Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Combatentes pró-iranianos mortos em ataques "provavelmente" israelitas

Dezasseis combatentes pró-iranianos morreram hoje em ataques realizados "provavelmente" por aviões israelitas no leste da Síria, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Combatentes pró-iranianos mortos em ataques "provavelmente" israelitas
Notícias ao Minuto

11:23 - 03/09/20 por Lusa

Mundo Síria

O diretor do observatório, Rami Abdel Rahmane, disse à agência France Presse que os combatentes mortos pertenciam a "fações iraquianas leais ao Irão".

Sete foram mortos nos arredores da cidade de Mayadin e os restantes nove em ataques a sul de Abu Kamal, na província de Deir Ezzor, segundo a organização não-governamental.

O exército israelita ainda não reagiu às declarações do OSDH.

Se se tratar de um ataque israelita, terá sido o segundo do tipo em menos de 24 horas e o terceiro numa semana.

A defesa aérea síria intercetou na quarta-feira mísseis disparados por um avião israelita contra uma base aérea no centro da Síria, segundo a agência oficial síria SANA. Segundo o OSDH, o ataque ocorreu na província de Homs.

Um ataque semelhante ocorreu na segunda-feira, quando mísseis israelitas mataram um civil, três soldados sírios e sete combatentes estrangeiros aliados do regime do presidente Bashar al-Assad, ainda segundo o observatório.

Os ataques de segunda-feira atingiram posições do exército sírio a sul de Damasco, assim como posições de paramilitares apoiados pelo Irão, entre os quais combatentes do movimento xiita libanês Hezbollah, na província de Deraa (sul), indicou a ONG.

Israel realizou centenas de bombardeamentos na Síria desde o início da guerra civil em 2011, embora raramente forneça informações sobre as operações neste país vizinho.

A guerra na Síria já causou mais de 380.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório