Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Israel denuncia na ONU uma infiltração do Hezbollah no país

Israel denunciou hoje na ONU uma suposta infiltração de "terroristas" do Hezbollah no país e defendeu que se a missão das Nações Unidas (FINUL) é incapaz de impedir este tipo de operações, a sua continuidade deveria ser questionada.

Israel denuncia na ONU uma infiltração do Hezbollah no país
Notícias ao Minuto

19:03 - 17/08/20 por Lusa

Mundo Israel

A delegação israelita remeteu uma carta sobre a questão ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que, este mês, vai discutir precisamente a extensão do mandato da FINUL, que quer Israel quer os Estados Unidos querem ver modificada.

"O papel da FINUL é o de impedir este tipo de operações e que o Hezbollah converta o sul do Líbano na sua própria base terrorista. Se a FINUL é incapaz de cumprir esta missão, então a sua existência deveria ser posta em causa", afirmou, num comunicado, o embaixador israelita na ONU, Gilad Erdan.

A carta inclui fotografias que, segundo Israel, mostram a rota da "célula terrorista" desde o Líbano até à área de Mount Dov (zona disputada sob controlo israelita), cruzando a chamada "Linha Azul", na fronteira entre os dois países e que é fiscalizada pelas Nações Unidas.

Segundo a imprensa israelita, o Exército respondeu à incursão com fogo, obrigando os supostos membros do Hezbollah a regressar a território libanês.

A FINUL foi criada em 1978 para fiscalizar a retirada israelita do território do Líbano que ocupara e para apoiar o Governo libanês no controlo da zona.

A situação alterou-se devido à guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah, com a FINUL a fiscalizar, a partir daí, o cessar-fogo.

O mandato da missão da ONU termina a 31 deste mês e o Conselho de Segurança está a negociar a sua extensão, com os estados Unidos a defenderem a necessidade de se modificarem os termos da operação, para que a FINUL, que conta com cerca de 10.000 "capacetes azuis", tenha maior capacidade de supervisão nas áreas em que opera o Hezbollah.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório