Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2022
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

DGS admite "máscara no exterior" se distanciamento estiver em risco

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e a diretora-geral da saúde, Graça Freitas, marcaram presença esta segunda-feira na habitual conferência no Ministério da Saúde. A questão do uso de máscaras na rua foi um dos temas abordados.

DGS admite "máscara no exterior" se distanciamento estiver em risco
Notícias ao Minuto

14:00 - 21/09/20 por Noticias ao Minuto

País Covid-19

A conferência de imprensa, desta segunda-feira, sobre a evolução da pandemia em Portugal começou com uma análise sobre os últimos dados epidemiológicos revelados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que dão conta de mais oito vítimas mortais e 623 casos confirmados de Covid-19 no país

O secretário de Estado Lacerda Sales começou a sessão por anunciar que arrancou hoje uma estratégia integrada de testes para Covid-19 e para a gripe. Recordando que o primeiro caso do novo coronavírus em Portugal foi reportado há cerca de seis meses e que amanhã começa o outono, o secretário de Estado argumentou que, neste momento, "importa fortalecer as linhas de intervenção em saúde com base no conhecimento científico acumulado com a experiência adquirida, entretanto”

O plano para o outono/inverno - que tem estado a ser trabalhado pelo Ministério da Saúde - tem como objetivo dar respostas às necessidades de saúde não só relacionadas com a Covid-19, sendo que, para isso, foi criada uma "task force" exclusivamente pensada para questões fora do contexto pandémico

Sobre o novo coronavírus, o novo plano, para além de duplicar a capacidade de testagem desde abril, garantiu o governante, vai deixar ao cargo do Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA) a coordenação de uma estratégia integrada de testes para a Covid-19 e para a gripe. O INSA contará com o apoio do Infarmed, da DGS, entre outras entidades.

A implementação desta estratégia, esclareceu Lacerda Sales, será "estruturada e integrada a nível regional e local" e irá adaptar-se "à própria evolução epidemiológica", através de uma revisão bimensal, sendo que a próxima avaliação será realizada antes de começar o inverno

A nova orientação sobre máscaras na rua

Quanto ao uso de máscara na rua, Graça Freitas aproveitou para revelar que, "muito brevemente", irá ser emitida uma nova orientação: "Se no exterior não se conseguir respeitar o distanciamento físico recomendado deverão usar máscaras".

Recordando que "as pessoas são livres de utilizar máscara a todo o momento, se se sentirem melhor", a diretora-geral da Saúde reiterou, contudo, que "se as pessoas estiverem no exterior mas distantes, não será obrigatório" o uso de máscara de proteção individual. 

"Primeira semana do ano letivo correu bastante bem"

Sobre o início do ano letivo que arrancou na semana passada, Graça Freitas considerou que "correu bastante bem", apesar de haver ainda "ajustes, melhorias e aprendizagens a fazer" tanto por parte das escolas como dos alunos. "Foram identificados alguns casos, mas do ponto de vista da Saúde Pública nenhum destes casos levaria ao encerramento das escolas", apontou a responsável, esclarecendo que as situações em que houve suspensão de aulas se deveu a falta de pessoal.

Reiterando que o encerramento dos estabelecimentos de ensino só deve ocorrer em último recurso, a responsável concluiu que, no geral, o regresso às aulas "foi relativamente tranquilo".

"Há mais recuperados do que os que estão a ser notificados"

Sobre os recuperados no país, Graça Freitas adiantou que a DGS sabe "que há mais recuperados do que os que estão a ser notificados como recuperados”.

Segundo a diretora-geral da Saúde, este fenómeno deve-se ao facto de o processo burocrático implicar a introdução do dado numa plataforma por parte dos médicos, momento que não está a ser encarado como uma prioridade pelos profissionais, empenhados o tratamento de novos casos. 

Acompanhe aqui em direto:

[Notícia atualizada às 15h10]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório