Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 28º

Polícia espanhola detém homem que negava Covid-19 e incitava à violência

Homem difundia dados falsos sobre a pandemia, através das redes sociais, incitando ao ódio e à violência contra autoridades políticas e de Saúde.

Polícia espanhola detém homem que negava Covid-19 e incitava à violência
Notícias ao Minuto

19:33 - 28/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

As autoridades espanholas anunciaram esta sexta-feira a detenção de um homem, em Saragoça, que negava a existência da Covid-19, sendo acusado de incitar ao ódio e à violência contra políticos e profissionais de saúde nas redes sociais, onde difundia informações falsas sobre a pandemia sob pretexto de desempenhar um cargo público, o que também era mentira.

O suspeito tinha vários perfis nas redes sociais onde incitava ao ódio contra políticos, profissionais de saúde e jornalistas, a quem atribuía a responsabilidade da "farsa" da Covid-19. "Aos que estão a pensar suicidar-se... atirem-se antes a um político", foi uma das suas publicações, de acordo com a agência Efe.

"Fazia-se passar por um funcionário público e ligava para lares, hospitais, clubes de futebol e meios de comunicação para difundir informações falsas sobre a pandemia", afirmou a Polícia Nacional.

Fontes próximas à "operação Panaceia" (nome atribuído em homenagem aos profissionais de saúde) indicaram à agência espanhola que as autoridades policiais tinham a certeza de que o negacionista poderia cometer um ato violento a qualquer momento, por ser "ególatra" e "perigoso".

O suspeito tem 38 anos de idade e está acusado do crime de usurpação de funções públicas, ameaças, incitação ao ódio e à violência e delitos contra a integridade moral, assim como afirmações caluniosas contra autoridades e funcionários públicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório