Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Oposição polaca contesta em tribunal resultado das presidenciais

O maior partido da oposição da Polónia contestou hoje em tribunal os resultados das eleições presidenciais de domingo, em que o candidato que apoiava, Rafal Trzaskowski, perdeu por uma margem mínima para o Presidente cessante, Andrzej Duda.

Oposição polaca contesta em tribunal resultado das presidenciais
Notícias ao Minuto

16:59 - 16/07/20 por Lusa

Mundo Polónia

O partido Plataforma Cívica, liberal, que apoiou o seu líder e também presidente da Câmara de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, argumentou que todo o processo eleitoral foi "injusto".

O Supremo Tribunal polaco, cujo novo presidente foi nomeado em maio com o apoio do partido governamental (Partido da Lei e Justiça), tem agora 21 dias para analisar os argumentos apresentados pela Plataforma e decidir sobre a validade da votação.

"Não foi uma eleição justa", referiu Barbara Nowacka, da Plataforma Cívica, antes de apresentar a queixa.

A Comissão Estatal Eleitoral anunciou segunda-feira que Duda venceu a votação com 51,03% dos votos, contra 48,97% de Trzaskowski.

O partido da oposição refere que Duda liderou uma campanha eleitoral "injusta", apoiada pelos órgãos de comunicação social estatais, que, no entender da Plataforma, favoreceu o candidato rival.

A Plataforma Cívica queixou-se também de que muitos eleitores da diáspora não puderam votar porque não receberam os boletins de voto a tempo devido à desorganização nalgumas missões diplomáticas polacas.

Uma delegação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) indicou que a votação de domingo foi organizada de forma profissional no seu todo, mas observou que os meios de comunicação estatais, sobretudo a rádio e televisão, foram utilizados como instrumentos de campanha de Duda.

As eleições polacas foram também marcadas por outras 780 reclamações, na maioria a título individual.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório