Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cercados por Covid-19. Vírus 'fixa-se' no ar em espaços fechados

Um novo estudo brasileiro revela a presença do novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, durante horas em amostras recolhidas do ar.

Cercados por Covid-19. Vírus 'fixa-se' no ar em espaços fechados
Notícias ao Minuto

08:38 - 13/08/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus na atmosfera

A presença e transmissão do SARS-CoV-2, pode ocorrer de forma insuspeita através do ar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nesse sentido, uma equipa de cientistas da startup Omni-electronica, residente na incubadora USP-IPEN-Cietec, no Brasil, tem realizado testes no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HC-FMUSP), de modo a estudar a proliferação na atmosfera do novo coronavírus, conforme informações avançadas num artigo publicado na reconhecida revista Galileu. 

Leia Também: Coronavírus pode permanecer até 72 horas em determinadas superfícies

Os cientistas utilizaram o sistema de monitorização do ar Spiri capaz de controlar, ao vivo, indicadores da Qualidade do Ar Interior (QAI) - tais como a concentração de dióxido de carbono (CO2) -, elemento denunciador se a zona interior de um edifício está ajustada à saúde e ao bem-estar dos indivíduos. 

Durante a experiência, e ao analisarem as mais de 20 amostras recolhidas até ao momento, os investigadores detetaram o coronavírus suspenso no ar. Porém, as análises realizadas pelo Spiri, são encorajadoras, já que tudo indica que a devida ventilação desses locais, através da circulação do ar com janelas abertas, pode diminuir a probabilidade de contaminação pelo SARS-CoV-2. 

Ainda assim, e conforme explica a Galileu há fatores agravativos a ter em conta. Segundo Arthur AikawaCEO da Omni-electronica e líder da pesquisa, a poluição é um deles, isto porque o vírus suspenso fica 'preso' nas partículas microscópicas de poluentes existentes na atmosfera.

“Adicionalmente, a acumulação de pessoas também torna o ar carregado. Por isso, fazer o ar circular é importante para a manutenção de um ambiente mais limpo", elucida Aikawa.

Para o especialista, este estudo pode e deve servir como base para a formulação de políticas públicas de saúde funcionais para um mundo pós quarentena e para evitar contaminações subsequentes. 

Leia Também: O coronavírus pode alojar-se no cabelo? E quantas vezes o deve lavar?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório