Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 30º

Omã celebra normalização de relações bilaterais entre Bahrein e Israel

Omã celebrou hoje o anúncio da normalização das relações bilaterais entre Bahrein e Israel e mostrou-se confiante de que vai contribuir para o fim da ocupação israelita e a criação de um Estado palestiniano.

Omã celebra normalização de relações bilaterais entre Bahrein e Israel
Notícias ao Minuto

10:28 - 13/09/20 por Lusa

Mundo Omã

Numa nota divulgada pela agência oficial de notícias de Omã, ONA, o país do Golfo manifestou esperança de que as decisões de estabelecer relações com Israel, adotadas nas últimas semanas pelos Emirados Árabes Unidos e Bahrein, contribuam "na prática para alcançar a paz baseada no fim da ocupação israelita das terras palestinianas e no estabelecimento de um Estado da Palestina independente, com capital em Jerusalém oriental".

Desde que os Emirados Árabes Unidos anunciaram em 13 de agosto um acordo de paz com Israel, Omã, que também expressou o seu apoio a essa iniciativa, tem sido apontado como outro possível candidato, entre os países árabes, a normalizar relações com Israel.

Na sua declaração, o sultanato de Omã considerou que, o que descreveu como a "direção estratégica escolhida por alguns países árabes", reflete "as aspirações e pedidos de todos os Estados e povos que amam uma paz justa, abrangente e duradoura no Médio Oriente e no mundo inteiro".

Entre as nações árabes, apenas o Egito e Jordânia têm laços diplomáticos com Israel.

A Mauritânia reconheceu Israel em 1999, mas acabou por cortar relações, em 2009, devido à guerra de Israel em Gaza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório