Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Sobrevivente de acidente de avião da Air India relata como tudo se passou

O avião que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, partiu-se em dois e vitimou 18 pessoas.

Sobrevivente de acidente de avião da Air India relata como tudo se passou
Notícias ao Minuto

19:58 - 08/08/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Aviação

Um homem que sobreviveu ao acidente de avião que ocorreu na Índia, na sexta-feira, descreveu o momento aterrador do impacto que fez pelo menos 18 vítimas mortais. Ambos os pilotos estão entre os mortos, depois de o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, com 191 passageiros a bordo, se ter partido em dois ao aterrar.

A bordo estavam 174 passageiros adultos, 10 crianças, dois pilotos e quatro tripulantes de cabine. Entre os 18 mortos foram identificadas quatro crianças.

O avião, um Boeing 737 da companhia Air India Express, subsidiária da companhia Air India, fazia parte da missão especial de repatriação do Governo indiano para trazer cidadãos de volta ao país, por causa da pandemia de Covid-19, disseram as autoridades.

Renjith Panangad, um construtor que regressava a casa pela primeira vez em três anos, depois de perder o emprego na construção civil, no Dubai, deu uma entrevista por telefone ao Daily Mail a partir da cama de hospital, onde explicou que o avião balançou antes do embate e que depois ficou tudo às escuras.

O homem recordou ter seguido depois outros passageiros que gatinharam para fora da fuselagem pela porta de emergência. "Muitos estavam a sangrar", disse, apesar de não ter sido esse o seu caso, tendo apenas ferimentos ligeiros.

"Ainda não consigo compreender o que se passou. Quando me tento lembrar do que aconteceu o meu corpo começa a tremer", confessou.

Renjith relatou ainda que o piloto fez o anúncio normal antes de aterrar e momentos depois de o avião tocar com as rodas na pista, a parte da frente embateu. "Houve um grande barulho durante o impacto e as pessoas começaram a gritar", disse.

Recorde-se que o avião, que tentou aterrar duas vezes, sem êxito, ultrapassou a pista devido à forte chuva e precipitou-se numa ladeira antes de se partir em dois. A caixa negra do avião já foi recuperada e o Gabinete de Investigação de Acidentes de Aeronaves da Índia está a investigar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório