Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Espanha "está na 2.ª vaga"; Brasil supera 137 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Espanha "está na 2.ª vaga"; Brasil supera 137 mil mortes

Portugal contabilizou esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com a Covid-19 e 623 novos casos de infeção. O número de óbitos desceu hoje depois de na véspera terem sido reportados 13, um número que não se atingia desde 9 de julho. Os casos de contágio também revelam uma tendência de crescimento, regressando ao patamar dos 600, depois de ontem terem sido reportados 552.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.920 mortes e 69.200 casos de infeção. Entre as pessoas infetadas pelo vírus SARS-CoV-2, 518 estão hospitalizadas (mais sete em relação à véspera), o maior número de pessoas internadas desde 29 de maio (529).

Conheça aqui o número de infetados por região, que foi hoje atualizado.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h48 Números no Brasil continuam a descer, mas mortes superam as 137 mil. O Ministério da Saúde brasileiro reporta esta segunda-feira mais 377 mortes associadas ao novo coronavírus, fixando o total acumulado em 137.272 óbitos desde o início da pandemia no país. Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 13.439 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas, um número inferior ao do dia anterior (16.389).

23h35 Bares e restaurantes em Inglaterra vão fechar às 22h para travar pandemia. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai ordenar o fecho de 'pubs', bares e restaurantes em Inglaterra às 22h00 a partir da próxima quinta-feira, para tentar travar o crescimento de novos casos de Covid-19, adiantou hoje a Efe.

23h02Há aumento de casos "claríssimo", "estamos na segunda vaga". O diretor do Centro de Alertas e Emergências em Saúde de Espanha reconheceu esta segunda-feira, durante a conferência de imprensa de atualização da situação pandémica, que já se pode falar de "uma segunda vaga", uma vez que se regista um aumento de casos de contágio "claríssimo".

22h30Sobe para 21 número de infetados no Lar da Cruz Vermelha em Valença. O presidente da Câmara de Valença disse que o número de infetados por Covid-19 no Lar da Cruz Vermelha subiu de 15 para 21, após terem sido hoje conhecidos os resultados dos testes feitos a utentes e funcionários.

21h45Cinco alunos de escolas da região de Leiria infetados. Cinco alunos de escolas da região de Leiria testaram positivo à Covid-19, o que levou a autoridade de saúde a colocar mais de 15 jovens em isolamento profilático, foi hoje anunciado.

21h19 Demite-se ministro da Saúde checo criticado por má gestão da pandemia. O ministro da Saúde da República Checa, Adam Vojtech, demitiu-se hoje depois de inúmeras críticas, de políticos e peritos, à sua gestão da segunda onda da pandemia de Covid-19. "Saio para abrir espaço à adoção de medidas para lutar contra a covid-19", disse Vojtech em conferência de imprensa, hoje, citado pela agencia espanhola EFE.

20h27 - Fernando Simóndiretor do Centro de Alertas e Emergências em Saúde, revelou esta segunda-feira o número de testes de diagnóstico do novo coronavírus que tem vindo a ser realizado em Espanha. "Estamos a realizar 638 mil testes por semana", indicou, o que significa 1.453 testes por cada 100 mil habitantes.

20h24 Madeira com mais três casos positivos. A Madeira tem hoje mais três doentes infetados de Covid-19, elevando para 203 os casos positivos na região, revelou o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE).

20h22 Nível de alerta deve subir no Reino Unido. O alerta relativo à pandemia Covid-19 no Reino Unido deve subir para o segundo nível mais alto, aconselharam hoje diretores gerais de saúde de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. 

20h21 Aldeia em Freixo de Espada à Cinta reclama testes móveis após surto. O presidente da Junta de Freguesia de Poiares, em Freixo de Espada, reclamou hoje uma unidade móvel de testagem à covid-19 para aquela freguesia onde apareceu um surto da doença, dada a distância dos locais de teste fixos.

20h19 Lar da Cruz Vermelha em Valença com 15 infetados. O Lar da Cruz Vermelha de Valença regista 15 casos de infeção pelo novo coronavírus, confirmou hoje à Lusa fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

19h22 Plano Outono Inverno prevê estratégia para triar rapidamente doentes. A definição de uma estratégia nacional para a realização de testes laboratoriais que faça "a rápida separação" de doentes com Covid-19 dos restantes pacientes é uma das medidas do Plano de Saúde Outono Inverno 2020/21.

18h59Brasil abaixo da meta de vacinação pela primeira vez em 25 anos. O Brasil, referência mundial em vacinação, falhou pela primeira vez em 25 anos, a meta de imunização infantil em 2019 e a pandemia de Covid-19 reduziu ainda mais a cobertura de vacinação no país.

18h58Cruz Vermelha espera ter "muito em breve" testes rápidos disponíveis. O presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Francisco George, disse hoje que está a trabalhar com o Ministério da Saúde para que os testes rápidos de deteção de Covid-19 estejam disponíveis "muito em breve".

18h57 Aulas em escola de Lisboa retomadas amanhã após reforço de funcionários. As aulas numa escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, vão ser retomadas na terça-feira, anunciou hoje o agrupamento escolar, após a suspensão das atividades letivas devido à falta de funcionários, em que um destes testou positivo à Covid-19.

18h56 Governo admite usar testes rápidos mas alerta para risco de falsos negativos. O Ministério da Saúde admitiu hoje vir a usar testes rápidos de deteção de Covid-19, que dão resultados em meia hora, mas nunca como critério único de avaliação, já que podem revelar "falsos negativos".

18h55 - Atualizações relativas a surtos nas instituições em Portugal, nas últimas horas:

  • Sobe para 44 número de infetados associados a surto em lar de Ourique. O número de infetados associados ao surto de Covid-19 identificado num lar do concelho de Ourique subiu para 44 e o de internados no hospital de Beja para dois, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.
  • Centro Social na Póvoa de Varzim suspende atividade após 13 casos. O Centro Social Bonitos de Amorim, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, revelou hoje que suspendeu até dia 30 toda atividade, direcionada a criança e idosos, após terem sido detetados 13 casos positivos de Covid-19 na instituição.
  • Número de utentes de lar ilegal em Évora internados sobe para quatro. O número de utentes internados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) do lar ilegal onde surgiu um surto de Covid-19, já com um morto, subiu para quatro, disse hoje fonte da unidade hospitalar.

18h30 França notifica 5.298 novos casos e mais 53 óbitos em 24h. A França registou esta segunda-feira mais 5.298 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias, um número inferior ao apresentado na véspera (11.569). No total, desde o início de março, quando a pandemia chegou ao país, já foram identificados 458.061 casos positivos. O número total de mortes aumentou esta segunda-feira para 31.338, com mais 53 óbitos registados no último dia. Os dados hoje divulgados mostram que a maior parte das mortes ocorreram nos hospitais (20.778, mais 53 do que na véspera).

18h00 "Não há garantia de que uma única vacina em desenvolvimento funcione". O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) fez há instantes uma conferência de imprensa onde sublinhou a importância da instituição no combate a uma crise global como a da pandemia e alertou que o histórico de desenvolvimento de novas vacinas é feito de falhanços e vitórias. "Não temos garantia de que uma única vacina das que estão agora em desenvolvimento funcione. Quanto mais candidatas forem testadas, maiores hipóteses teremos de uma vacina segura e eficiente", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que pode rever mais abaixo.

17h51 Espanha com mais 31 mil casos e 168 mortes desde sexta-feira. Autoridades de Saúde espanholas indicam que o número de novos casos contabilizados é de 31.428, o número mais alto notificado a uma segunda-feira, ou seja, referente a todo o fim de semana. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 671.468 desde o início da pandemia em Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa.

As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 168 pessoas desde sexta-feira, segundo o reportado pelas comunidades. Em termos globais, Espanha já contabiliza 30.663 mortes desde o início da crise pandémica.

16h47 Itália aproxima-se dos 300 mil contágios, com mais 1.350 no último dia. As autoridades sanitárias italianas reportam esta segunda-feira uma ligeira descida no registo diário de novos casos de contágio por novo coronavírus, com 1.350 novas infeções (no domingo foram anunciados 1.587 novos casos). O número de casos de infeção por via do vírus SARS-CoV-2 subiu para os 299.506, devendo amanhã, terça-feira, ultrapassar a barreira dos 300 mil contágios desde o início da pandemia. Foram ainda notificados mais 17 óbitos referentes às últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil italiana, elevando o número total de mortes para 35.724.

16h26 Reino Unido: Mais 4.368 casos na véspera de governo reunir de emergência. O Reino Unido registou mais 11 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 41.788 o total de óbitos associados à Covid-19, informaram esta segunda-feira as autoridades de Saúde britânicas. No que diz respeito ao número casos de infeção confirmados, verifica-se uma subida em relação à véspera, com mais 4.368 pessoas com diagnóstico positivo (no domingo foram reportadas 3.899).

O país já decretou algumas medidas mais restritivas por causa da pandemia, como a proibição da aglomeração de mais de seis pessoas, mas o aumento diário de contágios das últimas semanas levou o primeiro-ministro, Boris Johnson, a anunciar uma declaração oficial sobre a pandemia no parlamento, amanhã, após uma reunião do conselho de emergência.

16h01 Casa de saúde em Sintra com 17 pessoas infetadas. A Casa de Saúde do Telhal, em Algueirão Mem-Martins, no concelho de Sintra, tem nove utentes e oito colaboradores infetados com o novo coronavírus, estando já em marcha a realização de mais 200 testes para o despiste de novos casos na instituição.

15h49 Novo dispositivo vai rastrear nível de oxigénio e temperatura. Um novo dispositivo de rastreamento de Covid-19 pelo nível de oxigénio e de temperatura, através de sensores em postos portáteis, está a ser desenvolvido na Universidade de Aveiro (UA), revelou hoje a instituição.

15h48 Cafés e pastelarias podem encerrar até à 01h. Cafés e pastelarias, e outros estabelecimentos similares aos de restauração, podem encerrar até à 01:00, mas não podem aceitar novas admissões a partir das 00:00, esclareceu o Governo em diploma publicado.

15h30 - Surto com origem em igreja em Torres Vedras com 24 infetados. Um surto com origem na Igreja Cristã Evangélica em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, causou 24 casos de infeção por Covid-19, informou hoje este município. Em nota de imprensa, a Câmara de Torres Vedras divulgou que o surto apresenta 24 casos ativos, dos quais 18 residem no concelho, três no Cartaxo e outros três na Lourinhã.

15h29Ministério da Saúde cria task-force para dar resposta a doentes não-Covid. O Ministério da Saúde anunciou hoje a criação de uma 'task-force' para dar resposta aos doentes não Covid-19, uma medida que faz parte do Plano da Saúde para o Outono-Inverno. A 'task-force', segundo o plano publicado no portal no Serviço Nacional de Saúde, funcionará na dependência do Ministério da Saúde e baseia-se numa "aposta na resposta maximizada nos cuidados de saúde primários, com atendimento presencial, não-presencial e domiciliário, bem como nas respostas de proximidade, incluindo dispensa de medicamentos".

15h28 "Primeira semana do ano letivo correu bastante bem". Sobre o início do ano letivo que arrancou na semana passada, Graça Freitas considerou que "correu bastante bem", apesar de haver ainda "ajustes, melhorias e aprendizagens a fazer" tanto por parte das escolas como dos alunos. "Foram identificados alguns casos, mas do ponto de vista da Saúde Pública nenhum destes casos levaria ao encerramento das escolas", apontou a responsável, esclarecendo que as situações em que houve suspensão de aulas se deveu a falta de pessoal.

15h15 - DGS recomenda máscara no exterior caso não se consiga respeitar distanciamento. Graça Freitas revelou que, "muito brevemente", irá ser emitida uma nova orientação: "Se no exterior não se conseguir respeitar o distanciamento físico recomendado deverão usar máscaras", disse a diretora-geral de Saúde, na conferência de imprensa desta segunda-feira.

15h10 - Maior número de hospitalizados desde 29 de maio, quase quatro meses. Entre as pessoas infetadas pelo vírus SARS-CoV-2, 518 estão hospitalizadas (mais sete em relação à véspera), o maior número de pessoas internadas desde 29 de maio (529), mas muito longe do pico de hospitalizações, atingido a 16 de abril (1.302). Entre os 518 internados, 61 estão em unidades de cuidados intensivos (menos 2 do que ontem).

15h01Portugal regista mais oito mortos e 623 casos confirmados de Covid-19. Portugal identificou mais oito vítimas mortais e 623 infetados pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, revelou esta segunda-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). Com esta atualização, no total, o país passa a somar 1.920 óbitos e 69.200 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório