Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Mais 623 casos em Portugal; Reino Unido "num ponto crítico"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Mais 623 casos em Portugal; Reino Unido "num ponto crítico"
Notícias ao Minuto

07:47 - 21/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pandemia

Portugal contabiliza um total acumulado de 68.577 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 1.912 mortes, sendo que  552 contágios e 13 óbitos foram reportados no domingo (uma descida face a sábado, em que foram reportados 849 casos em 24 horas).

Perante o crescimento do número de novos casos, António Costa alertou, no fim da reunião de emergência de sexta-feira, que se a tendência de crescimento se mantiver, "chegaremos aos mil novos casos por dia" esta semana.

O primeiro-ministro começa hoje a receber os partidos com assento parlamentar sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e para o qual defende um "consenso muito alargado", social e político.

A reunião decorre entre as 10h00 e as 18h00, na Residência Oficial de São Bento.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h45 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências aqui. Em caso de dúvidas, consulte a informação no site da DGS e esteja atento às comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h36 - Surto com origem em igreja em Torres Vedras com 24 infetados. Um surto com origem na Igreja Cristã Evangélica em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, causou 24 casos de infeção por Covid-19, informou hoje este município.

15h29 - Novo dispositivo vai rastrear nível de oxigénio e temperatura. Um novo dispositivo de rastreamento de Covid-19 pelo nível de oxigénio e de temperatura, através de sensores em postos portáteis, está a ser desenvolvido na Universidade de Aveiro (UA), revelou hoje a instituição.

15h25 - "Primeira semana do ano letivo correu bastante bem". Sobre o início do ano letivo que arrancou na semana passada, Graça Freitas considerou, durante a conferência de imprensa de hoje, que "correu bastante bem", apesar de haver ainda "ajustes, melhorias e aprendizagens a fazer" tanto por parte das escolas como dos alunos.

"Foram identificados alguns casos, mas do ponto de vista da Saúde Pública nenhum destes casos levaria ao encerramento das escolas", apontou a responsável, esclarecendo que as situações em que houve suspensão de aulas se deveu a falta de pessoal.

15h22 - Concelho de Lisboa supera os 6 mil casos de Covid-19. Saiba aqui quantos há no seu.

15h20 - Guiné-Bissau regista mais 21 novos casos para total de 2.324. A Guiné-Bissau registou na semana passada mais 21 novos casos de Covid-19, elevando o total acumulado para 2.324 e mantendo o número de vítimas mortais em 39, segundos os dados hoje divulgados pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

15h00 - Governador espera que Brasil receba 5 milhões de vacinas até outubro. O governador do estado brasileiro de São Paulo, João Dória, anunciou que cinco milhões de doses da vacina Coronavac contra a Covid-19, que está a ser desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, chegarão ao país até outubro próximo.

14h39 - O Governo esclareceu, em despacho, que cafés e pastelarias, e outros estabelecimentos similares aos de restauração, podem afinal encerrar até à 01h00, mas não podem aceitar novas admissões a partir das 00h00.

14h30 - Manter as mãos limpas é uma medida extremamente eficaz na prevenção da infeção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, mas a verdade é que pode deixá-las bastante secas e até gretadas. Saiba aqui o que fazer para manter as mãos bem hidratadas.

14h15 - O Ministério da Saúde anunciou hoje a criação de uma 'task-force' para dar resposta aos doentes não covid-19, uma medida que faz parte do Plano da Saúde para o Outono-Inverno.

14h00 - Já começou a conferência de imprensa da DGS. Acompanhe em direto.

13h45 - Portugal regista, esta segunda-feira, 623 novos casos de Covid-19 e 8 mortos. Confira aqui os númetos da Covid-19 no país.

13h30 - Atualização mundial. A pandemia do novo coronavírus fez mais de 961.531 mortos no mundo desde que a OMS declarou o surgimento da doença na China, no fim de dezembro, segundo um balanço feito hoje pela AFP, a partir de fontes oficiais.

13h08 - Irão regista maior número de novos casos desde junho. O país registou 3.341 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior aumentou desde o início de junho. Com esta atualização, o total acumulado sobe para 425.481, reporta a Reuters.

Foram registados 177 óbitos no último dia, elevando o total acumulado para 24.478.

13h06 - PSD considera que assistentes nas escolas são "insuficientes". O PSD questionou o Governo sobre o reforço de assistentes operacionais nas escolas, que considerou "insuficientes" face à pandemia de Covid-19, e quer saber qual o número de novos profissionais e como se processarão as substituições.

12h55 - Pedro Sánchez e Isabel Diaz Ayuso criam grupo para coordenar gestão da crise em Madrid. O primeiro-ministro espanhol e a presidente da Comunidade de Madrid criaram um grupo para coordenar a resposta à Covid-19. Será realizado um encontro semanal para a coordenação e planificação de ações para combater a pandemia. A decisão resultou de uma reunião entre os dois representantes, esta segunda-feira, para combater a evolução do vírus em Madrid, que, a partir de hoje, limitou a  mobilidade a mais de 850 mil de habitantes.

12h51 - Jogador Ilkay Gundogan testou positivo à Covid-19. Manchester City informou, esta segunda-feira, que Ilkay Gundogan testou positivo à Covid-19 na última bateria de exames ao plantel. O internacional alemão já está em isolamento e irá cumprir a quarentena de 10 dias de acordo com o protocolo do Reino Unido. 

12h41 - Economia alemã continua a recuperar no 3.º trimestre. A economia alemã está a recuperar no terceiro trimestre depois de sofrer a pior contração desde que as estatísticas trimestrais começaram a ser recolhidas em 1970 devido à pandemia, de acordo com o Bundesbank.

12h35 - Esboço do Plano de Recuperação prevê 3.200 milhões para saúde e habitação. O esboço do Plano de Recuperação e Resiliência prevê um investimento de 12,9 mil milhões de euros em resiliência e transição climática e digital, sendo a maior fatia, 3.200 milhões de euros, destinada a saúde e habitação.

12h27 - África regista mais 133 mortos nas últimas 24 horas. O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu para 33.951 nas últimas 24 horas, após o registo de mais 133 vítimas mortais, com as infeções a atingirem os 1.407.680, segundo dados oficiais.

12h11 - Assessor científico alerta para risco de 200 mortes por dia no Reino Unido.país poderá registar 200 mortes por dia em novembro se a pandemia de Covid-19 continuar a avançar ao ritmo atual, avisou hoje o principal assessor científico do Governo britânico, Patrick Vallance

Numa declaração pública transmitida na televisão, Vallance disse ainda que o número de infeções está a duplicar cada sete dias e que, se este ritmo continuar, em meados de outubro o Reino Unido poderá ter 50 mil casos por dia. 

12h04 - A Cruz Vermelha recuperou um panfleto de 1918, em que apelava ao uso de máscara para prevenir a propagação da gripe espanhola. "Dissemo-lo em 1918. Estamos a dizê-lo agora", pode ler-se na publicação.

11h53 - Ministro da Saúde da República Checa demite-se. O ministro da Saúde da República Checa demitiu-se hoje, avança a Associated Press. Adam Vojtech refere que a sua decisão deve criar espaço para uma nova abordagem à pandemia.

Esta decisão ocorre após um notável aumento de casos na última semana. Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total acumulado de 49.290 infetados e 503 vítimas mortais.

11h42 - Plano de Recuperação é "um catálogo de ideias com demasiadas prioridades". Iniciativa Liberal foi o primeiro partido a ser recebido, esta segunda-feira, pelo primeiro-ministro sobre o Plano de Recuperação e ResiliênciaEm declarações aos jornalistas no Palácio de São Bento após o encontro,  João Cotrim Figueiredo disse-se decepcionado com o plano.

Para o deputado único e líder do partido,  o documento é "um catálogo de ideias com demasiadas prioridades", chegando mesmo a ter "alguns aspectos que são propagandísticos do ponto de vista político". 

11h41 - Bloco de Esquerda quer ouvir ministro da Educação no Parlamento. A propósito do regresso às aulas em tempo de pandemia, o Bloco de Esquerda anunciou esta segunda-feira que vai chamar o ministro Tiago Brandão Rodrigues para prestar esclarecimentos aos deputados.

11h37 - São João cria unidade para procedimentos endoscópicos a doentes positivos. O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) conta, a partir de hoje, com uma unidade específica para procedimentos endoscópicos a doentes Covid-19 ou fortemente suspeitos, serviço que, além de mais segurança, permitirá acelerar a lista de espera.

11h35 - Vinhais cancela feira da castanha devido à Covid-19. A Câmara de Vinhais, no distrito de Bragança, divulgou hoje que decidiu cancelar a feira anual Rural Castanea dedicada a um dos principais produtos económicos do concelho, devido à pandemia Covid-19.

11h20 - Seis infetados na GNR de Lebução. Seis militares do posto de Lebução da GNR estão com Covid-19 e o atendimento ao público está a ser assegurado por um militar de Valpaços, disse hoje o presidente daquela câmara do distrito de Vila Real.

11h14 - Pandemia tem impacto económico "devastador" em populações vulneráveis. A pandemia de Covid-19 tem um impacto económico "devastador" nas populações mais vulneráveis do mundo, deslocadas ou a viver em zonas de conflito, empurrando-as para a fome ou para o abandono escolar, segundo um estudo hoje publicado.

11h09 - Transmissão aérea entre as principais formas de contágio.  A mais recente atualização da página do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos reconhece que a transmissão aérea é uma das principais formas de contágio do novo coronavírus, reporta a CNN

Antes desta atualização, a página referia que a transmissão do novo coronavírus ocorria principalmente entre pessoas que estavam em contacto próximo e através de "partículas respiratórias produzidas quando um pessoa infetada tosse, espirra ou fala", reporta a CNN.

Agora, as orientações indicam que "há evidência crescente de que gotículas e partículas transportadas pelo ar podem permanecer suspensas e propagar-se a distâncias superior a 1,8 metros. Em geral, espaços interiores sem boa ventilação aumentam esse risco", refere a página.

10h29 - Mulher infetada com Covid propaga vírus a 15 pessoas durante voo. Uma mulher, infetada com Covid-19, terá propagado o vírus a outros 15 passageiros de um voo internacional entre Londres e o Vietname, noticia o NY Post. Esta será uma prova do risco de transmissão do SARS-CoV-2 a bordo de aviões.

10h15 - Sigam as regras ou vejam o número de mortes regressar aos níveis da primavera, alerta ministro britânico. O Reino Unido pode voltar a reportar um número de mortes semelhante ao registado na primavera, a menos que a população cumpra as regras de distanciamento social, alertou o ministro dos Transportes, Grant Shapps

De acordo com o ministro, o país aparenta estar na mesma trajetória que Espanha, no que diz respeito ao número de novos casos, e que, sem uma ação concertada, o país pode enfrentar um aumento significativo no número de hospitalizações e mortes.

10h07 - "Mais 4.500 camas" de pousadas e hotéis disponibilizadas a estudantes. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar "mais 4.500 camas" para estudantes universitários, anunciou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

09h43 - Número de casos confirmados na Rússia sobe para 1.109.595. O país confirmou, esta segunda-feira, 6.196 novos casos de infeção pela Covid-19, elevando o total acumulado para 1.109.595, reporta o The Moscow Times. Um total de 19.489 pessoas morreram devido ao novo coronavírus.

A Rússia é o quarto país do mundo com mais casos confirmados.

09h36 - Catalunha regista 989 novos casos e mais 11 mortes. A Catalunha registou 989 novos casos e mais 11 mortes nas últimas 24 horas, reporta o El País. Desde o início da pandemia, a região contabiliza um total acumulado de 154.589 casos confirmados. 

09h33 - Número de visitantes cresce em Macau mas muito longe de valores habituais. O número de visitantes em Macau em agosto foi de 227.113, mais 206,9% em relação ao mês anterior, devido ao início da emissão de vistos da China continental, mas ainda muito longe dos números habituais no território.

09h25 - Austrália reporta menor aumento de casos em mais de três meses. A Austrália reportou, esta segunda-feira, o menor aumento diário de casos em mais de três meses. O país registou 16 novos casos no último dia e mais duas mortes.

"A luz ao fundo do túnel está cada dia mais perto", disse o especialista Nick Coatsworth, citado pela Reuters. Contudo, as autoridades de saúde de Victoria, o epicentro da segunda onda de infeções, afastou a possibilidade de um aligeiramento das medidas.

09h15 - "O Governo não achou credível o aparecimento de uma segunda vaga". Paulo Portas considera que o Governo podia ter agido mais cedo no reforço das escolas e serviços de saúde, antes dos números de casos de Covid-19 terem subido exponencialmente.

08h57 - Reino Unido está "num ponto crítico". O país encontra-se num ponto crítico da pandemia de Covid-19 antes de um inverno desafiante, disse um dos principais consultores médicos do governo britânico. Perante o aumento de novos casos, o primeiro-ministro afirmou tratar-se de uma segunda vaga.

"A tendência no Reino Unido está a seguir na direção errada. Estamos num ponto crítico da pandemia", disse Chris Whitty, citado pela Reuters.

08h52 - Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno. A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para a Saúde e insiste da utilização de máscara em espaços públicos abertos e na necessidade de reforço da capacidade laboratorial para testes rápidos de diagnóstico.

08h39 - Timor-Leste livre de casos da doença, com centenas em quarentena. Timor-Leste está novamente livre de casos da Covid-19 depois do único paciente ainda infetado, confirmado a 26 de agosto, ter sido dado como recuperado, anunciaram as autoridades de saúde.

08h21 -  Alemanha regista 922 novos casos e total ultrapassa os 272 mil. De acordo com o Instituto Robert Koch, foram registados 922 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total acumulado de 272.337 casos confirmados. 

Em termos de óbitos, o total acumulado mantém-se em 9.386, não havendo registo de mortes devido ao novo coronavírus no último dia.

08h15 - Taj Mahal reabre ao público. O Taj Mahal, o monumento mais visitado na Índia, reabriu hoje após seis meses encerrado por causa da pandemia, apesar de o número diário de novos casos de Covid-19 no país se manter perto dos 90 mil.

08h11 - Covid-19 causa problemas respiratórios em cães e gatos, alerta estudo. Investigadores afirmam que os donos infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, devem manter-se afastados dos seus animais de estimação por receio de contaminação.

08h05 - Seis atletas infetados no Flamengo. Flamengo anunciou, esta segunda-feira, que seis jogadores testaram positivo à Covid-19. Os resultados surgiram depois de uma bateria de testes antes do jogo ante o Barcelona de Guayaquil, no Equador. 

07h50 - Mais  de 850.000 madrilenos têm a partir de hoje mobilidade limitada. Foram implementadas medidas em 37 zonas da cidade para conter a propagação do novo coronavírus, como a colocação de restrições nos bairros com maiores rácios de contágio.

A população apenas poderá sair das áreas de residência para trabalhar, estudar ou para consultas médicas. Os parques nestes bairros vão estar encerrados e as lojas e restaurantes terão de reduzir a capacidade para 50%.

A Comunidade de Madrid - a que regista o maior número de infeções em Espanha - elaborou um documento para permitir as saídas das 37 áreas identificadas como de maior risco de propagação da Covid-19, por "razões laborais e profissionais".

No caso das pessoas que saem destas zonas para ir trabalhar, no documento deve constar a informação pessoal do cidadão, o nome da empresa para a qual trabalha e o cargo que ocupa.

Notícias ao Minuto© Getty Images

07h57 - China soma 36 dias sem contágios locais. O país registou 12 casos de infeção com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos importados, com o país a acumular 36 dias sem identificar contágios locais.

Quanto aos infetados assintomáticos, a China acrescentou 25 novos positivos, todos importados, o que coloca o número total de pessoas em observação nestas circunstâncias em 397, das quais todas menos uma são oriundas do estrangeiro.

07h41 - António Costa recebe hoje partidos.  O primeiro-ministro reúne-se hoje, em São Bento, com os partidos com representação parlamentar sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, documento que classifica como estratégico e em relação ao qual quer alcançar um "amplo consenso" político.

07h38 - Pandemia torna "mais premente" compromisso de todos com a ONU. O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com o multilateralismo e a ONU, 75 anos depois da sua criação, defendendo que isso se torna ainda mais urgente com as consequências da pandemia de Covid-19.

07h32 -  "Não há evidência de que crianças com cancro tenham mais risco". As crianças com cancro devem ir à escola, por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavírus na generalidade dos casos, esclareceu hoje o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.

Filomena Pereira, diretora do serviço de pediatria do IPO de Lisboa, explicou que "a gripe sazonal pode ter quadros clínicos muito mais graves nestas crianças do que a Covid-19". "Estas crianças, que estejam em tratamento ou tenham concluído o tratamento, correm riscos acrescidos de contrair uma doença infecciosa, no caso de haver uma varicela ou sarampo e não é por isso que deixam de ir à escola", exemplificou.

07h31 - Atualização na Índia. O país registou 86.961 casos e 1.130 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades. Com o novo balanço diário do Ministério da Saúde, a Índia passa a ter mais de 5,4 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia e espera-se que em algumas semanas ultrapasse os Estados Unidos, atualmente o país com mais infetados.

07h30- México perto dos 700 mil casos. O país está perto de atingir os 700 mil casos desde o início da pandemia de Covid-19, depois de terem sido registadas 3.542 contágios nas últimas 24 horas, elevando o número de infetados para 697.663.

07h28 - Mais de 633 mil recuperados na Colômbia. O país registou 6.678 infetados e 169 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de casos para 765.076 e o de óbitos para 24.208.

O número de casos ativos até o momento é de 106.067, o equivalente a 13,86%, enquanto o os recuperados chegou aos 633.199 (82,76%) e o de óbitos representa 3,16% do total de infetados.

07h25 - Atualização na Índia. O país registou 86.961 casos e 1.130 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades.

07h20 - Estados Unidos perto dos 200 mil mortos. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 199.474 óbitos e 6.794.724 casos, segundo os números da universidade norte-americana. Nas últimas 24 horas foram contabilizadas 219 mortes e 30.526 contágios.

Bom dia. Pode acompanhar aqui todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório