Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: "Não haverá exceções" para Avante. Mais 278 casos em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: "Não haverá exceções" para Avante. Mais 278 casos em Portugal
Notícias ao Minuto

07:50 - 12/08/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A inédita fase final da Liga dos Campeões de futebol arranca hoje em Lisboa com os franceses do Paris Saint-Germain e os italianos da Atalanta a lutarem, no Estádio da Luz, por um lugar nas meias-finais da prova.

Os dados mais recentes, emitidos pela Direção Geral da Saúde, dão conta de que a Covid-19 fez mais três mortos e 278 infetados, nas últimas 24 horas, em Portugal. No total há já 1.764 óbitos e 53.223 casos. O número de recuperados já ultrapassa os 38 mil.

pandemia de Covid-19 já provocou mais de 743 mil mortos e infetou mais de 20,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo. 

15h30 - Este registo fica chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h29 - Vai ser proibido fumar em espaços públicos na Galiza a partir de amanhã. A proibição vigorará sempre que não for possível cumprir o distanciamento social.

15h14 - O clube espanhol Athletic Bilbau revelou hoje ter detetado seis casos de Covid-19 nos testes feitos ao plantel e 'staff' da equipa principal, entre os quais os dos futebolistas Iñaki Williams e Oihan Sancet.

15h03 - A mara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou hoje que existem 173 casos ativos de Covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim como ações de sensibilização.

14h58 - avó da primeira-dama brasileira, Michelle Bolsonaro, morreu de Covid-19 esta quarta-feira. Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 81 anos, estava internada desde 1 de julho na Unidade de Cuidados Intensivos, no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Distrito Federal.

14h52 - A ministra da Saúde defendeu hoje que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por causa da Covid-19. A ministra assegurou que à organização da Festa do Avante! "não será permitido o que está proibido nem proibido o que está permitido" 

14h33 - Mais de 2.600 pessoas já foram contactadas pelas equipas multidisciplinares de Sintra que apoiam os casos ativos de Covid-19 no concelho e realizaram desde o início de julho quase mil visitas a agregados familiares, anunciou hoje o município.

14h30 - Acompanhe a conferência de imprensa da DGS abaixo e leia aqui em pormenor:

14h21 - As valências da creche 'O Pinheirinho', na Sertã, reabriram hoje após os testes realizados aos funcionários e a 30 crianças para despiste à Covid-19 terem dado resultado negativo, disse à Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia. A creche foi encerrada no dia 29 de julho, após uma criança de três anos ter testado positivo para a doença. 

14h11 - A Praça da Fruta das Caldas da Rainha regressou hoje ao tabuleiro centenário num dia chuvoso e marcado pela divisão de opiniões entre quem preferia manter-se num espaço fechado e os saudosos que queriam voltar aos toldos coloridos

14h07 - A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 743.199 mortos em todo o mundo desde o aparecimento da doença na China, em dezembro, segundo o balanço da agência France-Presse.

13h44 - O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 278 novos casos e mais três mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza agora 53.223 casos de contágio e 1.764 óbitos. Mais 180 pessoas recuperaram da doença desde ontem, o que aumentou para 38.940 o número de recuperação desde o início da pandemia

13h30 - A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido ao confinamento.

13h28 - O partido Aliança defendeu hoje que todos os passageiros que queiram viajar para os Açores deveriam realizar o teste à Covid-19 na origem, eliminando a possibilidade de realizar o despiste aquando do desembarque na região.

13h14 - Uma mulher testou positivo para o novo coronavírus seis meses depois de ter recuperado da doença pela primeira vez, na China. Tinha sido diagnosticada pela primeira vez em fevereiro deste ano, recuperou uns meses depois e voltou a testar positivo a 9 de agosto.

13h10 - No desporto, quatro elementos da equipa feminina do Atlético de Madrid testaram positivo à Covid-19, a 10 dias do jogo com o FC Barcelona, dos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol, anunciou hoje o clube espanhol. Por seu lado, o Athletic também anunciou seis casos positivos no plantel.

no Brasil, pelo menos 151 jogadores que compõe o principal escalão do futebol brasileiro já terão sido infetados. Das 20 equipas que compõem o Brasileirão, o Corinthians é o clube com mais casos diagnosticados de Covid-19.

13h08 - O Novo Banco concedeu 36.642 moratórias de crédito à habitação, desde março, no âmbito da pandemia de Covid-19, num valor que totaliza cerca de 2.150 milhões de euros, divulgou hoje a entidade.

13h06 - A Rússia registou 5.102 novos casos de Covid-19 e 129 mortes associadas à doença nas últimas 24 horas, elevando o balanço total para 902.701 casos confirmados e 15.260 mortes. Segundo as autoridades de saúde, os novos casos foram detetados em 84 das 85 regiões russas.

12h56 - pandemia de Covid-19 fez com que começassem a ser partilhados nas redes sociais vários artigos e informação considerada imprecisa ou até falsa, contribuindo para uma situação de incerteza e múltiplas dúvidas em relação à doença. O Facebook anunciou  ter eliminado mais de 7 milhões de publicações entre abril e junho por disseminarem desinformação.

12h34 - A 82.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai ser disputada em 2021, sendo a prova a realizar entre 27 de setembro e 05 de outubro uma edição especial, devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a organização.

12h21 - Os impactos financeiros e operacionais causados pela pandemia de Covid-19 na indústria do futebol poderão perdurar até 2024, segundo um estudo lançado pela plataforma World Football Summit (WFS) e pela empresa SPSG Consulting.

12h14 - No espaço de poucos dias subiu para quatro o número de clubes da I divisão do futebol espanhol que informaram de casos positivos de Covid-19 nos respetivos planteis. O último foi o Celta de Vigo, que detetou dois casos positivos.

12h08 - O primeiro-ministro António Costa saudou as equipas presentes na inédita 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, entre hoje e 23 de agosto, esperando que se concretize num "grande momento desportivo" em Lisboa.

12h03 - O Ministro da Saúde alemão considera o número de casos diários registado nas últimas 24 horas, um "aumento preocupante". Existem surtos de várias dimensões "em todas as regiões do país", provocados pelos "viajantes que regressam de férias, mas também por festas de todo o tipo, ou por encontros familiares", sendo necessário uma estabilização dos valores, explicou Jens Spahn.

12h - Uma empresa de joalharia israelita está a trabalhar no que diz ser a máscara mais cara do mundo. É de ouro, tem diamantes incrustados e um preço de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,2 milhões de euros).

Notícias ao MinutoEste deverá ser o aspeto final © Yvel

11h57 - IPO Porto deixou um apelo, esta terça-feira, para que "todos os doentes em ambulatório/consulta se desloquem à instituição sozinhos". Em comunicado, a unidade de saúde sublinha que em caso de necessidade, no máximo, os pacientes devem fazer-se acompanhar "apenas por uma pessoa" devido à Covid-19.

11h32 - A maratona de Paris, inicialmente marcada para 05 de abril, adiada para 18 de outubro e remarcada para 15 de novembro, foi hoje cancelada devido à pandemia de Covid-19, anunciou a organização.

11h13 - Morreu, aos 83 anos, o cantor e guitarrista Trini Lopez. De acordo com a imprensa internacional, o intérprete do clássico 'La Bamba' terá perdido a vida depois de ter sido internado com Covid-19.

10h59 - Um vídeo da detenção de uma mulher que não estava a usar máscara numa rua de Melbourne, na Austrália, está a gerar controvérsia. Nesta altura, a cidade está no nível quatro de quarentena, o que significa que as pessoas são obrigadas a usar máscara em locais públicos, mas um dos agentes envolvidos na detenção está a ser acusado de asfixiar a mulher de 21 anos. 

10h43 - O Papa Francisco advertiu hoje para as "patologias sociais" reveladas pela pandemia e que ameaçam a humanidade, tais como o individualismo, e garantiu que se os mais frágeis não forem ajudados não será possível curar o mundo.

10h40 - Usar máscara tornou-se obrigatório, esta quarta-feira, em todos os espaços públicos em Bruxelas, depois de o número de novas infeções ter registado uma subida alarmante e de se ter tornado uma das cidades mais afetadas da Europa.

10h08 -  O FC Barcelona informa de caso positivo de Covid-19 no plantel. O jogador está assintomático e isolado em casa, não tendo viajado com a restante equipa para Lisboa.

9h32 - O número total de mortes por Covid-19 é hoje de 23.616 em África, continente com perto de 1,1 milhões de infetados pela doença, que afeta sobretudo as regiões Austral e do Norte, segundo os dados oficiais mais recentes. Foram registadas mais 34 mortes nas últimas 24 horas e mais 1.635 infeções.

9h25 - Segundo documentos oficiais divulgados pela agência de notícias Fotanka, a vacina russa, 'Sputnik V', apregoada por Putin, foi aprovada após ter sido testada em apenas 38 pessoas e causa efeitos secundários que incluem dores, febre e inchaço. Terá ainda sido registada depois de apenas 42 dias de investigação e a sua eficácia é desconhecida.

9h03 - O Reino Unido entrou oficialmente em recessão hoje, pela primeira vez em mais de 10 anos, depois do Produto Interno Bruto (PIB) ter caído 20,4% entre abril e junho, o segundo trimestre consecutivo de contração, foi hoje anunciado. Todos os sectores da economia do Reino Unido sofreram uma queda devido ao impacto das medidas de contenção postas em prática pelo Governo para conter a propagação do Covid-19.

8h47 - Farmacêutica chinesa aponta que vacina contra a Covid-19, não apresentou reações negativas ou alarmantes na realização de testes em voluntários. A Coronavac, formulada pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science em colaboração com o Instituto Butantan, em São Paulo, no Brasil, é uma das favoritas para colocar um fim à pandemia.

8h27 - Ana Carolina é terapeuta respiratória e luta para recuperar da Covid-19. A profissional de saúde brasileira garante que nunca viu uma doença que destrua os pulmões como a provocada pelo novo coronavírus. Leia aqui a história.

8h17 - Especialistas alertam que usar máscara e evitar beijar durante o sexo pode ajudar a desacelerar a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19. A sugestão é feita pela instituição britânica solidária que promove a saúde sexual, Terrence Higgins Trust, principalmente ao estar com um parceiro novo. 

8h11 - Este ano aumentaram os avistamentos de tubarões na costa portuguesa, de acordo com um especialista, mas isso não é sinónimo de ataque concertado. Será consequência da pandemia da Covid-19, algo que está, inclusive, a ser estudado. Perceba melhor com esta entrevista de Nuno Queiroz, investigador independente no CIBIO-InBIO, ao Notícias ao Minuto.

8h04 - A Índia registou, nas últimas 24 horas, 834 mortes causadas pela Covid-19 e 60.963 novos casos da doença, anunciaram hoje as autoridades de Saúde do país. Desde o início da epidemia, o país contabilizou 46.091 óbitos e 2,3 milhões de infeções diagnosticadas, indicou o Ministério da Saúde indiano.

7h53 - Bochechar antissético bucal por apenas 30 segundos pode reduzir o risco de disseminação do novo coronavírus, causador da doença da Covid-19. Quem o diz são especialistas alemães que concluíram que o produto destinado à manutenção da higiene oral é eficaz na "inativação" do SARS-CoV-2.

7h37 - O Instituto Robert Koch divulgou, esta quarta-feira, os dados mais recentes da situação epidemiológica na Alemanha relacionada com a Covid-19. Depois de três dias abaixo dos mil casos de infeção diários, a Alemanha voltou a ultrapassar esse número: foram diagnosticados 1.226 novos casos e mais seis óbitos desde ontem. Em termos acumulados, contabilizam 218.519 casos de contágio e 9.207 vítimas mortais. 

7h30 - O México registou 926 mortos e 6.686 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indicou o Ministério da Saúde do país. Desde o início da epidemia no país, as autoridades mexicanas contabilizaram 53.929 óbitos e 492.522 infeções.

7h27 - Os lares de idosos na Nova Zelândia foram hoje colocados em confinamento, após o reaparecimento de novos casos de Covid-19 ao fim de 102 dias sem contágios locais, anunciou a primeira-ministra, Jacinda Ardern.

7h23 - A China registou, nas últimas 24 horas, 25 novos casos de Covid-19, na maioria procedentes do exterior, anunciou hoje a Comissão de Saúde do país.

7h16 - A Peregrinação Internacional de agosto arranca hoje no Santuário de Fátima, a terceira após o desconfinamento e a primeira em que estão registados grupos estrangeiros após o início da pandemia.

7h12 - As autoridades do estado australiano de Victoria contabilizaram 21 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário desde o início do surto na capital regional, Melbourne. Registaram-se ainda 410 novas infeções. Victoria acumulou 16.650 casos do novo coronavírus, o que representa 75% do total da Austrália, com 22.100 infeções.

7h09 - A fase final da Liga dos Campeões de futebol arranca hoje em Lisboa com os franceses do Paris Saint-Germain e os italianos da Atalanta a 'lutarem', no Estádio da Luz, por um lugar nas meias-finais da prova. O encontro está agendado para as 20h00.

7h07 - O presidente dos Estados Unidos anunciou na terça-feira um contrato no valor de 1,3 mil milhões de euros para a produção de 100 milhões de doses da vacina experimental do laboratório Moderna, o sexto contrato deste género desde maio.

Os Estados Unidos registaram, nas últimas 24 horas, 1.110 mortes causadas pela Covid-19 e 53.029 casos confirmados, indicou a Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia no país foram contabilizados 5.138.850 de infeções e 164.480 óbitos.

7h00 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento esta manhã. Pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório