Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Pescadores infetados no Norte. Mais 19 mil casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Pescadores infetados no Norte. Mais 19 mil casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:47 - 17/08/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais um morto, 132 novos casos e 103 recuperados nas últimas 24 horas, de acordo com o relatório de situação epidemiológica divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ainda sobre a evolução da pandemia no país, em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou que foi detetado um novo surto em Montemor-o-Novo, onde há 24 casos confirmados, e que possivelmente estará relacionado com o de Mora, que é um foco "complexo porque tem mais de 300 pessoas potencialmente envolvidas".

Lá fora, os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 170.052 e 5.404.115, respetivamente. Depois, segue-se o Brasil com 107.852 mortes e 3.340.197 casos, o México com 56.757 mortes (522.162 casos) e a Índia com 50.921 mortes (2.647.663 casos).

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta segunda-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas associados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h52 - Milhares de argentinos realizaram por todo o país um protesto contra a Reforma Judiciária proposta pelo governo e contra a rigidez de uma quarentena que já leva 150 dias e que paralisa a economia.

Notícias ao MinutoProtestos em Buenos Aires.© Reuters

23h49 - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu hoje solidariedade entre os Estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), visando travar o impacto da pandemia de Covid-19.

23h28 - Após ter sido noticia que a GNR tinha posto fim a uma festa ilegal em Almancil com mais de 200 pessoas, o proprietário do espaço Medusis Club garantiu que todas as normas de segurança estavam a ser respeitadas no local e que teve luz verde da Direção-Geral da Saúde (DGS) para receber clientes

23h15 - O Ministério da Saúde brasileiro revelou, esta segunda-feira, que nas últimas 24 horas, foram registados mais 648 mortos e 19.373 infetados de Covid-19 no país, elevando o número total de óbitos, desde o início da pandemia, para 108.536 e de casos confirmados para 3,359.570.

23h07 - A prefeitura do Rio de Janeiro desistiu do projeto em que os cidadãos teriam de reservar espaço nas praias através de uma aplicação 'online', face às críticas desencadeadas por esta iniciativa que visava o combate à Covid-19.

22h37 - Uma delegação de 230 médicos cubanos chegou à Venezuela para apoiar o combate à pandemia da Covid-19, anunciou hoje o ministro venezuelano das Relações Exteriores, Jorge Arreaza.

21h53 - Luís Simão, presidente da Câmara Municipal de Mora, afirmou, esta segunda-feira, ter suspeitas de que o surto do novo coronavírus na vila alentejana tenha advido de "incumprimento legal". Em declarações à SIC Notícias, autarca recusou que os cidadãos de Mora tenham relaxado durante o confinamento. De acordo com o canal da estação de Carnaxide, o surto poderá ter tido origem num casal que se deslocou até a Mora e que sabia estar infetado com a Covid-19.

21h32 - Nove pescadores de Vila do Conde, no distrito do Porto, testaram positivo à Covid-19, obrigando à paragem de uma das embarcações em que operavam, anunciou hoje o presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar.

21h14 - O Presidente mexicano, Andrés Manuel Lópes Obrador, disse hoje que se voluntaria para testar a vacina russa, caso esta seja eficaz. "Serei o primeiro a ser vacinado", garantiu o Chefe de Estado do México, em conferência de imprensa, cita a Reuters.

21h09 - Surtos no Alentejo. Encaminhamento para Évora “põe em perigo” população. Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apela a que a realização dos testes seja feita em cada uma das localidades afetadas por surtos e não em Évora.  De acordo com a força sindical, as autoridades de saúde pública estariam “a obrigar a população de Montemor e de Mora a recorrer ao ADC de Évora, para onde habitualmente os médicos de família referenciam os doentes locais com suspeita de Covid-19”.

21h00 - O romance 'Ensaio sobre a Cegueira', de José Saramago, foi adaptado pela companhia de teatro Donmar Warehouse para realizar uma das primeiras peças em Londres que tem em conta as regras de distanciamento social determinadas pela pandemia de Covid-19

20h18 - Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde têm vindo a corrigir os tempos de espera de cirurgias, que aumentaram devido à Covid-19, e em junho houve uma "tendência de estabilização", esclareceu hoje a Administração Central do Sistema de Saúde.

20h12 - Cabo Verde registou hoje mais 24 novos infetados com o novo coronavírus e um morto. Foram ainda diagnosticados os primeiros doentes na ilha do Fogo, elevando o total de casos da doença para 3.203, revelou o diretor nacional de Saúde.

20h02 - Angola registou mais 29 infeções pelo novo coronavírus, passando assim para um total de 1.935 casos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

19h52 - Uma festa de música eletrónica na cidade chinesa de Wuhan, onde foi identificado pela primeira vez o novo coronavírus, está a gerar controvérsia pelo mundo inteiro. O evento realizado, este sábado, no parque aquático Maya Beach Water Park reuniu milhares de pessoas que dançaram sem máscara de proteção individual e tomaram banho nas piscinas sem respeitarem o distanciamento social, tudo medidas preventivas contra a Covid-19. 

Notícias ao MinutoFesta no  Maya Beach Water Park, em Wuhan© Twitter/AFP

19h28 - O Papa Francisco enviou ao Brasil material médico, como 18 ventiladores pulmonares e seis aparelhos de ultrassom, para o combate à pandemia de Covid-19, informou hoje a Esmolaria Apostólica, responsável pela divulgação das obras de caridade do pontífice.

19h05 - O governo da província de Luanda disponibilizou hoje duas linhas telefónicas para os cidadãos denunciarem irregularidades das operadoras de transportes públicos privados, quanto ao cumprimento das medidas de biossegurança contra a Covid-19.

19h02 - O Governo assegurou hoje que estão em curso as diligências para a outorga dos contratos com os media no âmbito da compra de publicidade institucional antecipada, uma medida anunciada pelo executivo para mitigar o impacto da pandemia.

18h44 - A Madeira registou hoje dois novos casos positivos de covid-19 e mais um doente recuperado, passando a região a contabilizar 28 infeções ativas, num total de 133 sinalizadas desde março, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

18h39 - A Guarda Nacional Republicana (GNR) cessou, na madrugada deste domingo, uma festa ilegal com mais de 200 pessoas, na localidade de Almancil, no Algarve, e identificou os dois organizadores do evento. Ainda segundo a força militar, o evento foi amplamente divulgado pela empresa organizadora nas redes sociais, sendo a entrada exclusiva a clientes com reserva de mesa e a localização transmitida apenas 12 horas antes do seu início, contando com diversos artistas convidados.

18h11 - Ao fim de dois dias consecutivos a registar mais de três mil novos casos diários, França contabilizou, esta segunda-feira, 493 infetados nas últimas 24 horas. No espaço de um dia, o país sofreu assim uma queda no número diário de contágios significativa. No total, França conta, neste momento, com 219.029 casos confirmados, desde o início da pandemia.

Quanto aos óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde francês, foram reportadas mais 19 vítimas mortais (um dado que vai em linha do que tem sido a média da última semana), elevando o número total de mortos no país para 30.429. 

18h02 - O governo britânico recuou e anunciou hoje que as notas dos alunos finalistas do ensino secundário em Inglaterra serão aquelas atribuídas pelos professores e em vez de serem produzidas por um algoritmo informático criado devido à pandemia de Covid-19.  

17h43 - Madrid vai proibir o consumo de alimentos nos transportes públicos, designadamente no Metro e em todos os autocarros da região, com o objetivo de minimizar o risco de contágio da Covid-19, avança hoje El Mundo. A nova medida, adianta ainda o jornal espanhol, será decretada no Boletim Oficial da Comunidade e Madrid nas próximas 48 horas.

17h35 -  Funcionários escolares insuficientes para garantir novas regras devido à Covid-19. Representantes da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFP) estiveram hoje reunidos com responsáveis do Ministério da Educação e voltaram a chamar a atenção para o facto de faltarem milhares de funcionários nas escolas, haver trabalhadores exaustos e de este ser um grupo profissional envelhecido.

17h33 - A Proteção Civil de Mora, no distrito de Évora, decidiu hoje prolongar o encerramento ao público dos serviços municipais até ao final desta semana, devido ao surto de Covid-19 que já infetou, pelo menos, 42 pessoas.

17h30 - A economia de Moçambique contraiu-se 3,25% no segundo trimestre face ao mesmo período do ano passado, tendo piorado o crescimento de 1,68% registado no primeiro trimestre, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

17h24 - O aumento de casos de Covid-19 na região Norte deve-se a "surtos com origem familiar e social", disse hoje a diretora-geral da Saúde, pedindo que se evitem "distrações" nos cuidados durante o convívio entre núcleos familiares distintos.

"Deixo aqui um apelo pedagógico, porque as famílias, devem ter cuidados [relativamente ao contágio]. Qualquer distração pode levar a surtos. Quando as famílias se juntam, não se esqueçam que são núcleos diferentes. Cada núcleo é como se fosse uma bolha de infeção. Basta que um núcleo esteja infetado para poder infetar os outros", observou Graça Freitas, na conferência de imprensa de hoje da DGS sobre a situação epidemiológica no país.

17h18 - Os dois funcionários do parlamento que foram diagnosticados com Covid-19 já repetiram testes e o resultado foi negativo, anunciou hoje a Direção Administrativa e Financeira (Divisão de Recursos Humanos e Formação) da Assembleia da República.

17h03 - O Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, anunciou hoje que o Aeroporto Internacional de Kotoka irá reabrir até 1 de setembro, desde que haja condições para fazer testes à Covid-19 a todos os passageiros que cheguem ao país.

16h55 - O Ministério da Saúde espanhol revelou, esta segunda-feira, que desde o fim de semana até às 14h00 de hoje foram reportados mais 16.269 mil novos casos do novo coronavírus no país (uma média de cinco mil contágios por dia), elevando o número total de infetados para 359.082.

Quanto ao número de mortos, a tutela adiantou que, nas últimas 24 horas, foram registadas 29 vítimas mortais, elevando o total de óbitos no país para 28.617. 

16h47 - A África do Sul lançou um novo ensaio para testar uma eventual vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório norte-americano Novavax, que será testado em paralelo com a experiência da vacina da Universidade de Oxford, lançada em junho.

16h36 - Mais dois idosos do Lar de Nossa Senhora da Luz, no concelho de Torres Vedras, onde se regista um foco de Covid-19, morreram vítimas da doença, indicou hoje aquela instituição num comunicado. De acordo com o lar, trata-se de uma mulher de 88 anos e de um homem de 87 que se encontravam hospitalizados. 

16h22 - A Câmara de Setúbal autorizou os estabelecimentos comerciais do concelho a funcionar entre as 10h00 e as 22h00, deixando de vigorar a obrigatoriedade de encerramento às 20h00, segundo um despacho do município hoje divulgado.

16h15 - A Guiné-Bissau registou na semana passada 61 novas infeções pelo novo coronavírus, aumentando o total de casos acumulado para 2.149 e o número de vítimas mortais para 33, disse hoje a entidade responsável pelo combate à pandemia de Covid-19.

16h08 - Proteção Civil italiana anunciou, esta segunda-feira, que nas últimas 24 horas, foram contabilizados mais quatro mortos e 320 novos casos de Covid-19. Com esta atualização, Itália passa a contar com 35.400 vítimas mortais e 254.235 infetados, desde o início da pandemia

15h57 - O Presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, afirmou, em conferência de imprensa, que será apresentado dentro de duas semanas um plano de retoma da economia para o país, cita o The Guardian. De acordo com a Reuters, prevê-se que a economia mexicana sofra uma quebra de 10% este ano. Até ao momento, mais de um milhão de pessoas já ficaram desempregadas no país, desde o início da pandemia

15h53 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) revelou hoje que "mesmo no contexto da crise pandémica", tem dedicado especial atenção à segurança rodoviária. Até 31 de julho, a PSP realizou 12.529 Operações de Fiscalização Rodoviária. Através de uma nota divulgada nas redes sociais, a autoridade deixou ainda um apelo para que "todos os condutores" mantenham "uma atitude prudente durante a condução, contribuindo para que, também neste capítulo, Portugal venha a ser um dos países mais seguros do mundo".

15h48 - A GNR de Torre de Dona Chama, no concelho de Mirandela, deteve no domingo um homem na feira da Bouça por "anunciar a venda de produtos para a cura da Covid-19, entre outras doenças", indicou hoje fonte policial.

15h44 - A aplicação móvel para rastreio de contágio StayAway Covid está em fase piloto iniciando hoje os testes de segurança que deverão estar terminados dentro de duas semanas, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde.

15h35 - O Reino Unido registou mais três mortes e 713 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico. O balanço oficial acumulado de mortes de pessoas que testaram positivo passou para 41.369 óbitos, e o número de infeções diagnosticadas desde o início da pandemia de Covid-19 é de 319.197 casos. 

15h28 - Há 70 lares de idosos em Portugal com casos de infeçãoSetenta estruturas residenciais para idosos em Portugal têm casos de covid-19 com 542 utentes e 2017 funcionários com testes positivos, disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

A situação dos lares, adiantou, continua a ser acompanhada pelo Ministério da Saúde, garantindo contudo que se regista "alguma estabilidade" e que a tendência é de continuar a ser de diminuição de infeções nestes espaços.

15h21 - A companhia aérea irlandesa Ryanair anunciou hoje uma redução de 20% do número de voos em setembro e outubro, apontando uma baixa nas reservas devido a um aumento de casos de Covid-19 na Europa.

15h13 - Os Açores registam, nas últimas 24 horas, um novo caso de Covid-19, que deu origem a uma cadeia de transmissão secundária na ilha de São Miguel, e duas recuperações, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

15h07 - O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte (Site-Norte) acusou hoje o grupo Fénix de estar a "prejudicar" os trabalhadores com reduções salariais e de horário para "iludir" o Estado e obter apoios.

15h00 - De acordo com os dados divulgados hoje pela DGS, há 13 concelhos com mais de mil casos de Covid-19 em Portugal, sendo que dois têm mais de 4 mil. Conheça os concelhos mais afetados pelo novo vírus aqui

Recorde aqui os principais desenvolvimentos, durante a manhã e início de tarde desta segunda-feira, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório