Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Jornalista libertado em Cuba ao fim de um ano de prisão

O jornalista cubano Roberto Quiñones foi libertado na sexta-feira, ao fim de um ano de prisão por "resistência e desobediência", disse o próprio à AFP.

Jornalista libertado em Cuba ao fim de um ano de prisão
Notícias ao Minuto

01:21 - 05/09/20 por Lusa

Mundo Cuba

"Acabo de chegar a casa. Libertaram-me há pouco mais de uma hora e ainda estou um bocado perdido, porque passei um ano na prisão", afirmou à agência noticiosa, por telefone, a partir da sua casa, em Guantanamo, no leste.

"Estou a procurar recuperar as minhas referências, depois de ter sofrido uma sanção injusta, porque não cometi o crime de que eles me acusam", acrescentou.

Com 61 anos, o jornalista, que trabalha desde 2012 para o portal independente Cubanet, tinha sido condenado em 7 de agosto de 2019 pelo tribunal municipal de Guantanamo a um ano de prisão, por "resistência" e "desobediência". Foi preso em 11 de setembro do mesmo ano.

Revelou que na prisão proibiram algumas visitas da mulher e "recebeu pressões e ameaças para deixar de escrever para a Cubanet", contrapondo que "não é homem para ceder a este género de pressões nem trair os seus princípios".

Na classificação mundial da liberdade de imprensa 2020, a organização Repórteres Sem Fronteiras atribuiu a Cuba a 171.ª posição, entre 180 países, denunciando "as detenções e prisões de jornalistas considerados incómodos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório