Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Pode ter sido descoberta a causa dos misteriosos buracos na Sibéria

Pelo menos nove grandes buracos formaram-se na região russa desde 2013.

Pode ter sido descoberta a causa dos misteriosos buracos na Sibéria
Notícias ao Minuto

10:36 - 07/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Sibéria

Os misteriosos buracos de grandes dimensões que têm surgido nos últimos anos na tundra siberiana, na Rússia, podem estar relacionados com as alterações climáticas, avança a CNN. Este verão foi descoberto mais um buraco massivo: uma cratera com 20 metros de largura e 30 metros de profundidade. Este foi o nono buraco de grandes dimensões a formar-se na Sibéria desde 2013.

As teorias iniciais em torno destes buracos apontavam para o impacto de meteoritos na superfície terrestre, o colapso de instalações militares secretas e até a possibilidade de terem sido locais onde podiam ter aterrado OVNIs.

Embora os cientistas ainda procurem mais respostas, acreditam que o buraco descoberto este verão pode estar ligado a uma explosão de gás metano, que poderá ter resultado do aumento das temperaturas na Sibéria.

O pergelissolo, um tipo de subsolo que existe nas regiões polares e que também é conhecido por permafrost, representa dois terços do vasto território russo. É um reservatório natural de metano, um gás de efeito estufa, e os recentes verões quentes na Sibéria podem ter contribuído para a criação destas crateras.

“Nesta altura, não há uma única teoria que tenha sido aceite sobre a formação destes fenómenos complexos”, afirmou Evgeny Chuvilin, um cientista do Instituto de Ciência e Tecnologia de Skolkovo. “É possível que se tenham formado durante anos, mas é difícil estimar durante quanto tempo. Como as crateras aparecem habitualmente em áreas praticamente intocadas e desabitadas do Ártico, na maioria das vezes ninguém as vê ou reporta”, acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório