Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Equipas multidisciplinares já contactaram mais de 2.600 pessoas em Sintra

Mais de 2.600 pessoas já foram contactadas pelas equipas multidisciplinares de Sintra que apoiam os casos ativos de covid-19 no concelho e realizaram desde o início de julho quase mil visitas a agregados familiares, anunciou hoje o município.

Equipas multidisciplinares já contactaram mais de 2.600 pessoas em Sintra
Notícias ao Minuto

14:25 - 12/08/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, a Câmara Municipal de Sintra adianta que as seis equipas multidisciplinares, constituídas por enfermeiros, técnicos de ação social, proteção civil e um elemento da junta de freguesia da área de residência, realizam visitas domiciliárias para avaliar as "necessidades de saúde e sociais dos casos sinalizados pelas autoridades" e "o cumprimento eficaz e efetivo do confinamento necessário para a quebra de transmissão do novo coronavírus".

Estas visitas, é referido, permitiram gerar 130 pedidos de apoio familiar, 14 pedidos de apoio para medicamentos, 38 pedidos de apoio económico e 17 pedidos de habitação de emergência.

"Neste trabalho de proximidade são entregues pelas equipas, em todas as visitas, termómetro, máscaras cirúrgicas e gel desinfetante para que o cidadão, ainda que em confinamento obrigatório, reduza todos os riscos de transmissão", lê-se na nota.

Na retaguarda desta operação, que já permitiu desde o início de julho a realização de cerca de 990 visitas a agregados familiares, está ainda uma equipa com técnicos da Segurança Social e da Câmara de Sintra "que recebem, avaliam e encaminham, diariamente, os relatórios com os diversos pedidos de apoio para intervenção imediata".

"A autarquia de Sintra irá continuar a acompanhar a evolução da propagação da covid-19, antecipando e atuando com novas medidas preventivas, caso seja necessário, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio à população", é acrescentado no comunicado.

Seis freguesias de Sintra (uniões de freguesias de Queluz e Belas, Massamá e Monte Abraão, Cacém e São Marcos, Agualva e Mira Sintra, Algueirão-Mem Martins e a freguesia de Rio de Mouro) estiveram em situação de calamidade durante o mês de julho devido à pandemia de covid-19.

No início do mês estas freguesias, tal como outras 13 dos concelhos de Lisboa, Odivelas, Amadora e Loures, passaram para a situação de contingência, em que já se encontrava a restante Área Metropolitana de Lisboa.

As outras regiões de Portugal continental estão desde 01 de junho em situação de alerta.

Os 18 municípios que integram a AML são Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 743 mil mortos e infetou mais de 20,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.764 pessoas das 53.223 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório