Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Equipas multidisciplinares já contactaram mais de 9.200 pessoas na AML

Mais de 9.200 pessoas em cinco concelhos da Área Metropolitana da Lisboa (AML) foram contactadas, entre 30 de junho e 12 de agosto, pelas equipas multidisciplinares que apoiam os casos ativos de covid-19, foi hoje anunciado.

Equipas multidisciplinares já contactaram mais de 9.200 pessoas na AML
Notícias ao Minuto

13:13 - 13/08/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) adiantou que, no total, foram intervencionadas 9.215 pessoas, nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra.

"Entre 30 de junho e 12 de agosto, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Norte, Lisboa Central, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas e Sintra realizaram ações de rua e visitaram agregados familiares", salientou.

Segundo a ARSLVT, desde o fim de junho, foram intervencionadas 1.214 pessoas no concelho da Amadora, 2.444 em Lisboa, 1.506 em Loures, 1.382 em Odivelas e 2.669 em Sintra.

As intervenções estiveram a cargo de 18 equipas e 39 elementos de saúde.

De acordo com os dados da ARSLVT, estiveram ativas duas equipas e oito elementos de saúde na Amadora, oito equipas e 11 elementos de saúde em Lisboa, duas equipas e quatro elementos de saúde em Loures, duas equipas e quatro elementos de saúde em Odivelas e seis equipas e 12 elementos de saúde em Sintra.

"Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático -- e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da covid-19 -- estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizados ações de sensibilização à população", pode ler-se no comunicado.

Segundo a ARSLVT, profissionais da saúde, Segurança Social, Proteção Civil, municípios e forças de segurança têm sensibilizado a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento.

Recorde-se que, em 01 de agosto, 19 freguesias de cinco concelhos da AML (Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Sintra) que se encontravam em situação de calamidade, devido à pandemia de covid-19, passaram à situação de contingência, na qual vão permanecer até às 23:59 de sexta-feira.

Assim, toda a Área Metropolitana de Lisboa, que integra 18 municípios, passou a estar em situação de contingência.

O restante território de Portugal Continental permanece em situação de alerta, aquela em que o país se encontrava antes de ser decretado o estado de emergência em 18 de março e que é o nível mais baixo de intervenção previsto na Lei de Bases de Proteção Civil, depois da situação de contingência e de calamidade (mais elevado).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 743 mil mortos e infetou mais de 20,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.764 pessoas das 53.223 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório