Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais de 800 novos casos cá. Museus perderam 70% dos visitantes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 800 novos casos cá. Museus perderam 70% dos visitantes
Notícias ao Minuto

07:50 - 23/09/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Desde o início da pandemia em Portugal, há registo de 70.465 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 1.928 óbitos, sendo que três mortes e 802 contágios foram reportados esta quarta-feira. Um total de 46.290 pessoas foram dadas como recuperadas.

Com a pandemia do novo coronavírus a impactar a economia portuguesa (e do mundo), o Parlamento debate hoje o Plano de Recuperação e Resiliência - cujas linhas gerais foram apresentadas por António Costa, na segunda-feira, aos partidos e, ontem, no plenário do CES.

Os subsídios fornecidos pela União Europeia visam ajudar a recuperar da crise provocada pela Covid-19 e, de acordo com o ministro da Economia, Siza Vieira, "o mais importante" na atribuição de subsídios "é sabermos se os gastamos bem, se os gastamos investindo na recuperação da nossa economia".

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h32 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos aqui.

15h26 - Bares e discotecas voltam a encher em Wuhan, cidade onde 'nasceu' a Covid.

Notícias ao Minuto© Getty Images

15h23 - Portugal tem 285 surtos ativos de Covid-19, 129 no norte. O país tem 285 surtos ativos, a maioria na região Norte (129), seguida de Lisboa e Vale do Tejo (90), disse hoje a ministra da Saúde, Marta Temido. Há ainda 27 surtos ativos na região Centro, 24 no Algarve e 15 no Alentejo.

15h18 - Isolamento social em aldeia espanhola junto à fronteira portuguesa. O Governo regional da Estremadura espanhola aprovou hoje o isolamento social de Eljas, uma povoação com 900 habitantes a cerca de 10 quilómetros da fronteira portuguesa (Beira Interior), que acumula mais de uma centena de casos de Covid-19.

15h14 - Biotecnológica com sede em Cantanhede inicia testes de vacina em ratinhos. Uma empresa de biotecnologia com sede no Parque Tecnológico de Cantanhede vai iniciar no próximo mês testes em ratinhos para desenvolver uma vacina para a Covid-19, disse hoje à agência Lusa o CEO da Immunethep, Bruno Santos.

15h12 - Açores com cinco novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. A região autónoma registou nas últimas 24 horas cinco casos positivos de Covid-19, dos quais dois em São Miguel, um na Terceira e dois no Pico, elevando para 282 o total de doentes desde o início da pandemia.

15h08 - Ex-responsável pela segurança de Macron internado com Covid-19. Alexandre Benalla, de 29 anos, testou positivo à Covid-19 e foi internado em estado grave, esta terça-feira à noite.

15h03 - Testes rápidos "ainda não estão recomendados" para diagnóstico da Covid. Durante a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, Marta Temido referiu que têm "estado a trabalhar relativamente a esse tema".

"Aquilo que está a surgir no mercado, em termos de alternativas nesta área, é muito dinâmico e, portanto, a questão da disponibilidade para os portugueses dos melhores testes em cada momento com garantia da sua segurança, fiabilidade e capacidade de detetar em cada caso com certeza aquilo que é o estado de saúde do indivíduo são, para nós, fundamentais". 

A ministra da Saúde recordou as palavras de António Lacerda Sales e reiterou que "a utilização destes testes ainda não está recomendada entre nós para diagnóstico de casos de infeção" pelo novo coronavírus.

14h55 - Ordem dos Advogados alerta para eventual surto no Tribunal da Amadora. A Ordem dos Advogados (OA) revelou hoje que dois procuradores do Tribunal da Amadora foram infetados pelo novo coronavírus e "terão contactado com elevadíssimo número de pessoas nesse tribunal, o que pode ter conduzido a um surto" infeccioso.

14h48 - Ministro assegura que Espanha não administrará vacina até que existam certezas de que é segura. O ministro espanhol da Ciência e Inovação, Pedro Duque, sublinhou, esta quarta-feira, que apesar da probabilidade de a primeira vacina contra a Covid-19 chegar aos países da União Europeia ainda este ano, Espanha não administrará nenhuma vacina até estarem convencidos "de que é segura", reporta o El País.

14h44 - Atualização mundial. A pandemia do novo coronavírus infetou mais de 31,6 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo mais de cinco milhões na Europa, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

14h26 - O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo afirmou hoje no Parlamento que os utentes do lar de Reguengos de Monsaraz onde em junho espoletou um surto da Covid-19 tiveram sempre acompanhamento médico e de enfermagem.

"Houve sempre um acompanhamento médico e de enfermagem. O que pode ter havido foi um agravamento rápido da situação, que a certa altura não foi fácil de controlar", disse, justificando a situação com a carência de funcionários.

14h15 - Acompanhe a habitual conferência de imprensa da DGS, hoje com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido.

14h02 - Portugal registou nas últimas 24 horas mais três óbitos e 802 novos casos da Covid-19. Os números constam do Relatório de situação epidemiológica em Portugal divulgado pela DGS e no qual é referido ainda que há mais 316 recuperados. Quanto a internamentos há mais 25 pessoas internadas (571 no total) e mais sete em unidades de Cuidados Intensivos (77).

13h55 - Os museus, monumentos e palácios nacionais registaram uma quebra de cerca de 70% de visitantes no primeiro semestre de 2020, comparando com o mesmo período de 2019, revelou hoje à agência Lusa a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)

13h36 - Três restaurantes em Penacova encerrados. Três restaurantes de Penacova foram encerrados devido à existência de contágios pela Covid-19 em cada um deles, disse hoje o presidente da Câmara Municipal à agência Lusa.

13h04 - Criado capacete com filtros para proteger contra a Covid-19. A pandemia de Covid-19 fez com que as máscaras se tornassem parte do nosso quotidiano mas há empresas que têm propostas para levar a sua proteção um pouco mais além. É o caso da MicroClimate, que apresentou um capacete com visor equipado com filtros de ar para se sentir mais protegido.  

12h58 - Treinador do Gil Vicente recupera da infeção. O treinador Rui Almeida, um dos 18 elementos do Gil Vicente que acusou positivo nos testes à Covid-19, já recuperou da infeção, confirmou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.

12h54 - Praxes académicas vão ser fiscalizadas. O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, alertou hoje que as praxes académicas vão ser fiscalizadas no âmbito da pandemia de Covid-19 e apelou à moderação dos estudantes do ensino superior nesta altura.

12h16 - Com surto 'estancado', Sporting recebe Aberdeen sem novos casos. Todos os testes realizados ao plantel regressaram com resultado negativo.

12h14 - Ryanair prolonga isenção de alteração nos voos em outubro e novembro. A Ryanair anunciou, esta quarta-feira, que vai prolongar a isenção da taxa de alteração de voo para todos os clientes que reservem viagens para outubro e novembro de 2020. Objetivo é "oferecer mais flexibilidade e tranquilidade aos seus clientes".

12h08 - mara de Grândola cancela edição 2020 da Feira de Chocolate. "Tendo em conta a imprevisibilidade da evolução da pandemia global do coronavírus e as restrições impostas pelo Estado de Contingência à realização de eventos que implicam a aglomeração de pessoas, o Município considera que não estão reunidas as condições (...) para realizar a Feira de Chocolate marcada para os dias 6,7 e 8 de novembro", informou a Câmara Municipal, numa nota enviada às redações.

11h50 - "A etiqueta respiratória é uma medida que deve ser mantida em todos os momentos". A Direção-Geral da Saúde recorreu às redes sociais para recordar a importância de cumprir a etiqueta respiratória. 

"Quando espirrar ou tossir, tape o nariz e a boca com o braço e troque a máscara assim que possível, lavando e/ou desinfetando as mãos de seguida", pode ler-se na publicação.

11h47 - Caso de Covid-19 obriga 500 alunos de residência a ficar em quarentena. Todos os 500 estudantes de uma residência universitária, em Dundeee, na Escócia, estão obrigados a estar em isolamento, após ter sido detetado um caso de Covid-19 entre um dos alunos.

11h42 - Forças de segurança sensibilizam nas escolas: "Confiança é fundamental". O Ministério da Educação e o Ministério da Administração Interna deram as mãos neste início do ano letivo para, através das forças de segurança, promover ações de sensibilização sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19 a adoptar nas escolas.

11h28 - Taxa de poupança das famílias dispara para 10,6% com a pandemia. A taxa de poupança aumentou para 10,6% (7,5% no trimestre anterior). "Este resultado reflete sobretudo a diminuição de 3,7% do consumo final", segundo o INE.

11h19 - Governo prevê défice de 7% para este ano. O Governo prevê para este ano um défice de 7,0%, segundo o reporte a Bruxelas hoje divulgado, acima dos 6,3% apontados no Orçamento do Estado Suplementar, mas em linha com a revisão anunciada em julho pelo ministro das Finanças.

11h17 - Pandemia 'atira' défice para 5,4% do PIB no 1.º semestre. Os dados foram divulgados pelo INE. "Considerando o conjunto do primeiro semestre de 2020, o saldo das AP fixou-se -5,4% do PIB em 2020, o que compara com -1,2% em igual período de 2019", pode ler-se no relatório do INE.

11h16 - Consórcio propõe terapia para eliminar o vírus em segundos. Um consórcio formado pela Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e duas empresas, uma portuguesa e outra canadiana, quer desenvolver uma terapia inovadora para eliminar "em poucos segundos" o vírus que provoca a Covid-19, foi hoje anunciado.

11h11 - África com mais 255 mortos e 8.319 novas infeções nas últimas 24 horas. O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu nas últimas 24 horas para 34.327, mais 255, e há mais 8.319 casos de infeção, num total de 1.420.629, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

11h03 - Dois procuradores do Tribunal da Amadora com teste positivo. Dois procuradores do Tribunal da Amadora tiveram teste positivo à Covid-19, encontrando-se em isolamento, e, dado o contacto com "um elevadíssimo número de procuradores, juízes e oficiais de justiça", foi decidido que o serviço será feito em teletrabalho.

10h50 - Menos médicos no SNS? "É uma situação que decorre do atraso na conclusão do concurso de recém-especialistas". Em declarações aos jornalistas, esta quarta-feira, durante uma visita a centros de saúde em construção em Lisboa, a ministra da Saúde reagiu às afirmações do Bloco de Esquerda sobre a existência de menos médicos no SNS este ano.

"Permita-me dar uma informação que acho que é importante. Este ano, por força do contexto pandémico, o concurso para a colocação de recém-especialistas da primeira época, que normalmente decorrem em maio, só agora estão em curso. É por isso que, neste momento, apesar de termos mais médicos no SNS, temos menos especialistas", começou por esclarecer.

"Temos, neste momento, mais médicos do que tínhamos no final de 2019. Pontualmente, quando olhamos para o mês de setembro, de 2020, verificamos que temos cerca de menos 200 médicos especialistas. É uma situação que decorre do atraso na conclusão do concurso de recém-especialistas. Concretizado o concurso, que conta com 950 vagas para as áreas hospitalar e de saúde pública e 444 vagas para a área de medicina geral e familiar, vamos ficar novamente numa situação de vantagem", assegurou.

Já sobre as palavras do sindicato que afirma que só estão a trabalhar com um terço dos enfermeiros nos hospitais, Marta Temido frisou que "nunca o Serviço Nacional de Saúde teve tantos profissionais de saúde"

10h37 - Segurança Social já pagou mais de 88 mil subsídios por isolamento profilático. A Segurança Social já pagou 88.258 subsídios por isolamento profilático, num montante de 40,2 milhões de euros, anunciou o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, esta quarta-feira.

Segundo o Correio da Manhã, os doentes que ficaram de baixa médica nos últimos meses ainda não receberam a totalidade do valor que deviam ter recebido pela doença e pelo isolamento profilático que esta exige.

Porém, a tutela esclarece que o subsídio por isolamento tem sido pago a 100%, mas a baixa por doença Covid-19, que foi aprovada recentemente, apenas será "paga em outubro, com retroativos a 25 de julho, data de entrada em vigor do Orçamento Suplementar". 

10h22 - Catalunha reporta 800 novos casos. A região espanhola registou 800 novos casos nas últimas 24 horas, reporta o El País. Pela primeira vez, nesta segunda vaga, a Catalunha conta com mais de 150 pessoas nos cuidados intensivos.

10h05 - Atualização na Rússia. O país confirmou, esta quarta-feira, 6.431 novos casos de infeção, elevando o total acumulado para 1.122.241. A Rússia é o quarto país do mundo com mais casos confirmados.

10h00 - PIB espanhol teve queda histórica no segundo trimestre. A economia espanhola contraiu 17,8% entre abril e junho deste ano, no seguimento das medidas tomadas para conter a propagação do novo coronavírus, de acordo com o El País. Este número está, ainda assim, ligeiramente abaixo da estimativa anterior, que apontava para uma quebra de 18,5%. 

09h45 - Retoma dos voos em Angola. Ligações quase diárias entre Lisboa e Luanda. A reabertura do espaço aéreo de Angola, em 21 de setembro, vai permitir ligações quase diárias entre Lisboa e Luanda com as transportadoras portuguesa, TAP, e angolana, TAAG, a voarem três vezes por semana, em dias alternados.

09h38 - Lar da Mitra mantém-se a funcionar. Surto tem 34 casos da Covid-19. Foi registado um surto de Covid-19 no Lar da Mitra, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), em Marvila. Há 34 pessoas infetadas - 17 utentes e 17 profissionais de saúde - com um dos residentes a ter apresentado sintomas e a ter sido hospitalizado. Os outros 16 estão num piso à parte. 

09h30 - Testes rápidos? Francisco George esteve, esta terça-feira, na TVI24, onde versou sobre a importância dos testes rápidos ao novo coronavírus no combate à pandemia. O presidente da Cruz Vermelha avançou que "este teste está previsto no plano que a ministra da Saúde apresentou - de outono/inverno". 

Questionado sobre qual a razão de existirem tantos falsos negativos nos testes rápidos, Francisco George foi taxativo: "Não há. Há testes rápidos de vários tipos" e estes que a Cruz Vermelha possui "têm um índice muito baixo de falsos negativos, praticamente desprezível (...) Quando é positivo, é positivo. É sinal que a proteína foi identificada e que esse caso suspeito tem a infeção". 

09h27 - Ator brasileiro Vladimir Brichta testa positivo para a Covid-19. Vladimir Brichta, de 44 anos, foi infetado com o novo coronavírus. Uma informação que foi confirmada pela assessoria do ator brasileiro, que está casado com Adriana Esteves.

O casal está em isolamento, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde.

09h17 - A Comunidade de Madrid que, desde segunda-feira, limitou a mobilidade a cerca de 850 mil pessoas, não vai multar quem não cumprir as medidas decretadas pelo governo regional, até que estas sejam validadas pelos tribunais.

Através do Twitter, o responsável pela pasta da Justiça e do Interior na Comunidade Autónoma de Madrid, Enrique López, confirmou que os cidadãos "estão, na maioria, a cumprir" as recomendações. 

09h11 - Cientistas descobrem potencial caso de Parkinson causado por Covid-19. Um homem de 45 anos terá sido diagnosticado com Covid-19 e depois terá começado a apresentar sintomas típicos da doença de Parkinson, de acordo com médicos do Hospital Universitário Samson Assuta Ashdod, em Israel.

08h55 - Governo do Brasil autoriza regresso dos adeptos aos estádios de futebol. O Governo brasileiro liderado por Jair Bolsonaro aprovou um estudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o regresso dos adeptos aos estádios, apesar de ainda não terem sido divulgadas datas em concreto.

08h45 - Reino Unido não descarta segundo confinamento, se restrições não forem eficazes. Em declarações à Sky News, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, admitiu que um novo confinamento não está fora de hipótese, mas que o governo tomará todas as medidas para evitá-lo.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou, esta terça-feira, um pacote de medidas mais apertadas para combater o aumento de novos casos. 

08h30 - Pessoas sem sintomas carregam níveis elevados e perigosos de coronavírus. Indivíduos assintomáticos podem ser a força motriz por trás da propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, afirmam especialistas.

Investigadores alertam que pessoas assintomáticas - infetadas com o novo coronavírus, mas que não experienciam sintomas - têm o "mesmo potencial" de espalhar o vírus, comparativamente a quem adoece gravemente e tem febre, dores no corpo, tosse seca persistente e perda de olfato ou paladar. 

08h25 - Alemanha com mais de 275 mil casos confirmados. De acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Robert Koch, o país registou 1.769 novos casos nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 275.927. 

No que diz respeito ao número de óbitos, o total acumulado é de 9.409, um aumento de 13 face a ontem.

08h00 - Fim da pandemia? Estudo aponta para últimos meses de 2021. Um novo estudo da consultora McKinsey prevê que, nos países mais desenvolvidos, o fim da pandemia do novo coronavírus seja provavelmente alcançado no terceiro ou quarto trimestre de 2021

A consultora indica dois finais para a pandemia. Um do ponto de vista epidemiológico - que acontecerá quando for alcançada a imunidade de grupo - e outro tendo em conta a transição para uma nova normalidade, possivelmente no primeiro ou segundo trimestre de 2021. 

07h55 - Governo tranquiliza. Está "preparado" para estender moratórias (e não só). O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, transmitiu, na terça-feira, uma mensagem de tranquilidade às empresas, deixando a garantia que o Governo está preparado para prolongar as moratórias, flexibilizar o apoio à retoma progressiva e até lançar novas linhas de crédito.

07h30 - Argentina regista recorde diário de mortos. O país registou 12.027 infetados e 470 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário, elevando o total de óbitos para 13.952 e o de casos para 622.934.

07h29 - Máscaras obrigatórias nos casinos de Macau até 2021. Todos os trabalhadores dos casinos de Macau vão continuar a ser obrigados a utilizar máscara até 22 de março de 2021, segundo um despacho divulgado hoje diretor dos Serviços de Saúde da capital mundial do jogo.

07h25 - China soma 38 dias sem casos locais. O país atingiu hoje 38 dias consecutivos sem infeções locais de Covid-19, mas registou dez casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas.

07h15 - Índia ultrapassa as 90 mil mortes. O país registou 1.085 mortos e 83 mil infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, mostrando algum declínio depois de atingir um número recorde há uma semana, segundo dados oficiais das autoridades.

07h10 - Trump diz que evitou cenário de "mais de dois milhões de mortos". O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira, durante um comício no estado da Pensilvânia, que evitou o cenário dos EUA registarem mais de dois milhões de mortos por Covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar".

"A China deveria tê-lo detido [o coronavírus] na sua fronteira. Não deviam tê-lo deixado espalhar-se pelo mundo e isso é terrível", acrescentou Trump, que expressou orgulho por ter ordenado rapidamente o fecho das fronteiras a cidadãos chineses, algo que no entanto, não serviu para impedir a disseminação do coronavírus no país.

07h00 - Mais de 705 mil casos no México.  O país registou 651 mortos e 4.683 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 74.348 e o de casos para 705.263, informaram as autoridades.

Bom dia. Acompanhe aqui todas as incidência relacionadas com o novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório