Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Brasil tem 4,5 milhões de casos; Confinamento? Sánchez diz não

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Brasil tem 4,5 milhões de casos; Confinamento? Sánchez diz não
Notícias ao Minuto

07:30 - 19/09/20 por Melissa Lopes e Catarina Correia Rocha

Mundo Pandemia

O primeiro-ministro avisou esta sexta-feira que a manter-se a tendência de agravamento da situação epidemiológica, "chegaremos aos mil casos diários para a semana" e, afastando um cenário de novo confinamento, reforçou o apelo ao cumprimento de cinco regras básicas para combater a Covid-19. "Temos mesmo de travar a pandemia por nós próprios", insistiu António Costa

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais cinco mortes devido à Covid-19 e 849 infetados pelo novo coronavírus, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde deste sábado. No total, desde o início da pandemia, o país registou 68.025 contágios e 1.899 mortes. 

Em todo o mundo, a Covid-19 já provocou pelo menos 946.727 mortos e mais de 30,2 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - Boa noite! Este registo termina aqui, mas pela manhã será aberto um novo onde poderá acompanhar todas as incidências do novo coronavírus. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e siga sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h59 - Os habitantes de uma zona rural da Indonésia que recusam usar máscara estão a ser forçados a cavar sepulturas de vítimas da Covid-19 pelas autoridades locais, como dá conta a CNN. As autoridades indonésias revelaram que três homens de meia idade e cinco menores receberam este castigo em Cerme, na província de Java Oriental, no passado dia 9 de setembro.

23h36 - Fortunas. Enquanto milhões de norte-americanos sofreram as devastadoras da crise económica e social espoletada pela pandemia, a riqueza de mais de 640 multimilionários registou um crescimento de 713 mil milhões de euros.

23h22 - Associações de moradores de vários bairros de Madrid afetados pelas restrições de mobilidade, "ineficazes e discriminatórias", que entram em vigor na segunda-feira para tentar conter a pandemia da Covid-19, convocaram concentrações e protestos para domingo.

22h37 - Dados do Brasil. O Ministério da Saúde brasileiro anunciou este sábado que no espaço de 24 horas mais 33.057 pessoas testaram positivo para o coronavírus. Com este incremento o Brasil ultrapassou os 4,5 milhões de contágios. O governo reportou ainda mais 739 óbitos desde ontem, o que elevou o total de vítimas mortais no Brasil para 136.532. 

22h26 - O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, assegurou hoje que não prevê um novo confinamento total de Espanha e garantiu que se reúne na segunda-feira com a presidente da comunidade madrilena apenas para ajudar e não para tutelar. "O sistema está muito mais preparado, mas os dados criam preocupação e há que reforçar a colaboração entre o governo central e as comunidades", destacou Pedro Sánchez

21h12 - As máscaras de proteção contra a Covid-19 usadas por muitos participantes na manhã do primeiro dia da Convenção Nacional do Chega foram "caindo" com o passar das horas e de tarde, na sala, poucos as tinham postas.

20h42 - O número de infetados associados ao surto de Covid-19 identificado no lar da aldeia de Santa Luzia, no concelho alentejano de Ourique, subiu hoje à tarde para 43, disse à agência Lusa o presidente do município. 

Entre os cinco casos positivos conhecidos hoje, há um bebé de 2 anos que é neto de uma das funcionárias infetadas do lar e frequenta a Creche e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, disse o autarca.

20h28 - Um dos melhores restaurantes do mundo fecha devido a casos de coronavírus. El Celler de Can Roca, em Espanha, encerra temporariamente. Uma decisão voluntária que foi tomada por "responsabilidade ética e compromisso" com os elementos da equipa e com as pessoas que tinham feito reservas para os próximos dias.

20h16 - Angola reportou mais 53 infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando o número total de casos para 3.901, anunciaram as autoridades de saúde.

19h50 - Um painel de especialistas aprovou um protocolo para ensaios clínicos de medicamentos de fitoterapia em África, que visa desenvolver massa crítica da capacidade técnica dos cientistas naquele continente, foi hoje divulgado.

19h39 - Moçambique anunciou mais um óbito devido ao novo coronavírus, elevando o total de mortos para 41, registando ainda 273 novas infeções, anunciou o Ministério da Saúde.

18h58 - Dados de França. O Ministério da Saúde francês divulgou o boletim epidemiológico deste sábado, que deu conta de 13.498 novos casos de coronavírus e mais 26 mortes nas últimas 24 horas. Este novo incremento no número de infeções fez aumentar o total de casos confirmados em França para 442.194. Já o número acumulado de óbitos cifra-se agora em 31.274. 

18h52 - Vinte e oito utentes e nove funcionários do lar de Carção, Vimioso, tiveram resultados positivos para a Covid-19 nos testes realizados após a doença ter sido detetada num idoso que morreu na sexta-feira, adiantou hoje o autarca local.

18h43 - A Madeira registou hoje um novo caso de Covid-19 e três recuperados, sendo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 54, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

18h40 - Cabo Verde diagnosticou mais 45 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a 5.186 casos da doença desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

17h22 - O Governo Regional dos Açores vai reunir, na segunda-feira, para analisar as medidas adotadas na região no âmbito da pandemia de Covid-19, adiantou hoje uma fonte do executivo à Lusa.

16h49 - Dados de Itália. A Proteção Civil italiana referiu este sábado que foram identificados 1.638 novos casos de coronavírus e morreram mais 24 pessoas desde ontem. Itália perfaz um total de 296.569 casos positivos desde o início da pandemia e nos próximos dias deverá ultrapassar a marca dos 300 mil contágios. Morreram 35.692 pessoas por causa do vírus. 

16h37 - A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando a polícia tentava dispersar centenas de manifestantes reunidos em Trafalgar Square, no centro de Londres.

Notícias ao MinutoConfrontos em Londres, no Reino Unido© Getty Images

16h26 - Dados do Reino Unido. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou este sábado que foram diagnosticados 4.422 novos casos de coronavírus e morreram mais 27 pessoas no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza 390.358 casos de infeção e 41.759 óbitos

16h20 - A vice-presidente do Conselho Económico e Social Europeu (CESE), a espanhola Isabel Caño, considera que a União Europeia (UE) está num momento "histórico", pois a pandemia obrigou os Estados-membros a "avançarem mais rapidamente".

15h53 - Os bispos da Espanha pediram hoje em Roma que os líderes políticos espanhóis mostrem maior unidade na gestão da pandemia do coronavírus para responder aos problemas que as pessoas enfrentam, como a perda de empregos.

15h43 - Na escola de quadros da JP os jovens querem dar o exemplo. Circuitos para entradas e saídas do recinto, álcool gel nas mãos, máscara posta e teste feito à Covid-19, é esta a nova realidade da escola de quadros da Juventude Popular, que quer ser exemplo no cumprimento das normas.

15h39 - O Treinador do Paços de Ferreira disse hoje que a equipa está pronta para iniciar a I Liga de futebol, elogiou os reforços e criticou a ausência de adeptos nos estádios, antes da estreia com o Portimonense, na segunda-feira.

15h20 - Os Açores notificam mais dois novos casos de contágio pelo novo coronavírus em São Miguel e um na Terceira. 

14h25 - O papa Francisco pediu hoje que a vacina contra o novo coronavírus seja universal e não apenas disponível para os países mais ricos, para que todos, mesmo os mais pobres, possam ser curados da pandemia.

14h11 - Portugal com mais 849 casos de contágio e cinco mortes. O país registou, nas últimas 24 horas, mais cinco mortes devido à Covid-19 e 849 infetados pelo novo coronavírus, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde deste sábado. Em relação aos dados de ontem, o número de novos casos representa um aumento de 1,26%. Este é o mais registo diário desde meados de abril, pouco mais de um mês depois do início da pandemia no país. Dos cinco mortos hoje reportados, quatro ocorreram na região Norte. 

No que toca aos óbitos, o aumento de hoje é de 0,26%. No total, desde o início da pandemia, o país registou 68.025 contágios e 1.899 mortes. 

12h50 - Finlândia suaviza restrições de entrada de turistas de 20 países. As medidas surgem numa altura em que, depois de quatro anos consecutivos de forte crescimento, o setor do turismo na Finlândia enfrenta um colapso de cerca de 40% devido à pandemia da Covid-19 e às restrições de viagens impostas para travar a sua expansão, de acordo com as últimas previsões do Governo finlandês.

12h45 - O número de mortos em África devido à Covid-19 subiu para 33.626 nas últimas 24 horas, após o registo de mais 223 vítimas mortais, com as infeções a atingirem os 1.390.560, segundo dados oficiais.

12h30 - O número de infetados associados ao surto de Covid-19 identificado no lar da aldeia de Santa Luzia, no concelho alentejano de Ourique, subiu para 38, disse hoje à agência Lusa o presidente do município. Segundo o autarca, entre os 38 casos de infeção confirmados, há 14 utentes, 13 funcionários e 11 contactos próximos de funcionários infetados do lar, entre os quais um bebé.

12h10 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esta sexta-feira aos líderes políticos que vão discursar na Assembleia-Geral da ONU "solidariedade genuína" e recursos financeiros para tratamentos e vacinas para a Covid-19.

12h00 - A vacinação contra a gripe vai começar a 28 de setembro, este ano mais cedo devido à pandemia. Graça Freitas, diretora-geral de saúde, apelou "a todos os que têm indicação para se vacinar que o façam". 

11h30 - O Governo japonês autorizou hoje o aumento do número de espetadores nos recintos desportivos e nos cinemas, face à tendência decrescente do número de novos casos de Covid-19 desde o mês de agosto

A partir de hoje, as ligas profissionais de futebol e basebol - os dois desportos mais populares do país - podem permitir a entrada nos estádios até um máximo de 30% da sua capacidade total, e ponderam a subida do limite máximo para 50% da capacidade num futuro próximo, caso a situação pandémica evolua favoravelmente.

9h50 - A Alemanha soma quase 2.300 novos casos e atinge máximos de abril.  O pico da pandemia ao nível de novas infeções no país ocorreu entre o final de março e o início de abril, quando foram notificados mais de 6.000 casos por dia, tendo os valores decrescido significativamente a partir de maio e junho. Os totais acumulados na Alemanha superam os 270.000 casos, dos quais resultaram 9.384 óbitos.

O Rt, indicador que mede a transmissibilidade da infeção, situa-se agora em 1,16, enquanto no dia anterior era apenas de 1,07.

8h20 - Portugal regista 265 surtos ativos de Covid-19, maioritariamente concentrados no Norte (127) e na Região de Lisboa e Vale do Tejo (78), esperando-se um aumento de casos nos próximos dias, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido. Há ainda 26 surtos no centro do país, 21 no Algarve e 13 no Alentejo.

7h40 - Sem anunciar novas medidas, António Costa insistiu esta sexta-feira que está nas mãos de cada um travar a pandemia, lembrando que o país não pode voltar a parar como parou em março

Nesse sentido, o primeiro-ministro apelou, mais uma vez, ao cumprimento de cinco regras básicas que todos os cidadãos devem cumprir de modo a travar a pandemia que sofre agora um agravamento, antecipando-se mil casos diários para a semana: 

  • O uso de máscara obrigatório e sempre que necessário
  • A higiene regular das mãos
  • A etiqueta respiratória
  • O distanciamento físico.
  • A utilização efetiva da Stayway Covid, a aplicação que "garante que cada um de nós possa avisar todos aqueles que possamos ter contagiado, ou, por outro lado, beneficiar do alerta de alguém". 

7h30 - A Colômbia anunciou ter registado 188 mortes e 6.526 novos infetados por Covid-19 nas últimas 24 horas, passando a contabilizar 23.850 óbitos e 750.471 doentes desde o início da pandemia. Do total de casos do país, 103.525 pessoas continuam doentes, ou 13,79%, enquanto 621.521 infetados já se recuperaram, ou seja, 82,81%, indicaram as autoridades colombianas na sexta-feira.

7h25 - Os Estados Unidos registaram 888 mortes causadas pela Covid-19 e 52.041 infetados nas últimas 24 horas, indicou na sexta-feira a Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 198.477 óbitos e 6.722.537 casos de covid-19, de acordo com a contagem independente da universidade norte-americana.

7h10 - Rio de Janeiro anuncia regresso do público aos estádios de futebol. O prefeito da cidade brasileira do Rio de Janeiro anunciou, na sexta-feira, o regresso do público aos estádios de futebol locais, uma das mais afetados pela Covid-19, a partir de outubro.  Segundo os últimos dados oficiais, a cidade do Rio de Janeiro acumula cerca de 100 mil casos confirmados e 10.449 óbitos devido à doença. 

7h00 - Bom dia! Iniciamos o acompanhamento AO MINUTO dos desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório