Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Brasil passa 135 mil mortos; Argentina tem a maior quarentena

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Brasil passa 135 mil mortos; Argentina tem a maior quarentena

António Costa afirmou, esta sexta-feira, depois da reunião do gabinete de crise, que Portugal está a acompanhar a tendência europeia de aumento de infetados com o novo coronavírus e que, se essa evolução se mantiver, poderá atingir os mil casos diários de Covid-19 na próxima semana. Apesar disso, defende que "temos de conseguir travar o crescimento da epidemia".

Portugal reportou mais seis vítimas mortais e 780 infetados pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, revelou esta sexta-feria a Direção-Geral da Saúde (DGS). Com esta atualização, no total, o país passa a somar 1.894 óbitos e 67.176  casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - Boa noite! Este registo termina aqui, mas pela manhã será aberto um novo onde poderá acompanhar todas as incidências do novo coronavírus. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e siga sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h41 - A Argentina vai continuar em quarentena até 11 de outubro devido à Covid-19, totalizando 205 dias desde o seu início, o que a torna na mais prolongada do mundo, foi hoje anunciado.

23h28 - Dados do Brasil. O Brasil registou, esta sexta-feira, mais 858 mortes e 39.797 novos casos da Covid-19. Desde o início da pandemia, de acordo com os dados oficiais, o país já contabilizou um total acumulado de 4.495.183 infeções pelo novo coronavírus. Quanto a óbitos, a cifra situa-se nos 135.793.

22h54 - Francisco Louçã comentou as incidências da pandemia da Covid-19 em Portugal no seu espaço habitual na SIC Notícias. "É muito provável que, na próxima semana, com esta intensidade de densidade de contactos haja mais de mil casos por dia", disse, dando "razão" a António Costa.

O economista defendeu que "do ponto de vista da pandemia, estamos num momento de grande dificuldade, muito improviso nas medidas da Saúde Pública e de preparação do país" e, "rapidamente, tem de se recuperar o terreno porque vamos entrar no período da gripe normal, mais a Covid que vai aumentar". 

22h39 - Cabo Verde diagnosticou mais 78 infetados pelo novo coronavírus e um morto, nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a 5.141 casos da doença desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

22h14 - O Nacional, equipa da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje que todos os testes à covid-19 efetuados à equipa resultaram negativos. A anteceder o treino da manhã de hoje, todo o grupo de trabalho liderado por Luís Freire foi sujeito a testes de despistagem à covid-19, não revelando qualquer caso positivo.

21h53 - O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse hoje que ficar em casa durante a pandemia de Covid-19 é para "fracos" e deu os parabéns a um grupo de agricultores por "não terem entrado na conversinha mole" do isolamento social.

21h39 - O ministro da Economia e Finanças de França, Bruno Le Maire, anunciou hoje ter recebido um resultado positivo ao teste da Covid-19, apesar de não apresentar sintomas, referindo que continua em funções, mas entrou em quarentena.

21h17 - Angola registou mais três mortes e 59 novos casos de Covid-19, segundo os dados resultantes do balanço epidemiológico diário relativo à doença, apresentados em Luanda pelo secretário de Estado para a Saúde Pública.

21h00 - A reorganização das escolas na Região Autónoma da Madeira, face às medidas de contenção da covid-19, não assinalou constrangimentos significativos no regresso às aulas presenciais, que decorreu entre 07 e 17 de setembro e envolve 42 mil alunos.

20h36 - O Governo irlandês anunciou hoje um endurecimento das medidas restritivas em Dublin, pela segunda vez numa semana, devido ao aumento recente de novos casos de Covid-19 na capital do país.

20h10 - A antiga diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Gro Harlem Brundtland criticou hoje a "ausência de preparação e eficácia" do mundo para travar a Covid-19, apesar dos avisos feitos antes da pandemia.

19h58 - A direção do Lar de Carção, no concelho de Vimioso, distrito de Bragança, confirmou hoje a morte de um homem de 85 anos que foi vítima da infeção provocada pela Covid-19 e que se encontrava hospitalizado.

19h50 - A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou hoje a dexametasona para o tratamento dos casos graves de Covid-19 que exigem a administração de oxigénio. Fique a par

19h36 - O Presidente de Guatemala, Alejandro Giammattei, revelou hoje que está infetado com Covid-19, mas estável, ainda que com alguns sintomas.

19h27 - Dados de França. Os dados sobre a pandemia continuam a agravar-se em França, com 123 mortes nas últimas 24 horas devido à Covid-19 e mais de 13 mil casos de contágio registados desde quinta-feira, segundo anunciaram as autoridades francesas.

18h48 - O Chile registou, nas últimas 24 horas, 1.673 novos casos de Covid-19, o que eleva para 442.827 o total de contágios desde que se detetou o primeiro caso no país, informou hoje o Ministério da Saúde.

18h33 - A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que o Governo está a procurar "soluções alternativas" para acabar com as concentrações de pessoas que são obrigadas a estar à porta de escolas e centros de saúde pelas restrições às entradas.

18h31 - Dados de Espanha. O país contabilizou hoje 14.389 novos casos de Covid-19, mais 2.000 do que quinta-feira, elevando para 640.040 o número total de infetados até agora, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde.

18h20 - Portugal e Espanha consideram que a atual situação da pandemia é diferente da registada em março, justificando medidas cirúrgicas e pontuais, e não vão encerrar as fronteiras comuns, referiram hoje em Lisboa os chefes da diplomacia dos dois países.

18h14 - Marcelo Rebelo de Sousa deu, esta sexta-feira, nota "muito positiva" à primeira semana do início do ano letivo. Em declarações aos jornalistas, à margem de uma escola em Olhão, no Algarve, o Presidente da República quis deixar uma mensagem especial de agradecimento a todos os portugueses.

17h52 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje aos líderes políticos que vão discursar na Assembleia-Geral da ONU "solidariedade genuína" e recursos financeiros para tratamentos e vacinas para a Covid-19.

17h27 - A região de Madrid decidiu restringir, a partir de segunda-feira, a liberdade de movimentos a mais de 850 mil pessoas, 13% dos seus habitantes, de zonas da cidade onde houve um grande aumento dos contágios de Covid-19.

17h22 - Vinte e um estudantes de escolas da Lixa, em Felgueiras, e dois adultos foram colocados em isolamento, depois de terem estado em contacto com uma pessoa que testou positivo à Covid-19.

17h06 - O laboratório do Serviço de Patologia Clínica do Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) já processou mais de cem mil testes à Covid-19 na região desde 29 de fevereiro, informou hoje o Governo Regional.

16h55 - Dados do Reino Unido. O Reino Unido registou 4.322 novas infeções e 27 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o ministério da Saúde britânico, que hoje anunciou mais restrições em parte de Inglaterra.

16h52 - Dados de Itália. A Itália registou um aumento dos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, com 1.907, face aos 1.585 do dia anterior, e 10 mortes associadas à Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde italiano. 

16h47 - Portugal regista 265 surtos ativos de Covid-19, maioritariamente concentrados no Norte (127) e na Região de Lisboa e Vale do Tejo (78), esperando-se um aumento de casos nos próximos dias, disse hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

16h39 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais um óbito pelo novo coronavírus, elevando o total de mortos para 40, num dia em que o número de infeções subiu para 6.264, anunciou o Ministério da Saúde.

16h36 - Sobre a saída de Jamila Madeira do Executivo, Marta Temido, na conferência desta tarde, foi peremptória: "As remodelações são uma parte normal das dinâmicas dos Governos" e com estas "procura-se afinar métodos de trabalho e aprofundar resultados, independentemente, do esforço de quem tenha ocupado esse lugar".

16h10 - Dados da Alemanha. A Alemanha registou hoje de novo quase dois mil casos de Covid-19, levando o virologista do hospital Charité, Christian Drosten, a advertir que os números "devem ser levados a sério".

15h59 - DGS tem "toda a confiança na organização do Santuário de Fátima". Confrontada, mais uma vez, com a peregrinação ao Santuário de Fátima no 13 de Outubro, Graça Freitas revelou que a reunião que tinha sido solicitada pelo Santuário está prevista para a próxima segunda-feira.

Do encontro, em que estará presente o secretário de Estado da Saúde, António Sales e a DGS, a responsável defendeu que "certamente" irá ser encontrada "uma solução que não ponha a Saúde Pública em risco".  

15h36 - O lar ilegal de Gondomar onde foi registada uma morte e detetados 29 casos de Covid-19 foi hoje alvo de uma inspeção da Segurança Social e da Proteção Civil local, descreveu à Lusa o presidente da câmara.

15h32 - Conferência da DGS. Marta Temido, ministra da Saúde, e Graças Freitas, diretora-geral da saúde, falam sobre a evolução da pandemia em Portugal, no final de uma semana marcada pelo aumento do número de infetados no país e pelo início do ano letivo e regresso ao trabalho de muitos portugueses. Acompanhe aqui: 

15h27 - O CDS-PP considerou que o resultado da reunião de hoje do gabinete de crise sobre a evolução da Covid-19 foi "manifestamente curto", apesar de exprimir "total concordância" com o princípio de que "país não pode voltar a fechar".

15h24 - O primeiro-ministro revelou hoje que a Direção Geral da Saúde (DGS) vai apresentar na próxima semana um plano de medidas contra a Covid-19 para o período outono/inverno e exortou ao cumprimento regras de prevenção já em vigor.

15h13 - Todas as vítimas mortais registadas hoje ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT). Em comparação com esta quinta-feira, verificou-se um aumento de 0,32% no número diário de mortes e de 1,17% no de contágios. Neste momento, há mais 515 casos ativos em todo o território nacional, elevando o número total para 20.229

15h09 - O Museu do Caramulo anunciou hoje o cancelamento da 15.ª edição do Caramulo Motorfestival, que iria acontecer no primeiro fim de semana de outubro, devido à situação de contingência e ao número de casos ativos de Covid-19 na região.

15h05 - António Costa falou ao país depois da reunião do gabinete de crise a propósito do aumento do número de casos de Covid-19 em Portugal. Quanto ao aumento dos casos, o primeiro-ministro afirmou que "temos de conseguir travar esta tendência. Agora, não vamos poder voltar a parar o país, agora o controlo da pandemia depende da responsabilidade pessoal de cada um de nós, não podemos voltar a proibir as famílias de visitarem os entes queridos nos lares, (...). Temos mesmo de travar a pandemia por nós próprios", insistiu, frisando que "seria impensável ter o Natal como tivemos a Páscoa". 

Leia em pormenor as declarações de António Costa

15h00 - Boa tarde! Abrimos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo. Para ler as atualizações desta manhã, siga este link.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório