Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Lisboa. Lar da Mitra enfrenta segundo surto mas mantém-se a funcionar

Primeiro surto - mais pequeno - ocorreu na primeira quinzena de abril.

Lisboa. Lar da Mitra enfrenta segundo surto mas mantém-se a funcionar
Notícias ao Minuto

09:36 - 23/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

Foi registado um segundo surto de Covid-19 no Lar da Mitra, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), em Marvila. Há 34 pessoas infetadas - 17 utentes e 17 profissionais de saúde - com um dos residentes a ter apresentado sintomas e a ter sido hospitalizado, avança a RTP. Os outros 16 estão num piso à parte. 

A instituição mantém-se a funcionar. 

De referir que este é o segundo surto nesta instituição desde o início da pandemia, com o primeiro - de menor dimensão - a ter ocorrido na primeira quinzena de abril

Na altura, chegaram ao Notícias ao Minuto queixas de falta de recursos humanos, materiais de proteção desadequados e de má qualidade e, ainda, em quantidade insuficiente, por parte de quem trabalha na instituição. 

Segundo uma denúncia, existiam, em cada turno de trabalho, apenas uma auxiliar e uma enfermeira responsáveis pelos doentes infetados. A somar a isso estava a escassez dos materiais de proteção, que colocavam em risco a própria proteção de quem ali trabalha.

Já por parte da SCML a versão foi outra. Fonte da instituição garantiu, na altura, que "a resposta [da instituição] está a ser feita de acordo com o plano de contingência" e que ninguém entra na Mitra sem ser sujeito a controlo da temperatura, sem o kit de proteção e sem a apresentação de uma declaração onde o funcionário assume não apresentar sintomas da doença.

Recorde-se que sobre o surto agora ativo, ontem, o gabinete de imprensa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa afirmou não ter informações acerca da gravidade do estado de saúde do utente internado e que não estava ainda identificada a origem dos casos.

O Lar da Mitra acolhe na sua totalidade utentes com demências e doenças psiquiátricas. A Mitra é apenas um dos 13 lares da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e dá assistência a 57 do total de cerca de 500 utentes da SCML

Recomendados para si

;
Campo obrigatório