A partir da próxima segunda-feira, o País Basco, em Espanha, estará sob emergência sanitária, avança o El País.
Desta forma, Iñigo Urkullu poderá adotar, "com garantias jurídicas", as decisões decretadas hoje pelas autoridades de saúde espanholas e outras complementares, que afetem esta comunidade autónoma. Fontes do Executivo, em declarações ao meio de comunicação espanhol, garantiram que está fora de hipótese a adoção de medidas mais restritivas, como o confinamento da população.
Num comunicado, citado pelo El País, o Executivo explicou que está a trabalhar para publicar, no Boletim Oficial do País Basco, uma tripla normativa que declarará a situação de emergência sanitária.
Poderá ainda adotar medidas adicionais às que serão implementadas em toda a Espanha.
Esta ordem já foi declarada no País Basco a 13 de março, pouco antes da entrada em vigor do estado de emergência decretado pelo Governo de Pedro Sánchez, em toda a Espanha.
Espanha endurece medidas
O ministro da Saúde espanhol anunciou medidas mais restritivas no país. Passa, assim, a ser proibido fumar na rua e foi decretado o encerramento de todos os espaços de diversão noturna - como bares e discotecas. As medidas são para ser cumpridas em todo o território espanhol.
A tomada de decisão surge depois de, nesta quinta-feira, terem sido diagnosticados quase 3 mil novos casos da doença em apenas 24 horas. Esta sexta-feira, a tendência repetiu-se, com 2.987 contágios reportados num dia.