Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2020
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Edição

AML fica em contingência até ao final do mês. Resto do país em alerta

A Área Metropolitana de Lisboa irá permanecer em situação de contingência e o resto do país em alerta até às 23h59 de dia 31 de agosto.

AML fica em contingência até ao final do mês. Resto do país em alerta

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, a prorrogação da situação de contingência devido à pandemia da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa (AML). O resto do país permanece em situação de alerta. A resolução está prevista até às 23h59h do dia 31 de agosto.  

O que muda?

Tal como tinha sido apontado, "os horários dos estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços nas áreas abrangidas pela declaração de situação de contingência" passam agora "a poder ser adaptados" pelos presidentes da câmaras municipais, "mediante o parecer favorável da autoridade de saúde local e das forças de segurança".

Quantos às áreas abrangidas pela declaração da situação de alerta, "os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços" podem agora passar a "abrir antes das 10h00".

Os serviços públicos devem manter, "preferencialmente", o atendimento presencial por marcação, "determinando-se que o atendimento prioritário possa ser realizado sem marcação prévia".

A partir do próximo sábado, poderão também retomar as atividades de apoio social desenvolvidas em Centros de Dia, "mediante a avaliação das condições de reabertura, a realizar pela instituição, pelo Instituto da Segurança Social e pela autoridade de saúde local", sem prejuízo da manutenção da suspensão das atividades na AML.

Passa ainda a ser possível utilizar "meios de comunicação à distância para a prática de atos em processos" nos julgados de paz e para a apresentação da declaração de nascimento ocorridos em território nacional e no estrangeiro, respeitantes a filhos de pai ou mãe portugueses.

Acompanhe aqui a conferência de imprensa:

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório