Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Mais 325 casos em Portugal. AML em contingência até fim do mês

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 325 casos em Portugal. AML em contingência até fim do mês
Notícias ao Minuto

07:38 - 13/08/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Segundo os dados mais recentes da Direção Geral da Saúde, Portugal registou mais seis mortes por Covid-19 e 325 novos casos de infeção em relação ao dia anterior. Desde o início da pandemia registaram-se 53.223 casos de infeção confirmados e 1.764 mortes. 

pandemia de Covid-19 já provocou mais de 749 mil mortos e infetou mais de 20,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios do mundo.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h20 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h11 - Mais seis mortos e 325 infetados em Portugal, num total de 1.770 óbitos e 53.548 casos. Houve um aumento diário de quase o triplo desde o início da semana. São ainda mais 237 recuperados, perfazendo 39.177.

14h50 - Autarcas da Área Metropolitana de Lisboa passam a poder alterar horário de funcionamento do comércio, deixando de vigorar a obrigatoriedade de abrirem às 10h00 e encerrarem às 20h00.

14h20 - AML fica em contingência até ao final do mês. Resto do país em alerta.  O que muda? Tal como era esperado, "os horários dos estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços nas áreas abrangidas pela declaração de situação de contingência" passam agora "a poder ser adaptados" pelos presidentes da câmaras municipais territorialmente competentes, "mediante parecer favorável da autoridade de saúde local e das forças de segurança".

Reveja aqui o briefing do Conselho de Ministros:

14h03 - Os casos confirmados de covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, aumentaram para 26, mais 10 nas últimas 24 horas, e os internamentos hospitalares subiram para dois, disse hoje o presidente do município.

14h - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos de covid-19, tendo um doente recuperado, ficando a região com 25 casos positivos ativos, todos na ilha de São Miguel, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h52 - O Índice do Custo do Trabalho (ICT) aumentou 13,5% no segundo trimestre em termos homólogos, acelerando "significativamente" face ao trimestre anterior devido à "forte redução" nas horas trabalhadas na sequência do 'lay-off' simplificado, divulgou hoje o INE.

13h41 - pandemia de Covid-19 já provocou mais de 749 mil mortos e infetou mais de 20,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios do mundo. Nas últimas 24 horas foram registados 6.721 mortos e 270.391 infetados em todo o mundo.

13h17 - Mais de 9.200 pessoas em cinco concelhos da Área Metropolitana da Lisboa (AML) foram contactadas, entre 30 de junho e 12 de agosto, pelas equipas multidisciplinares que apoiam os casos ativos de covid-19, foi hoje anunciado.

12h56 - O negócio de artigos religiosos anda fraco por Fátima devido à pandemia, mas o setor tenta adaptar-se ao contexto e vão surgindo máscaras com a Nossa Senhora e terços com as cores do arco-íris e a inscrição "Vai ficar tudo bem".

12h40 - A Grécia anunciou hoje o primeiro caso de contágio pelo novo coronavírus num campo de migrantes numa das ilhas do Mar Egeu. Um iemenita de 35 anos que mora no campo de Vial, na ilha de Chios e onde vivem mais de 3.800 pessoas, testou positivo na noite de quarta-feira.

12h33 - O Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças indicou hoje que foi iniciado um estudo no continente sobre anticorpos contra o coronavírus, após provas que mostram um maior número de infetados do que os números oficiais mostram.

12h27 - As visitas a doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) serão retomadas no próximo sábado, dia 15 de agosto. A informação foi anunciada, esta quinta-feira, em comunicado, pela própria unidade de saúde.

12h06 - A polémica sobre como vai ser realizada a Festa do Avante! continua. PCP critica Rui Rio após presidente do PSD ter opinado sobre a lotação máxima do evento comunista. "Há afirmações tão ridículas que só podem assentar numa aversão sem limites ao PCP e à sua luta pelos direitos dos trabalhadores e do povo", sustenta o partido comunista. 

11h37 - O número de novos casos de covid-19 na Alemanha continua a aumentar, tendo-se registado 1.445 nas últimas 24 horas, o que já levou o governo a reiterar preocupação com uma eventual escalada. Este é o maior aumento de novos casos desde o início de maio. O país tem um total de 219.964 casos diagnosticados desde o início da pandemia de covid-19 e mais quatro vítimas mortais em relação ao dia anterior para um total de 9.211.

11h33 - O interior do Alentejo costuma "ficar às moscas" no verão, mas este ano está "cheio" com os turistas nacionais a rumarem à região e a juntarem-se a habitantes que evitaram ir a banhos, devido à Covid-19. As afirmações são de Francisco Ramos, presidente da Câmara de Estremoz, um dos poucos concelhos do distrito de Évora sem registo de "qualquer caso" da doença.

10h37 - Determinadas em travar a propagação da Covid-19, as autoridades da capital da Coreia do Sul instalaram paragens de autocarro novas na cidade, protegidas por painéis de vidro e onde só entra quem se submeter a uma medição de temperatura. Quem recusar ou tiver febre, não pode entrar.

10h14 - Facebook anunciou uma nova medida para combater a disseminação de desinformação sobre a Covid-19 na sua rede social, procurando disponibilizar aos utilizadores mais informação sobre o assunto. Sempre que partilhar um artigo sobre o novo coronavírus é apresentada uma pequena janela ‘pop-up’.

9h45 - "Vírus pode dar quadros neuropsiquiátricos que só daqui a meses veremos". A propósito de como o novo coronavírus mudou a forma como a sociedade se comporta, Miguel Xavier, subdiretor do Conselho Científico da Universidade Nova de Lisboa e diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, é o entrevistado de hoje do Vozes ao Minuto.

9h42 - Uma das vacinas na corrida contra a Covid-19 é a BNT162b1, formulada pelas farmacêuticas BioNTech, da Alemanha, e Pfizer, dos Estados Unidos, e demonstrou ser segura nas duas primeiras fases de testes. De acordo com os investigadores, os voluntários registaram uma resposta imunológica "robusta" após receberem o imunizante. 

09h39 - Marcada para o início de setembro, a Festa do Avante! continua a gerar debate no espaço público e político. Desta vez, foi Rui Rio quem veio agitar as águas após a ministra da Saúde ter referido, ontem, que a lotação do evento comunista terá este ano que ser inferior à capacidade máxima habitual de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por causa da Covid-19.

09h32 - A mara de Lisboa já recebeu, desde 3 de agosto, 373 candidaturas no âmbito do Programa de Apoio à Aquisição de Bicicleta e efetuou os primeiros 50 pagamentos, no valor de cerca de 14 mil euros, foi hoje anunciado. Das 50 bicicletas comparticipadas, 74% são elétricas e 26% convencionais, indica o município.

9h23 - A Racing Point anunciou, em forma de uma curta nota publicada nas redes sociais pela manhã desta quinta-feira, que Sergio Pérez está recuperado da Covid-19, doença que o afastou dos dois últimos Grandes Prémios de Formula 1, em Silverstone. O piloto mexicano de 30 anos irá, assim, poder regressar às pistas já no próximo fim de semana, para disputar o Grande Prémio de Espanha.

9h06 - O Governo abriu concurso para 220 médicos, a maioria (148) para especialidades hospitalares, 56 para Medicina Geral e Familiar e 16 para a especialidade de Saúde Pública, segundo um despacho publicado em Diário da República.

8h53 - De Nova Jérsia, nos EUA, chega-nos a história de um casal, estava casado há 62 anos, e que morreu no mesmo dia, vítimas de Covid-19. Dois dias antes, tinha morrido o seu filho também vítima da mesma doença. O casal foi recordado numa série de tweets pelo governador Phil Murphy que decidiu homenagear a família.

8h49 - No desporto, o jogador Mesut Ozil revela por que recusou 'cortar' o ordenado em plena pandemia. Segundo o internacional alemão diz que algumas questões colocadas pelos jogadores ao Arsenal "ficaram por responder".

8h45 - Desde o início da pandemia que as autoridades têm deixado vários apelos à população para que o material de proteção individual contra o novo coronavírus seja descartado corretamente. Cerca de seis meses após o início da pandemia da Covid-19, a GNR voltou a recordar, esta quinta-feira, que não se deve deitar no chão "equipamento de proteção individual, como a máscara ou as luvas, após a sua utilização"

8h42 - Uma equipa de cientistas da startup Omni-electronica, no Brasil, fizeram vários testes de forma a estudar a proliferação do novo coronavírus na atmosfera. Perceberam que a presença do vírus por trás da doença da Covid-19 se mantém durante horas suspenso no ar.

8h29 - Analgésicos tais como ibuprofeno não elevam a probabilidade de morte devido à infeção pelo novo coronavírus, revela um novo estudo britânico. O alerta emitido pelo ministro da saúde francês no início da pandemia gerou o pânico relativamente à toma do popular analgésico, mas uma equipa de investigadores da Universidade de Aberdeen, assegura que essas preocupações não são sustentadas por evidências científicas.

8h13 - O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de Covid-19, indicou o provedor de Justiça.

8h09 - As exportações portuguesas de saúde cresceram, no primeiro semestre deste ano, quase 17%, para 810 milhões de euros, face ao período homólogo, segundo indicou hoje a associação Health Cluster Portugal.

8h02 - O movimento Vamos Ao Cinema surge hoje na forma de uma campanha, a decorrer em vários canais de comunicação, desenvolvida por associações do setor e que pretende estimular o regresso dos portugueses às salas de cinema.

7h56 - O investimento em imobiliário em Portugal caiu para 90 milhões de euros no segundo trimestre deste ano, face aos 1.480 milhões de euros do primeiro trimestre, devido ao impacto de Covid-19, adiantou Fernando Ferreira, da consultora JLL.

7h35 - O Leipzig e o Atlético de Madrid disputam hoje o segundo encontro da inédita fase 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, em Lisboa, com o vencedor a encontrar o Paris Saint-Germain nas meias-finais.

7h32 - A Argentina vai produzir e o México distribuir a vacina de Oxford contra a Covid-19 na América Latina, à exceção do Brasil, anunciou na quarta-feira o Presidente argentino.

7h30 - O Peru anunciou na quarta-feira o regresso do recolher obrigatório ao domingo, tendo proibido igualmente as reuniões familiares, principal fonte de contágio com o novo coronavírus no país, após registar um recorde diário de infeções.

7h27 - O México está perto de chegar aos 500 mil casos de Covid-19 desde o início da pandemia, contabilizando ainda 54.666 óbitos, segundo os dados do Ministério da Saúde do país. Só nas últimas 24 horas, foram diagnosticadas 4.376 novas infeções, elevando o total para 498.380 desde o primeiro caso registado no país, em finais de fevereiro.

7h25 - Os Estados Unidos registaram 1.429 mortes causadas pela Covid-19 e 52.839 casos confirmados, nas últimas 24 horas, indicou a Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia no país foram contabilizadas 5.191.689 infeções e 165.909 óbitos,

7h23 - A China registou, nas últimas 24 horas, 19 casos de Covid-19, na maioria procedentes do exterior, anunciou hoje a Comissão de Saúde do país. Oito são de contágio local, todos eles na província de Xinjiang, no extremo noroeste da China, onde foi detetado um surto há cerca de um mês

7h19 - Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de Covid-19, alertam OMS e UNICEF.

7h15 - A Peregrinação Internacional de agosto termina hoje, no Santuário de Fátima, sendo a primeira em que estão registados grupos estrangeiros após o início da pandemia. Começou na quarta-feira e integra também a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado, sendo normalmente esperados milhares de emigrantes portugueses que aproveitam as férias de verão para se deslocar a Fátima.

7h12 - Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou hoje um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados na superfície de uma amostra, após a realização de testes de ácido nucleico

7h08 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou na quarta-feira que a pandemia de Covid-19 ameaça ganhar a luta contra a pobreza global e a paz, e que existe um risco de uma escalada nos conflitos existentes. O diplomata português realçou ainda que a pandemia causada pelo novo coronavírus pode também gerar novos conflitos no mundo.

7h03 - As autoridades do estado australiano de Victoria anunciaram hoje que assumiram a gestão de três lares de idosos privados em Melbourne, capital regional e foco de um forte surto de Covid-19 nas últimas semanas.

7h00 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento da evolução da pandemia de Covid-19. Pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório