número de infeções e o maior aumento diário.

A pandemia do novo coronavírusinfetou mais de 31,6 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo mais de cinco milhões na Europa.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h56 Presidente do Flamengo e sucessor de Jesus testam positivo à Covid-19. O Flamengo tem mais dois casos confirmados do novo coronavírus, com os testes positivos de Rodolfo Landim, líder do clube carioca, e Domènec Torrent, sucessor de Jorge Jesus no comando do Flamengo.

23h48A situação em Portugal. O país registou hoje, também, mais 802 casos de infeção confirmados, fixando-se o número total em 70.465. Em baixo, pode ver uma relação do registo diário de casos de infeção desde 1 de junho até esta quarta-feira.

23h45A situação em Portugal. Portugal regista hoje 1.928 mortes relacionadas com a Covid-19, mais três do que no dia anterior. Em baixo, pode ver uma relação do registo diário de óbitos desde 1 de junho até esta quarta-feira:

23h35 - Os números globais da pandemia, esta quarta-feira:

  • 32.053.600 casos de infeção, dos quais;
  • 23.635.012 estão recuperados (73%);
  • 7.438.265 são casos ativos (23%), dos quais 62.270 estão em estado grave (0,008%);
  • 980.323 morreram (3%).

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados disponibilizados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC), mas estes não incluem os números avançados pelos diversos países ao longo do dia.

22h59 Brasil reporta pelo segundo dia consecutivo 33 mil casos de coronavírus. As autoridades brasileiras reportaram esta quarta-feira mais 33.281 novos casos de contágios, o segundo dia consecutivo acima dos 33 mil. São ainda reportadas mais 869 mortes. No total, o país contabiliza, desde o início da pandemia mais de 4,6 milhões de casos de infeção confirmados e mais de 138 mil mortes.

22h50 "Idosos precisam de quem os defenda e é isso que o Governo está a fazer". O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, garantiu, na noite desta quarta-feira, em entrevista à SIC Notícias, que os lares de idosos continuam a ser das maiores preocupações do Governo, na luta contra a pandemia da Covid-19 e que o Executivo está a fazer de tudo para os "defender".

22h25 Alemanha coloca Lisboa na lista de regiões de risco. A Alemanha acrescentou hoje a Área Metropolitana de Lisboa à lista de regiões de risco devido ao aumento de infeções por Covid-19, revelou o Ministério dos Negócios Estrangeiros germânico. Isto significa que os turistas que regressam destes territórios são obrigados a realizar teste à Covid-19 e permanecer em quarentena enquanto aguardam o resultado.

22h09 Estudo sugere que doentes com dengue possam ter imunidade. Um estudo que analisou a dinâmica da Covid-19 no Brasil indica que cidadãos infetados com dengue poderão desenvolver alguma imunidade contra o novo coronavírus, numa investigação que ainda não está concluída.

21h21 Governo italiano quer reabertura "progressiva e segura" dos estádios. O governo italiano vai apresentar sexta-feira ao Comité Científico e Técnico uma proposta de reabertura "progressiva e segura" dos estádios de futebol e outras instalações desportivas à presença de público em tempos de Covid-19.

21h20 Maioria dos trabalhadores da Mendes Gonçalves testaram negativo. A fábrica Mendes Gonçalves, na Golegã, anunciou hoje que 293 dos trabalhadores testados à Covid-19 tiveram resultado negativo, mantendo um total de 11 infetados, na sua maioria assintomáticos ou com sintomas leves.

20h35 - Ex-ministro da Saúde diz ser preciso "agir depressa" com testes rápidos. O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes defendeu hoje que é preciso ser "ágil e agir depressa" sobre a utilização dos testes rápidos para "controlar melhor" o circuito de transmissão de Covid-19.

19h52Madeira sem registo de novos casos mantém os 55 ativos. A Madeira mantém hoje os mesmos 55 casos casos positivos de covid-19 registados na terça-feira, totalizando um cumulativo de 205 situações confirmadas e 150 doentes recuperados, informou a autoridade regional de saúde.

19h43 Utentes e funcionários dos lares de Redondo com teste negativo. Os testes à Covid-19 realizados aos utentes e funcionários dos quatro lares do concelho de Redondo, no distrito de Évora, "deram negativo", mas registaram-se dois novos casos na comunidade, disse hoje o presidente do município.

19h35 Registados mais de 13 mil casos em França. O Ministério da Saúde francês divulgou hoje o mais recente boletim epidemiológico, que deu conta de 13.072 novos casos de coronavírus e mais 43 vítimas mortais nas últimas 24 horas. França totaliza 481.141 casos confirmados e 31.459 óbitos desde o início da pandemia

19h30 Laboratório anuncia parceria para aumentar produção de remdesivir. A farmacêutica Hovione anunciou hoje uma parceria com a congénere Ligand para "aumentar significativamente" a produção do antiviral Veklury (remdesivir), indicado para o tratamento da infeção por SARS-CoV-2, o vírus na origem da Covid-19.

19h28 Johnson & Johnson anuncia testes finais de vacina em oito países. A Johnson & Johnson anunciou hoje que irá começar os testes da fase 3, última etapa de desenvolvimento da sua vacina contra a Covid-19, que deverá incluir até 60 mil voluntários em oito países, incluindo o Brasil.

19h23 - Reino Unido recorda 'regra dos seis', ou seja, o limite de ajuntamentos a seis pessoas. A aceleração da pandemia no país levou o Governo a anunciar mais restrições a partir de quinta-feira, impondo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, o uso de máscaras por clientes e funcionários em espaços comerciais e recomendou que as pessoas que possam fiquem a trabalhar de casa.

18h55 - O Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que os estudos mostram que menos de 10% da humanidade tem anticorpos contra a Covid-19. Os estudos que medem se uma comunidade desenvolveu anticorpos contra a Covid-19 ainda mostram percentagens abaixo dos 10%, "o que indica que a maioria do mundo continua suscetível e continua a ter que aplicar todo o tipo de ações para prevenir o contágio", segundo indicou Maria Van Kerkhove, diretora-técnica da organização. A epidemiologista explicou que existem centenas destes estudos de seroprevalência com resultados diferentes, sendo difícil chegar a conclusões categóricas, mas que é seguro afirmar que mais de 90% das pessoas continuam sem anticorpos.

18h20 - Espanha com mais 11 mil novos casos e 130 mortes. As autoridades sanitárias espanholas reportaram esta quarta-feira mais 11.289 novos casos e 130 mortes. O país contabiliza assim 693.556 casos confirmados por teste PCR desde o início da pandemia e 31.034 mortes.

18h15 Utentes criticam metros "à pinha" e autocarros "lotados" no Porto. Metros "à pinha" nas horas de ponta e autocarros que "nem param porque seguem lotados" são os relatos dos utentes dos transportes públicos do Porto, que pedem reforço de veículos e fiscalização, mas também apontam o dedo entre si.

17h58Verdadeira pandemia só agora começou, defende virologista alemão. O virologista alemão Christian Drosten, cientista de referência e assessor do Governo alemão para os temas da Covid-19, advertiu hoje que a "verdadeira pandemia" do novo coronavírus só agora está a começar. "A verdadeira pandemia chega agora. Também aqui [na Alemanha]. Quanto muito, poderemos falar das lições da primeira vaga na Europa", em que as diferenças foram enormes, sublinhou Drosten numa entrevista para a Cimeira Mundial da Saúde (CMS), que decorrerá em Berlim de 25 a 27 deste mês num formato semi-presencial devido à Covid-19.

17h25 mara encerra lar ilegal em Gondomar após cinco novos casos positivos. O lar ilegal Paródias e Ternuras, em Gondomar, foi hoje encerrado coercivamente após terem sido detetados mais cinco casos de Covid-19 a juntar aos 29 iniciais, anunciou o presidente da câmara, Marco Martins.

17h15 Plano Outono Inverno conta com os setores privado e social. A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que o Plano Outono Inverno 2020/21 conta com os setores privado e social para organizar as respostas à pandemia de Covid-19.

17h01 Jogador do AC Milan diagnosticado com Covid-19 dois dias depois de jogar. O AC Milan anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta quarta-feira, que Léo Duarte foi diagnosticado com Covid-19, no seguimento da mais recente bateria de testes.

16h55Itália regista 1.640 novos casos e mais 20 vítimas mortais. A proteção civil italiana anunciou esta quarta-feira que foram identificados 1.640 novos casos de coronavírus e morreram mais 20 pessoas em 24 horas. No total, Itália soma 302.537 casos positivos e 35.758 mortes. 

16h50DGS e Santuário estão a fazer avaliações para cerimónias de outubro. A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a analisar o plano de contingência apresentado pelo Santuário de Fátima para a peregrinação de 13 de outubro e os trabalhos já se encontram na fase de preparação técnica.

16h47 Progressão de infeções acelera no Reino Unido. A propagação do coronavírus no Reino Unido está acelerar dia após dia. Segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico, nas últimas 24 horas foram diagnosticados 6.178 novos casos de infeção (no dia anterior tinham sido registados perto de cinco mil). Pelo segundo dia consecutivo as autoridades britânicas revelaram que morreram 37 pessoas devido à Covid-19. 

16h44 Utilização de testes rápidos definida "até ao final da semana". A utilização de testes rápidos de detenção de Covid-19 será definida no final da semana por um conjunto de peritos, disse hoje a ministra da Saúde, ressalvando que a fiabilidade dos resultados é uma preocupação.

16h40 Lisboa novamente na 'lista negra' da Bélgica. As autoridades belgas voltaram a colocar, esta quarta-feira, Lisboa na lista das "zonas vermelhas", consideradas de alto risco devido à propagação da Covid-19, tal como aconteceu em julho.

15h58 Portugal tem 44 surtos ativos em lares e 705 idosos infetados. Portugal tem 44 surtos ativos de covid-19 em lares de idosos, que afetam 705 utentes, dos quais 114 estão internados nos hospitais, divulgou hoje a ministra da Saúde.

15h27 Portugal tem 285 surtos ativos de Covid-19, 129 no norte. Portugal tem 285 surtos ativos, a maioria na região Norte (129), seguida de Lisboa e Vale do Tejo (90), disse hoje a ministra da Saúde, Marta Temido. Há ainda 27 surtos ativos na região Centro, 24 no Algarve e 15 no Alentejo, adiantou Marta Temido na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19.

15h22 Biotecnológica com sede em Cantanhede inicia testes de vacina em ratinhos. Uma empresa de biotecnologia com sede no Parque Tecnológico de Cantanhede vai iniciar no próximo mês testes em ratinhos para desenvolver uma vacina para a Covid-19, disse hoje à agência Lusa o CEO da Immunethep, Bruno Santos. De acordo com o responsável da empresa, dentro de dois a três meses deverão existir "resultados que permitam iniciar testes em humanos".

15h19Testes rápidos "ainda não estão recomendados" para diagnóstico da Covid. A ministra da Saúde, Marta Temido, recordou as palavras de António Lacerda Sales e reiterou que "a utilização destes testes ainda não está recomendada entre nós para diagnóstico de casos de infeção" pelo novo coronavírus. "Até ao final desta semana", acrescentou, "teremos uma definição sobre as circunstâncias em que estes testes podem ser utilizados". 

15h12 - Mais 74 pessoas internadas nos últimos 5 dias. O número de internamentos continuou a subir nas últimas 24 horas, registando-se mais 25, num total de 571 doentes internados com Covid-19. Desde o último sábado, 19 de setembro, que este dado tem apenas subido, somando 74 novos internamentos desde então. Das 571 pessoas hospitalizadas neste momento, 77 estão em unidades de cuidados intensivos (UCI).

Este número está, ainda assim, muito longe do pico de hospitalizações, atingido a 16 de abril (1.302), conforme lembrou hoje Marta Temido durante a conferência de imprensa da DGS. A ministra da Saúde sublinhou ainda que, do total de doentes já diagnosticados com a Covid-19 em Portugal, 65,7% estão recuperados, 38,8% ainda doentes estão em casa, 0,8% estão hospitalizados e 2,7% morreram.

15h11 Portugal regista mais três mortes e 802 novos casos da Covid-19. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais três mortes (um aumento de 0,16%) e 802 novos casos (uma variação de  1,15%) da Covid-19. Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico, revelado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país já contabilizou um total de 1.928 óbitos e 70.465 infeções.

15h03 Açores com cinco novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Os Açores registaram nas últimas 24 horas cinco casos positivos de Covid-19, dos quais dois em São Miguel, um na Terceira e dois no Pico, elevando para 282 o total de doentes desde o início da pandemia.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório