Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

UE "preocupada" teme "riscos" de lei da segurança nacional em Hong Kong

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) reiteraram hoje a sua "preocupação" pela nova lei da segurança nacional imposta em Hong Kong pela China, admitindo recear os "riscos" na soberania da antiga colónia britânica.

UE "preocupada" teme "riscos" de lei da segurança nacional em Hong Kong
Notícias ao Minuto

18:24 - 13/07/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

A representar Portugal na ocasião, o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, explicou aos jornalistas em Bruxelas que, naquela que foi a primeira reunião presencial dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em quatro meses, dada a pandemia de covid-19, a situação em Hong Kong esteve em cima da mesa.

"O tema foi abordado no sentido de expressar, mais uma vez, preocupação com o facto de a República Nacional da China ter adotado uma lei de segurança nacional e ter imediatamente implementado essa lei que, do nosso ponto de vista, não é conforme nos termos nos quais foi negociada a passagem da soberania britânica para a soberania chinesa sobre Hong Kong [...] nem é conforme com o princípio "Um país, dois sistemas" e, pelo contrário, põe seriamente em risco esse princípio", precisou o governante.

Admitindo que "há várias sugestões de medidas que podem ser tomadas e que têm vindo a ser apresentadas", Augusto Santos Silva não aprofundou, porém, tais opções, desde logo porque o debate dos chefes da diplomacia da UE se limitou "a confirmar a crítica" da União.

Pequim impôs uma lei da segurança nacional a Hong Kong, argumentando que a legislação "não coloca em causa" a máxima "Um país, dois sistemas" por ser "apenas uma forma de aumentar a segurança" daquela região administrativa especial com uma lei que "já devia ter sido aprovada".

O documento surgiu após repetidas advertências do poder comunista chinês contra a dissidência em Hong Kong, abalado em 2019 por sete meses de manifestações em defesa de reformas democráticas e quase sempre marcadas por confrontos com a polícia, que levaram à detenção de mais de nove mil pessoas.

A antiga colónia britânica regressou à China em 1997 sob um acordo que garantia ao território 50 anos de autonomia e liberdades desconhecidas no resto do país, ao abrigo do princípio "um país, dois sistemas", com elevado grau de autonomia, a nível executivo, legislativo e judicial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório