Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ana Carolina é terapeuta respiratória e luta para recuperar da Covid-19

A profissional de saúde no Brasil garante que nunca viu uma doença que destrua os pulmões como a provocada pelo novo coronavírus.

Notícias ao Minuto

07:36 - 12/08/20 por Noticias ao Minuto

Mundo Covid-19

Ana Carolina Xavier, de 33 anos, é terapeuta respiratória e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil, onde dá tanto consultas na casa dos pacientes, como na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Lagoa-Barra, que neste momento está direcionado exclusivamente para o combate da Covid-19. 

Em 25 de junho, conta a Reuters, a especialista foi diagnosticada com o novo coronavírus e, apesar de já ter sido dada como curada, Ana Carolina enfrenta ainda hoje graves sequelas respiratórias. 

Para conseguir trabalhar, a terapeuta tem de usar uma máscara de oxigénio. "Até falar é uma luta", explicou Ana, acrescentando que continua a sofrer de intensas dores de cabeça e que não consegue aguentar o mesmo ritmo de trabalho que tinha antes de ter sido infetada

A profissional de saúde costumava dar cerca de seis consultas a pacientes com o novo coronavírus por dia. Em meados de junho, começou a sentir dificuldade em respirar e, após ter sido testada, Ana descobriu que tinha contraído o novo coronavírus. "Nunca tinha visto uma radiografia aos pulmões tão danificada, e esta é a minha área de especialidade. Nunca vi uma doença destruir os pulmões como esta. Não há comparação", frisou.

A Reuters documentou em imagens, que pode ver na galeria acima, o novo quotidiano desta terapeuta devido ao novo coronavírus

Refira-se que o Brasil reportou, esta terça-feira, mais 52.160 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o número total de infetados no país, desde o início da pandemia, para 3.109.630. Em termos de vítimas mortais, os dados do Ministério da Saúde dão conta de 1.274 mortes nas últimas 24 horas, fixando o total acumulado em 103.026.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório