Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Governo tranquiliza. Está "preparado" para estender moratórias (e não só)

O ministro da Economia considera que é importante manter o apoio às empresas.

Governo tranquiliza. Está "preparado" para estender moratórias (e não só)
Notícias ao Minuto

07:30 - 23/09/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia Siza Vieira

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, transmitiu, na terça-feira, uma mensagem de tranquilidade às empresas, deixando a garantia que o Governo está preparado para prolongar as moratórias, flexibilizar o apoio à retoma progressiva e até lançar novas linhas de crédito.

"O mais importante neste momento é conseguirmos continuar a apoiar as empresas num esforço de sobrevivência a uma conjuntura muito adversa. Estamos preparados para estender as moratórias bancárias, para flexibilizar o apoio à retoma progressiva, para lançar novas linhas de crédito", disse Pedro Siza Vieira, em entrevista à TVI.

O ministro da Economia assume que a "contração máxima da economia ficou para trás", porém, sublinha que o que "temos agora ainda é muito incerto e por isso é importante que o esforço que as empresas e os trabalhadores fizeram até ao momento possa continuar a ser feito". Reitera, assim, que o "Governo está preparado para estender estes apoios".

Já no início do mês, o ministro das Finanças, João Leão, considerou o prolongamento das moratórias de crédito às empresas e famílias uma questão "muito relevante", que o Governo está a estudar, e quer ter novidades até à apresentação do Orçamento do Estado.

Neste momento está em vigor uma moratória até março de 2021, sob as recomendações da Autoridade Bancária Europeia (EBA), mas o PSD também já tinha sinalizado que pretende ver o prazo alargado até setembro.

Desde abril que milhares de famílias não estão a pagar o crédito à habitação, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos créditos à habitação por seis meses, com suspensão dos pagamentos das prestações (juros e capital) até 30 de setembro, prazo que, entretanto, foi estendido até 31 de março de 2021.

As moratórias de crédito (que suspendem pagamentos de capital e/ou juros) foram criadas como uma ajuda a famílias e empresas penalizadas pela crise económica desencadeada pela pandemia da Covid-19.

Em junho, o Governo decidiu estender as moratórias de setembro deste ano para 31 de março de 2021 e alargou também as condições em que os clientes podem aceder às moratórias. Os clientes podem pedir acesso às moratórias até final de setembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório