Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

AO MINUTO: Padre infetado avisa fiéis; Brasil com 55 mil novos casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Padre infetado avisa fiéis; Brasil com 55 mil novos casos

Portugal regista esta quarta-feira mais três mortes por Covid-19 e 278 novos casos de infeção em relação a terça-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia até hoje registaram-se 53.223 casos de infeção confirmados e 1.764 mortes.

A região de Lisboa e Vale do Tejo totaliza hoje 27.441 casos de Covid-19, mais 160 do que no dia anterior, o que representa 57,5% dos casos.

pandemia já provocou mais de 743 mil mortos e infetou mais de 20,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h50 Os números globais da pandemia, às 23h50 desta quarta-feira:

  • 20.763.244 casos de infeção, dos quais;
  • 13.675.127 estão recuperados (66%);
  • 6.336.999 são casos ativos (31%), dos quais 64.640 estão em estado grave (1%);
  • 751.118 morreram (4%).

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados disponibilizados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC), mas estes não incluem os números avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h16 Aquisição de vacina russa gera divisões na Bósnia-Herzegovina. Os representantes políticos dos sérvios da Bósnia-Herzegovina demonstraram hoje interesse em adquirir a vacina conta a Covid-19 produzida pela Rússia, mas as comunidades muçulmana e croata advogam que é necessário seguir as decisões de União Europeia (UE).

23h15México já perdeu 1,2 milhões de empregos durante a pandemia. A pandemia de Covid-19, que já causou no México quase 54 mil mortos e mais de 490 mil infetados, fez desaparecer quase 1,2 milhões de empregos formais, revelou hoje o Instituto Mexicano de Segurança Social (IMSS).

22h47 Brasil reporta mais de 55 mil casos e 1.175 mortes em 24h. Os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Ministério da Saúde brasileiro dão conta do registo de 55.155 novos casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, 3.164.785 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus.

22h23 Padre infetado em Viana do Castelo pede a fiéis para estarem atentos. O pároco da Meadela, em Viana do Castelo, confirmou hoje à Lusa ter testado positivo para o novo coronavírus e pediu aos fiéis que com ele contactaram nos últimos dias para estarem atentos a eventuais sintomas da Covid-19.

22h20 Empresários do setor do turismo de Fátima com quebras de 90%. Os empresários do setor do turismo de Fátima estão a registar quebras de cerca de 90% devido à covid-19, só perspetivando uma "retoma significativa" em abril do próximo ano, disse hoje a presidente da associação empresarial local.  

21h06 Turquia adia um mês o regresso às aulas. As autoridades turcas começarão a abrir as escolas e as universidades cerca de um mês após o início normal do ano letivo, dependendo de o número de novos casos diários de Covid-19 vir a ser inferior a mil.

21h03 CBF autoriza jogadores infetados com Covid-19 a jogar contra o Flamengo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) autorizou o Atlético Goianiense a convocar quatro jogadores com testes positivos para a Covid-19 para a partida contra o Flamengo, da segunda jornada do Brasileirão, a disputar na madrugada de quinta-feira.

21h00 PCP mantém reserva sobre articulação com DGS para Festa do Avante!. O PCP escusou-se hoje a adiantar mais informação sobre as medidas para a Festa do Avante! em análise com a Direção-Geral de Saúde, afirmando que são matérias do "foro do relacionamento" entre o partido e aquela entidade.

20h58 Tripulantes da Ryanair têm reunião para discutir situação laboral. A Crewlink, empresa de tripulantes da Ryanair, enviou cartas aos trabalhadores de Lisboa que recusaram integração nos quadros convocando uma reunião na sexta-feira para abordar a sua situação laboral, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

19h47 Em Fátima, para muitos peregrinos a fé é maior que o medo. Estiveram meses fechados em casa por causa da pandemia, mas com o desconfinamento muitos idosos voltam agora pela primeira vez a Fátima, para matar saudades de um sítio onde regressam quase todos os anos.

19h04 Portugal sai da 'lista negra' da Polónia nas restrições a voos diretos. "A Polónia retirou Portugal da lista dos países relativamente aos quais mantém restrições de voos diretos, juntando-se assim à Grécia, à República Checa, à Hungria, a Malta, à Roménia, à Bélgica, aos Países Baixos, à Dinamarca e ao Chipre no levantamento total ou parcial de restrições à mobilidade de passageiros oriundos de Portugal", adianta o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em comunicado

18h47 TAP reforça rede em outubro contando com 82 rotas e 666 voos semanais. A TAP está a reforçar a sua rede de destinos e, em outubro, vai contar, no total, com 82 rotas e 666 voos semanais em plano, anunciou hoje a companhia aérea.

18h42 - Governador de São Paulo infetado com o novo coronavírus. O governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, anunciou hoje que está infetado pelo novo coronavírus, num vídeo publicado nas redes sociais. Ao contrário do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que sempre relativizou a periculosidade da pandemia e que já defendeu que o novo coronavírus causa apenas uma "gripezinha", o governador do estado de São Paulo é um defensor público do isolamento social e das medidas de prevenção da doença.

18h23 Mora prolonga fecho de serviços até segunda-feira devido a surto na vila. A Câmara de Mora, no distrito de Évora, decidiu prolongar o encerramento dos serviços municipais, pelo menos, até segunda-feira, por precaução, devido ao surto de Covid-19 detetado na vila, anunciou hoje a autarquia.

17h58 - Espanha regista 1.690 casos em 24h sem atualização de Madrid. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, Espanha registou 1.690 casos nas últimas 24 horas. Estes dados não incluem os da Comunidade de Madrid, que não entregou os dados "devido a problemas técnicos", reporta o El País.

17h57 Portugal regista evolução positiva quanto a casos em lares, diz ministra. A ministra da Saúde disse hoje que Portugal tem registado uma evolução positiva relativamente a casos de covid-19 em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e que estes espaços têm sido uma das maiores preocupações em vários países.

17h10 - Rússia lança vacina em duas semanas. A Rússia indicou que a primeira remessa da primeira vacina contra a Covid-19 do mundo será lançada dentro de duas semanas e rejeitou todas as reservas em relação à mesma, por parte de especialistas, por causa da rápida aprovação do fármaco, como "sem fundamento". A vacina, chamada 'Sputnik V', em homenagem ao primeiro satélite lançado pela União Soviética, ainda não passou os ensaios clínicos finais e alguns cientistas, de acordo com o Guardian, temem que Moscovo esteja a privilegiar a rapidez à eficiência.

16h38 - Mais 10 mortes e 481 novos casos em Itália. De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pela Proteção Civil italiana, foram reportados 481 novos casos nas últimas 24 horas em Itália (um aumento face a terça-feira, em que foram registados 412). Com esta atualização, o número total de casos confirmados, desde o início da pandemia, sobe para 251.713.

16h26Um morto e 30 internados entre os 77 infetados de lar de Torres Vedras. Um idoso do Lar de Nossa Senhora da Luz, no concelho de Torres Vedras, onde se regista um foco de Covid-19, morreu e 30 outras pessoas com resultados positivos mantêm-se internadas, informou hoje a instituição.

16h25 Secretário da Saúde dos EUA diz-se cético em relação a vacina russa. O secretário da Saúde dos Estados Unidos expressou hoje o seu ceticismo em relação ao anúncio do registo da "primeira vacina" contra a Covid-19 feito pela Rússia, que garante dar "imunidade duradoura".

15h29 -  Proibido fumar em espaços públicos na Galiza a partir de amanhã. A partir de quinta-feira, 13 de agosto, vai ser proibido fumar em espaços públicos na Galiza, sempre que não seja possível cumprir o distanciamento social. A medida foi anunciada, esta quarta-feira, pelo presidente do Governo galego, Alberto Núñez Feijóo.

15h21 mara de Vila de Conde revela 173 casos ativos no concelho. A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou hoje que existem 173 casos ativos de Covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim como ações de sensibilização.

15h19 "Queremos garantir que quando tivermos a vacina é segura e eficaz". No que diz respeito à possível aquisição da nova vacina russa contra o novo vírus, Marta Temido afirmou que, neste momento, Portugal está, primeiramente, atento às "recomendações e leitura" da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o novo tratamento. "É muito importante acelerar o processo de investigação e de descobrir uma vacina eficaz, mas nesse processo não podemos sacrificar nem a segurança a eficácia terapêutica", alertou a ministra

15h08 - Distribuição de casos por idade. A faixa etária entre os 20 e os 29 anos totaliza em Portugal desde o início da pandemia 8.188 casos, enquanto na faixa dos 50 aos 59 anos, os casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 situa-se nos 8.004. Com mais de 80 anos, tiveram infeções confirmadas 6.006 pessoas, enquanto 5.318 pessoas entre os 60 e os 69 anos adoeceram.

A Covid-19 já afetou em Portugal 1.955 crianças até aos 9 anos e 2.492 entre os 10 e os 19 anos.

15h02 - Casos e mortes por região. Quanto aos casos confirmados, a região Norte tem 19.217, mais 89 casos, a região Centro tem 4.538, mais 12 do que na véspera, o Algarve contabiliza 938 casos, mais quatro, e o Alentejo tem 780, mais 10 casos. A região Norte continua a registar o maior número de mortes (836), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (621), o Centro (253), Alentejo (22), Algarve (17) e Açores (15). A Madeira aumentou o número de casos para 125, mais dois do que no dia anterior, e nenhuma morte, e os Açores registou mais um caso, totalizando 184 situações de infeção e mantém o número de óbitos (15).

15h01 - Portugal com mais três mortes e 288 casos de infeção. De acordo com o boletim da DGS sobre a situação epidemiológica, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 53.223 casos de infeção confirmados e 1.764 mortes.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório