Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Aprovado protocolo para ensaios de medicamentos de fitoterapia em África

Um painel de especialistas aprovou um protocolo para ensaios clínicos de medicamentos de fitoterapia em África, que visa desenvolver massa crítica da capacidade técnica dos cientistas naquele continente, foi hoje divulgado.

Aprovado protocolo para ensaios de medicamentos de fitoterapia em África
Notícias ao Minuto

19:22 - 19/09/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O Comité Regional de Especialistas em Medicina Tradicional para a covid-19, formada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Centro Africano para Controlo e Prevenção de Doenças e a Comissão da União Africana para os Assuntos Sociais aprovaram um protocolo para a fase III de ensaios clínicos de medicamentos de fitoterapia para a covid-19, bem como uma carta e os termos de referência para a acriação de um conselho de monitorização de dados e de segurança para os ensaios.

"Tal como em outras áreas da medicina, a ciência sólida é a única base para terapias de medicina tradicional seguras e eficazes", afirmou Prosper Tumusiime, diretor da Universal Health Coverage and Life Course Cluster no escritório regional da OMS para África, citado em comunicado.

"O início da covid-19, tal como o surto do Ébola na África Ocidental, destacou a necessidade de sistemas de saúde fortalecidos e programas de investigação e desenvolvimento acelerados, incluindo as medicinas tradicionais", acrescentou.

A aprovação de documentos técnicos têm como objetivo empoderar e desenvolver a massa crítica da capacidade técnica dos cientistas em África na realização de ensaios clínicos adequados, para assegurar qualidade, segurança e eficácia das medicinas tradicionais, em linha com os parâmetros internacionais.

"A adoção de documentos técnicos irá garantir a evidências clínicas universalmente aceitáveis da eficiência da medicina herbática para o tratamento da covid-19 seham geradas sem comprometer a segurança dos seus participantes", afirmou o professor Motlalepula Gilbert Matsabisa, presidente do comité de especialistas, citado em comunicado.

Os 25 membros do Comité Consultivo Regional de Especialistas de Medicina Tradicional para a covid-19 têm como tarefa apoiar os países a melhorar a investigação e desenvolvimento de terapias assentes em medicina tradicional contra o vírus e fornecer orientação através da implementação de protocolos aprovados, de forma a gerar evidências científicas de qualidade, segurança e eficácia no que respeita à fitoterapia para a covid-19.

O número de mortos em África devido à covid-19 subiu para 33.626 nas últimas 24 horas, após o registo de mais 223 vítimas mortais, com as infeções a atingirem os 1.390.560, segundo dados oficiais hoje divulgados.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 10.651 casos de infeção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório