Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cientistas anunciam novo sistema que prevê erupções vulcânicas

Cientistas da Nova Zelândia anunciaram hoje que desenvolveram um novo sistema de alerta para erupções vulcânicas, e que, segundo os investigadores, poderia ter evitado a tragédia de White Island, onde 20 pessoas morreram em dezembro.

Cientistas anunciam novo sistema que prevê erupções vulcânicas
Notícias ao Minuto

05:23 - 20/07/20 por Lusa

Tech Nova Zelândia

O novo sistema, desenvolvido por uma equipa da Universidade de Auckland, usa algoritmos avançados e inteligência artificial para "aprender" os padrões gerados pelos dados e prever futuras erupções.

"Este sistema deteta os tipos de erupção que provavelmente serão fatais", disse o professor Shane Cronin, que trabalhou neste projeto com Kempa-Liehr e David Dempsey.

Os cientistas acreditam que, tendo um sistema de alerta precoce como o que desenvolveram, a Nova Zelândia poderia ter evitado a tragédia causada pelo Whakaari, que entrou em erupção a 09 de dezembro de 2019, quando estava em estado de alerta 2 (atividade vulcânica leve) numa escala de 5.

A erupção surpreendeu centenas de turistas na ilha, onde 20 pessoas morreram.

Segundo os cientistas da Universidade de Auckland, a erupção foi precedida por uma forte explosão de energia sísmica, cerca de 17 horas antes de ser detetada pelos atuais sistemas de alerta.

"Acreditamos que era um sinal de que o fluido magmático fresco estava a subir e a pressionar a água presa nas rochas superficiais e depósitos soltos que enchiam os respiradouros", disse Dempsey.

O investigador da Nova Zelândia explicou que a explosão sísmica que precedeu a erupção "é o indicador mais comum" de uma explosão iminente e que esse sinal de alerta "poderia ter sido detetado quase instantaneamente pelo sistema", permitindo que as autoridades fossem notificadas e a tragédia evitada.

A Nova Zelândia, que tem intensa atividade sísmica e vulcânica, não possui um sistema avançado de alerta em tempo real para erupções e depende de um sistema de informações que não é atualizado com frequência.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório